Como credenciar consultório médico a plano de saúde? Essa é uma dúvida muito comum entre profissionais que atendem em consultório próprio e desejam captar mais clientes.
Por sinal, uma dúvida muito pertinente, para médicos que buscam novos clientes, já que dados da ANS – Agência Nacional de Saúde Complementar demonstram que mais de 49 milhões de brasileiros já estão conveniados a algum plano de saúde e assistência médica.
Além disso, a expectativa é que o número de conveniados siga crescendo, já que o sistema público de saúde não consegue ofertar serviços com a qualidade que o público precisa e espera receber.
Em meio a este cenário, a AJMED, sua assessoria contábil especializada em profissionais de saúde, preparou um conteúdo completo explicando o que é preciso fazer para credenciar consultório médico a plano de saúde.
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Como profissionais liberais, os médicos podem atender seus clientes como pessoa física ou abrir um CNPJ para exercer a profissão como pessoa jurídica e pagar menos impostos.
Partindo deste princípio, a boa notícia é que os planos de saúde credenciam médicos que atuam como pessoa física e também aqueles que atuam como PJ. A única diferença, fica por conta da documentação que costuma ser exigida em cada caso.
Confira os documentos que os planos de saúde costumam exigir para credenciar médicos que atuam em consultório próprio como pessoa física:
Confira os documentos que os planos de saúde costumam exigir para credenciar médicos que atuam em consultório próprio como pessoa jurídica:
Para obter mais detalhes e informações sobre a documentação e os trâmites para credenciar consultório médico a plano de saúde, faça contato diretamente com as operadoras.
Quando o objetivo é credenciar consultório médico a plano de saúde, um dos pontos que precisam ser definidos é a quais operadoras solicitar o credenciamento.
A dica aqui, é ter preferência por aquelas que reúnem o maior número de beneficiários, e, portanto, que geram a maior procura por atendimento.
Dentre as principais operadoras do país por número de beneficiários, podemos destacar:
Juntas, as operadoras da lista acima somam cerca de 20 milhões de usuários no país, o que representa um market share de aproximadamente 40% do mercado segundo dados que podem ser consultados no site da ANS.
No entanto, antes de assinar o contrato, você precisa conferir qual é a tabela de repasses de cada operadora e avaliar se os valores pagos estão dentro do esperado.
Normalmente, as operadoras pagam menos que o valor praticado pelos profissionais nas consultas particulares, mas existe uma variação importante entre elas, já que algumas operadoras acabam pagando mais que outras por cada atendimento.
Aqui, vale destacar que nos planos de saúde, os médicos conseguem faturar na quantidade de atendimentos, diferentemente daqueles que atendem apenas no particular e precisam ganhar no valor maior de cada consulta.
Por isso, entendemos que a opção pelo credenciamento ou não junto às operadoras, é uma decisão muito pessoal de cada profissional, cabendo ao nosso time, apenas orientar.
Sim. De acordo com a ANS, agência responsável por regular o setor, os médicos, clínicas, hospitais e demais estabelecimentos de saúde são livres para solicitar credenciamento em mais de um plano.
Em outras palavras, é expressamente vedado às operadoras condicionar o credenciamento do profissional a algum tipo de contrato de exclusividade.
Além disso, as operadoras também não podem negar os pedidos de credenciamento que recebem, salvo por impossibilidade técnica devidamente justificada.
Por fim, existindo negativa por parte da operadora, o médico que se sentir prejudicado pode recorrer ao poder judiciário para garantir o seu direito de ser credenciado do plano que assim desejar.
Ao se conveniar a uma ou mais operadoras de planos de saúde, o médico precisa se habituar com alguns processos, nomenclaturas e documentos.
A glosa médica, por exemplo, é a recusa por parte das operadoras de planos de saúde quanto ao pagamento de atendimentos realizados a pacientes conveniados aos planos.
Na maioria dos casos, esse tipo de problema acontece quando o prestador de serviços não registra adequadamente na guia ou no sistema da operadora, as informações relacionadas aos atendimentos prestados.
Contudo, a boa notícia é que aqui na AJMED, você recebe todo suporte e treinamento para emitir corretamente a NFe de Serviços (controle de faturamento) e recorrer de possíveis glosas médicas.
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