Abrir um consultório de harmonização facial pode ser um excelente negócio para dentistas que estão buscando uma forma de aumentar os seus rendimentos.
Com a população cada vez mais preocupada com os aspectos relacionados com uma boa aparência, a procura por procedimentos estéticos como a Harmonização Orofacial (HOF) tem crescido bastante.
Em meio a este contexto, a AJMED, sua assessoria contábil especializada em saúde, decidiu preparar um conteúdo completo sobre a abertura de clínicas e consultórios de harmonização facial.
Continue conosco para esclarecer dúvidas importantes sobre o assunto, conhecer os requisitos para abrir um estabelecimento deste tipo e conferir um passo a passo para tirar os seus planos do papel e abrir o seu consultório ou a sua clínica de HOF.
No entanto, se preferir, você também pode clicar em um dos botões abaixo e falar com um dos nossos especialistas em contabilidade para a área de saúde.
Harmonização facial, harmonização orofacial ou simples HOF, é um conjunto de técnicas e procedimentos através do qual um cirurgião dentista habilitado consegue corrigir e harmonizar traços da face dos clientes interessados neste tipo de procedimento estético.
Recentemente, o Conselho Federal de Odontologia – CFO, publicou a Resolução 198/2019, definido a harmonização facial como sendo um conjunto de procedimentos realizados pelo cirurgião-dentista em sua área de atuação, responsáveis pelo equilíbrio estético e funcional da face.
Na resolução em questão, o CFO ainda tratou de listar quais são as competências e procedimentos desenvolvidos por cirurgiões dentistas que trabalham com a harmonização facial:
De acordo com o Conselho Federal de Odontologia, será considerado especialista em Harmonização Orofacial com direito a inscrição e ao registro nos Conselhos de Odontologia, o cirurgião-dentista que:
1.Concluir curso de especialização em Harmonização Orofacial os que contenha carga horária mínima de 500 horas, sendo no mínimo, 400 horas na área de concentração, 50 horas na área conexa e 50 horas para disciplinas obrigatórias.
2.Também terá direito ao registro como especialista em Harmonização Orofacial o cirurgião-dentista que:
Após conferir os requisitos para abrir um consultório de harmonização facial (HOF), é hora de conhecer o passo a passo para montar um consultório nesta especialidade.
O primeiro passo para quem pretende abrir um consultório de harmonização facial é a estruturação e montagem de um plano de negócios completo, incluindo dentre outras, as seguintes informações:
Apesar de não ser um item obrigatório para legalização do negócio, o plano de negócios será útil para que o dentista consiga se organizar e montar um negócio de sucesso.
Após idealizar o seu negócio, é hora de começar a tirar os planos do papel, e para isso, nada melhor do que contratar uma contabilidade especializada.
Com o apoio de contadores com larga experiência neste segmento de negócios, você verá que abrir um consultório de harmonização facial pode ser mais fácil do que se imagina.
Além de cuidar dos trâmites legais para abertura do seu consultório, o contador cuidará das obrigações pós abertura e manterá sua empresa sempre em dia com o fisco.
Diante disso, se você ainda não contratou um serviço de contabilidade, não perca mais tempo. Conte com o time da AJMED.
Quanto aos equipamentos e estrutura para montar um consultório de harmonização facial, você deve considerar:
Faça uma cotação para garantir os melhores preços e não se esqueça dos demais itens necessários para estruturar o seu consultório, incluindo:
Com um curso de especialização na área, habilitação no CRO, os documentos necessários e uma estrutura completa, basta divulgar o negócio, entrar em atividade e começar a receber seus primeiros clientes.
Deseja saber mais e abrir um consultório de harmonização facial (HOF), sem qualquer tipo de complicação? Clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!