AJMED

Como abrir um consultório de endocrinologia

Você é um endocrinologista e pensa em abrir um consultório de endocrinologia? Empreender no segmento da medicina pode ser muito lucrativo se feito corretamente.

Abrir uma empresa, no entanto, não é sempre um processo tão simples assim. Administrar uma empresa também pode ser um pouco complicado na primeira vez.

Com isso em mente, a AJMED decidiu escrever este artigo explicando tudo que precisa ser feito para abrir um consultório de endocrinologia corretamente. Acompanhe a leitura.

 

O mercado da saúde no Brasil

Primeiramente, considere que iniciar um negócio não é uma tarefa fácil. Ainda mais quando falamos a respeito de empresas médicas em geral, que precisam de mais atenção.

Considere ainda que o mercado de saúde está em constante crescimento todos os anos, o que significa que a concorrência é bastante acirrada, obrigando os médicos a se diferenciar.

Para se ter uma noção, o mercado da saúde em geral movimenta mais de 300 bilhões de reais por ano, sendo que todos os anos ele cresce a uma média de 10%.

Os médicos, por sua vez, possuem um rendimento que pode variar de 2 mil reais até mais de 20 mil reais por mês. Já quem tem CNPJ consegue ganhar ainda mais.

Ter um consultório próprio também é um diferencial, pois permite atender aos clientes de forma muito mais personalizada e com qualidade, podendo cobrar mais pela consulta.

Ainda há o fato de que ter um consultório passa uma imagem de mais autoridade, o que de um ponto de vista comercial agrega muito valor ao médico.

Guia para abrir um consultório de endocrinologia

Veja agora este pequeno guia que desenvolvemos para você abrir um consultório de endocrinologia.

1. Elabore um plano de negócios

Quando decidimos abrir uma empresa, seja ela de qual ramo for, é importante começar pelo planejamento desta. Todo negócio planejado desde o início tem mais chances de sucesso.

Quando falamos a respeito de um consultório médico, de endocrinologia, esse planejamento é ainda mais necessário, pois é preciso considerar várias coisas.

Em primeiro lugar tem toda a estrutura que será necessária e equipamentos. Depois, o investimento financeiro e, então, tem toda a questão jurídica e contábil envolvida.

Muitos empreendedores, no entanto, raramente criam um plano de negócios, que é justamente o documento que relata todos os dados sobre a empresa e o mercado.

Neste documento, inclusive, constam informações relevantes sobre a concorrência, estratégias administrativas, o plano de marketing e projeções financeiras.

2. Escolha o local mais apropriado

Apesar de no plano de negócios já constar essa informação, é importante entender como se dá o processo de escolha do local onde será o seu consultório de endocrinologia.

No caso, é necessário pensar de duas formas. A primeira é quanto à questão comercial, ou seja, o quão propício é montar o consultório em um determinado lugar.

Isso significa analisar se trata-se de um local que pode ser facilmente encontrado pelas pessoas, se possui acessibilidade, referências e se fica em uma área bem movimentada.

A segunda coisa a ser considerada é a estrutura que será necessária para abrir um consultório de endocrinologia. Será que o local comporta todas as necessidades médicas?

Nesse sentido, será importante analisar se todos os equipamentos e ferramentas podem ser instalados, se há espaço para recepção, escritório, banheiro e outras necessidades.

Muitos médicos acabam preferindo escolher um imóvel térreo, que simplifica a vinda dos clientes. Por outro lado, uma sala de prédio comercial pode ser bastante propícia.

3. Se atente as necessidades específicas do seu consultório

Ainda em relação a localização ideal, é importante entrar em detalhe a respeito das necessidades específicas para abrir um consultório de endocrinologia.

No caso, considere, por exemplo:

Inclusive, vale ressaltar que ter um software específico para a especialidade médica permite ter acesso a um prontuário eletrônico personalizável com funcionalidades exclusivas.

4. Monte uma equipe confiável

Uma das questões primárias que devem ser resolvidas ao se decidir por abrir um consultório de endocrinologia, é em relação a equipe que irá ajudar o médico.

O fato é que, quando precisamos administrar uma empresa, ainda mais um médico, é preciso ter uma equipe confiável que ajuda a cumprir tarefas do dia a dia.

Tanto coisas relacionadas a administração, como também relacionadas ao atendimento. Por exemplo, será que o médico vai ter tempo para:

Tudo isso são atribuições que devem ser terceirizadas a um funcionário, caso o médico preze por oferecer uma consulta focada e de qualidade aos seus pacientes.

Leve em conta ainda a parte da gestão financeira. A maioria dos profissionais da saúde não terá tempo hábil para cuidar dos pagamentos ou verificar o pagamento dos pacientes.

5. Providencie a documentação necessária

Por fim, para abrir um consultório de endocrinologia você precisará passar por todo o processo burocrático de abertura de empresas para torná-lo oficial.

A realização desse processo, por sua vez, requer alguns que são necessários em especial como exigências dos órgãos regularizadores, que levam em conta o imóvel também.

Alguns dos documentos pedidos, são:

Contudo, considere que a melhor forma de lidar com todo o processo de abertura de forma correta é contando com o auxílio de uma contabilidade especializada.

Vale a pena abrir um consultório de endocrinologia?

Se você é um endocrinologista e tem a intenção de se profissionalizar e, consequentemente, ganhar mais dinheiro, a resposta é sim. Vale a pena sim.

Isso porque, com um consultório próprio, não existe limite para o faturamento do negócio. É possível crescer de forma consistente e aproveitar muitas vantagens de ter um CNPJ.

Se você pensa em abrir o seu escritório de endocrinologia, venha conversar com a AJMED, somos especialistas em empresas médicas!

 

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile