Quando o objetivo é a abertura de clínica médica no Rio de Janeiro, sabemos que muitas dúvidas podem surgir. Por sua vez, foi pensando nisso, que o nosso time de especialistas decidiu preparar um conteúdo completo para orientar você.
Somos a AJMED, uma contabilidade para clínicas e profissionais da saúde, com mais de 40 anos de mercado e centenas de clientes espalhados por diferentes partes do país.
Continue conosco até o final do artigo para esclarecer todas as suas dúvidas e conferir tudo que você precisa saber para abrir a sua clínica.
O que é necessário para abrir uma clínica médica?
A abertura de clínica médica no Rio de Janeiro ou em qualquer outra parte do país, é uma decisão que exige planejamento e o cumprimento de algumas etapas.
Neste tópico, nós vamos apresentar alguns itens que você precisa levar em consideração para montar a sua clínica. Confira!
1.Defina o tipo de especialidade da clínica médica
Para colocar em prática o seu sonho de investir na abertura de clínica médica no Rio de Janeiro, uma das primeiras coisas que você precisa fazer é definir a área de atuação da sua clínica. São muitas possibilidades, dentre as quais, podemos destacar:
- Cardiologia;
- Dermatologia;
- Ginecologia;
- Ortopedia;
- Oftalmologia;
- Otorrinolaringologia;
- Pediatria;
- Psiquiatria;
- Endocrinologia;
- Gastroenterologia;
- Neurologia;
- Urologia;
- Odontologia;
- Radiologia;
- Nefrologia;
- Reumatologia.
2.Monte um plano de negócios
Apesar de não ser uma etapa obrigatória para legalização do negócio, é muito importante que você elabore um plano de negócios para aumentar as chances de sucesso da clínica.
Um bom plano de negócios deve reunir itens como:
- Descrição da empresa;
- Análise de mercado;
- Estratégias de marketing;
- Plano operacional;
- Estrutura organizacional;
- Serviços a serem ofertados;
- Planejamento financeiro;
- Dentre outros itens importantes.
3.Escolha a natureza jurídica da clínica
Com o apoio de uma contabilidade especializada em clínicas médicas, como a AJMED, é muito importante que você escolha a natureza jurídica ideal para constituição do seu novo empreendimento.
Dentre as possibilidades em natureza jurídica (tipo de CNPJ), podemos destacar:
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal: Para empreendedores que desejam abrir uma clínica médica de forma individual, ou seja, sem sócios.
- Sociedade Empresária Limitada: Para empreendedores que desejam abrir uma clínica médica em sociedade.
Vale destacar que para abrir uma clínica médica não é preciso ser médico, desde que um profissional com formação na área e CRM ativo responda como responsável técnico do estabelecimento.
4.Pense na localização e estrutura
Dando sequência ao nosso check-list, com tudo que é necessário para abertura de clínica médica no Rio de Janeiro, é hora de falar sobre a localização e estrutura do estabelecimento.
Para começar, não tenha dúvidas, a escolha da localização e uma boa estrutura serão elementos importantes para o sucesso do negócio. Por isso, leve em consideração os seguintes itens:
- Facilidade de acesso: Instale a sua clínica em uma região com grande fluxo de pessoas e facilidade de acesso, seja por meios de transporte públicos ou particulares.
- Reforma e adaptações: Escolha um imóvel que exija o menor volume possível de despesas com reformas e adaptações.
- Tamanho e instalação: O imóvel de instalação da clínica precisa ter espaço compatível para a instalação de banheiros, recepção e o número previsto de salas para atendimento.
Além disso, considere os seguintes itens:
- Layout: Planeje um layout que permita uma circulação fácil para pacientes e funcionários. Separe áreas de recepção, salas de consulta, salas de exames e espaços administrativos de maneira lógica.
- Consultórios: Projete consultórios espaçosos e bem equipados para garantir o conforto dos médicos e pacientes. Considere a privacidade e a acessibilidade.
- Área de espera: Crie espaços de espera confortáveis, com assentos adequados, iluminação apropriada e, se possível, espaços separados para pacientes que precisam de atenção especial.
- Acessibilidade: Certifique-se de que a clínica seja acessível a pessoas com deficiência, seguindo normas e regulamentos de acessibilidade.
5.Contrate a equipe da clínica
Por sua vez, quando o objetivo é a abertura de clínica médica no Rio de Janeiro, outra etapa muito importante é a que diz respeito à contratação de mão de obra especializada.
Para garantir o bom funcionamento da sua clínica, você precisará encontrar profissionais capacitados para atender à demanda do negócio, incluindo:
- Médicos;
- Recepcionistas;
- Pessoal de apoio administrativo;
- Profissionais de conservação e limpeza.
Conte com o apoio do nosso time de especialistas para registrar os seus colaboradores e manter todas as obrigações trabalhistas em dia.
6.Registre e legalize a clínica
Por fim, não se esqueça de solicitar o registro e legalização da sua clínica, obtendo assim, toda documentação necessária para o bom funcionamento do estabelecimento.
Não se preocupe, nessa etapa, você poderá contar com a orientação do nosso time de especialistas para não perder tempo com burocracia.
Dentre os documentos necessários para a legalização de uma clínica médica no Rio de Janeiro, podemos destacar:
- Registro na Junta Comercial (JUCERJA);
- Emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Municipal;
- Liberação do Alvará de Vigilância Sanitária;
- Liberação do AVCB do Corpo de Bombeiros;
- Emissão do Alvará de Localização e Funcionamento;
- Registro da clínica no CRM (Conselho Regional de Medicina).
Qual a documentação necessária para abertura de clínica médica no Rio de Janeiro?
Para entrar com o pedido para abertura de clínica médica no Rio de Janeiro, perante os órgãos competentes, você precisará providenciar os seguintes documentos:
- RG e CPF do empresário ou sócios;
- Registro no CRM do responsável técnico;
- Comprovante de residência do empresário ou sócios;
- Carnê IPTU do imóvel onde será instalada a clínica.
Em caso de dúvidas com a documentação, o nosso time de especialistas lhe fornecerá toda orientação necessária. Conte com a AJMED!
Qual o custo da abertura de clínica médica no Rio de Janeiro?
O custo para abertura de clínica médica no Rio de Janeiro pode variar com base em uma série de fatores, incluindo a localização, porte e especialidade do negócio.
No entanto, sob o ponto de vista do processo de legalização, os custos são os seguintes:
- Taxa de registro na Junta Comercial;
- Honorários do escritório de contabilidade;
- Aquisição de um certificado digital;
- Taxa de registro da clínica no CRM.
Para saber mais, abrir a sua clínica com o apoio de especialistas, e ainda economizar no pagamento de impostos, através de um planejamento tributário assertivo, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco.