Como abrir um consultório de clínico geral para telemedicina? O que é a telemedicina e como aplicá-la no dia a dia para atendimento remoto de pacientes?
Quais são os benefícios da telemedicina? Confira neste conteúdo, tudo o que você precisa saber sobre o assunto e veja em detalhes como abrir um consultório de clínico geral para telemedicina.
O que é telemedicina?
A telemedicina pode ser definida como o uso de tecnologia (computadores, vídeo, telefone, mensagens) por um profissional médico para diagnosticar e tratar pacientes em locais remotos ou à distância.
O uso da telemedicina é uma alternativa às visitas presenciais, capaz de oferecer uma série de benefícios para pacientes e profissionais de saúde.
O paciente conectado de hoje deseja perder menos tempo na sala de espera do médico e obter atendimento imediato para condições menores, mas urgentes, quando necessário.
Vale destacar, que ao longo das décadas passadas, os equipamentos necessários para conduzir atendimentos remotos permaneceu caro e complexo, portanto, o uso da abordagem, embora crescente, foi limitado.
No entanto, a ascensão da era da Internet trouxe consigo mudanças profundas para a prática e ascensão da telemedicina, dentre elas, a redução de custos para implementação da tecnologia.
Benefícios de abrir um consultório de clínico geral para telemedicina
Conforme comentamos anteriormente, abrir um consultório de clínico geral para telemedicina pode oferecer uma série de benefícios, tanto para médicos e profissionais de saúde, como também para pacientes.
Confira os principais benefícios da telemedicina para pacientes:
- Menos tempo longe do trabalho;
- Sem despesas com viagem;
- Sem perda de tempo em filas de espera;
- Maior privacidade;
- Sem exposição a outros pacientes potencialmente contagiosos;
- Dentre outros benefícios.
Confira os principais benefícios da telemedicina para médicos e profissionais de saúde:
- Aumento da receita;
- Maior eficiência do consultório;
- Uma resposta à ameaça competitiva com a expansão da telemedicina;
- Melhor acompanhamento do paciente;
- Menor número de compromissos perdidos e cancelamentos;
- Dentre outros benefícios.
Quais atendimentos podem ser realizados via telemedicina?
A telemedicina pode ser usada para uma ampla variedade de serviços de saúde. Confira uma pequena lista de condições comuns que um médico clínico geral pode tratar através da telemedicina:
- Alergias;
- Dor Artrítica;
- Asma;
- Bronquite;
- Resfriados e gripe;
- Diarréia;
- Infecções;
- Picadas de inseto;
- Faringite;
- Conjuntivite
- Erupções cutâneas;
- Infecções respiratórias;
- Sinusite;
- Inflamações cutâneas;
- Dores de garganta;
- Entorses e distensões;
- Infecções da bexiga;
- Lesões esportivas;
- Vômito.
Os serviços de telemedicina podem variar amplamente por especialidade. Um cirurgião pode usar a telemedicina para fazer check-ins pós-operatórios com os pacientes, para se certificar de que a ferida não está infectada.
Um ginecologista pode usar uma solução de telemedicina ao vivo para fornecer aconselhamento sobre controle de natalidade.
Por sua vez, um endocrinologista pode fazer atendimentos remotos ao vivo com pacientes para discutir resultados laboratoriais recentes e responder a perguntas.
Como abrir um consultório clínico geral de telemedicina: Estrutura e equipamentos
O primeiro passo para quem pretende abrir um consultório clínico geral de telemedicina, diz respeito ao investimento na estrutura e equipamentos necessários para este fim.
Em relação a estrutura física do consultório clínico geral de telemedicina, não existem muitos detalhes, tudo o que você precisa é de um espaço adequado para que possa atender seus pacientes com comodidade e sem interferências.
O ideal é que seja reservada uma sala climatizada, iluminação adequada e com bom isolamento acústico para conforto do profissional e garantia de um atendimento de qualidade.
Por sua vez, dentre os equipamentos necessários para um consultório clínico geral de telemedicina, podemos destacar:
- Computadores;
- Webcams;
- Microfones;
- Alto-falantes.
Vale destacar também, a importância da montagem de uma estrutura de rede robusta, que garanta conexão de qualidade entre médicos e pacientes sem interferências e quedas de conexão.
Como abrir um consultório clínico geral de telemedicina: Escolha do sistema de telemedicina
A boa notícia para quem pretende abrir um consultório clínico geral de telemedicina, reside na variedade de sistemas e tecnologias já disponíveis no mercado.
Dentre os softwares mais utilizados para atendimentos de saúde à distância no Brasil, podemos citar:
Faça uma consulta aos fornecedores dos sistemas de telemedicina, solicite uma demonstração sem compromisso, faça um comparativo em relação às funcionalidades, facilidade de uso e preço.
Escolha a ferramenta que oferece o melhor custo benefício para a sua clínica de telemedicina e implemente o sistema de atendimento remoto.
Como abrir um consultório clínico geral de telemedicina: Abertura da empresa e regularização
Deseja abrir um consultório clínico geral de telemedicina e obter um importante diferencial competitivo perante o mercado?
Para isso, você precisará do apoio de profissionais especializados na abertura de empresas no segmento de saúde. Se desejar, você pode contar com o apoio da AJMED a sua consultoria contábil especializada em saúde.
Com mais de 40 anos no mercado, a AJMED é reconhecida pela tradição e qualidade em serviços contábeis, demandas fiscais, trabalhistas e com consultorias para abertura e encerramento de clínicas e consultórios médicos.
Dispomos de um ambiente totalmente informatizado e integrado às mais importantes e atuais tecnologias do mundo contábil e uma equipe altamente qualificada, pronta para atender você.
Confira quais são os procedimentos necessários para abrir uma clínica de telemedicina:
- Entre em contato com o time de especialistas da AJMED;
- Agende uma reunião, retire suas dúvidas e inicie o planejamento da sua clínica;
- Defina com nossos especialistas, o melhor modelo de constituição e regime tributário para a sua clínica;
- Reúna os documentos necessários para abertura e regularização da sua clínica de telemedicina.
Após a reunião inicial e entrega dos documentos necessários para a abrir um consultório clínico geral de telemedicina , a AJMED entrará com o pedido de abertura do seu consultório, incluindo as seguintes etapas:
- Emissão do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica;
- Solicitação e emissão do Alvará de funcionamento;
- Liberação para a emissão de notas fiscais de serviços médicos;
- Emissão da Licença de funcionamento da Vigilância Sanitária;
- Registro e regularização no CRM – Conselho Regional de Medicina.
Após todos os trâmites legais, você receberá toda a documentação necessária para iniciar as atividades do seu consultório clínico geral de telemedicina.
Para saber mais sobre como abrir um consultório clínico geral de telemedicina, entre em contato conosco:
Rua Engenheiro Osvaldo Andreani 614, Vila Rio Branco, São Paulo – SP
(11) 2041-0672 / (11) 2041-7266
bruno@ajmed.com.br