AJMED

Como abrir um consultório de obstetrícia

Você é um médico que pensa em abrir um consultório de obstetrícia? Caso positivo, você tem o perfil de um empreendedor e precisa saber como abrir uma empresa.

No Brasil, existe uma certa deficiência no que diz respeito à área do empreendedorismo, sendo que a maioria dos médicos ainda têm muitas dúvidas sobre abertura de empresa.

Para ajudar a resolver essa questão, a AJMED decidiu escrever este artigo explicando tudo que é preciso saber para abrir um consultório de obstetrícia. Acompanhe.

O que é um consultório obstetrícia?

Quem quer abrir um consultório de obstetrícia, deve saber que este é um estabelecimento de saúde voltado à assistência médica à saúde da mulher.

A obstetrícia é uma especialização de ginecologia. Em um consultório de obstetrícia podem ser feitos diversos exames relacionados à saúde da mulher, além da execução de partos.

Em geral, este profissional trata de itens como:

Por ser o obstetra um ginecologista com especialização, este acompanha pode acompanhar a mulher em diferentes fases de sua vida, da puberdade até a terceira idade.

Guia: Como abrir um consultório de obstetrícia

Para abrir um consultório de obstetrícia é preciso, antes de qualquer coisa, fazer um planejamento financeiro para calcular os custos do investimento.

Depois, é necessário pensar em questões administrativas e estratégicas, além de analisar o cenário econômico e a concorrência do local onde o consultório irá funcionar.

Na realidade, o mais indicado é criar um plano de negócios, que é um documento não obrigatório que irá conter todas estas e mais informações a respeito do negócio.

1. O plano de negócios

O plano de negócios tem como objetivo ajudar o empreendedor a organizar o seu empreendimento de forma que ele funcione sem quaisquer tipos de imprevistos.

De forma resumida, ele ajuda a responder às seguintes questões:

Esse documento tem uma importância especial para médicos, pois esta classe de profissionais acaba trabalhando muito e tendo pouco tempo para cuidar dos negócios.

Inclusive, ele também versa a respeito da estrutura dos profissionais que serão necessários para dar conta da administração do negócio de forma eficiente.

2. A localização ideal para a empresa

O próximo passo para abrir um consultório de obstetrícia, é sobre escolher a localização ideal. Este local pode ser tanto de porta para rua, quanto uma sala comercial em um prédio.

A ideia é que seja um lugar que proporcione visibilidade ao negócio e acessibilidade às pessoas. Oferecendo também condições para o consultório funcionar corretamente.

Também é importante consultar a prefeitura para ver a questão do zoneamento e os alvarás de funcionamento, localização e dos bombeiros, que devem estar em dia.

3. Licenças para funcionamento

Vamos falar sobre as licenças para que a empresa funcione. No caso, pode ser providencial contar com o auxílio de um contador que conheça a área da saúde, como a AJMED.

Veja agora as principais licenças que serão necessárias:

Será muito importante verificar os prazos e exigências para que tudo fique em dia e funcionando de forma adequada.

4. Equipamentos para consultório ginecológico

Para abrir um consultório de obstetrícia será necessário também investir em equipamentos específicos para esse segmento de medicina. Por exemplo, uma mesa ginecológica.

Outros itens indispensáveis são as perneiras e a escada hospitalar, além dos insumos para higienização, materiais de escritório e equipamentos e também produtos de limpeza.

Não se esqueça também do álcool, papel higiênico, microcomputador, mesas e cadeiras para recepção para o seu consultório ginecológico.

5. A equipe do ginecologista

Após ter estruturado o seu consultório, é necessário então pensar a respeito da contratação de um ou mais funcionários que ajudarão no dia a dia do seu consultório.

Por exemplo, pode ser interessante a contratação de recepcionistas e profissionais de enfermagem, que podem ser treinados e empregados do consultório.

Por outro lado, os serviços de limpeza e até mesmo a administração financeira, como pagamento de contas, podem ser terceirizados para reduzir os custos e garantir qualidade.

6. Divulgação do negócio

Por fim, algo que muitos médicos não fazem corretamente, é a divulgação do negócio. No entanto, é necessário se atentar a esse ponto caso ele queira se destacar da concorrência.

Hoje em dia, por exemplo, uma das melhores formas de fazer propaganda de um negócio é fazendo uso de técnicas e ferramentas de marketing digital, que são mais eficientes.

O marketing digital reduz muito os custos se comparado ao marketing tradicional, além de também conseguir alcançar as pessoas corretas de forma muito mais eficiente.

Para isso, será necessário investir em:

Vale a pena abrir um consultório de obstetrícia?

Se você quer ganhar dinheiro como obstetra, a melhor forma de fazer isso é abrindo um consultório, pois dessa forma o negócio terá muito mais condições de crescer.

Trabalhar com um CNPJ, diferente do CPF, proporciona muitas vantagens incluindo: economia de impostos, maior facilidade de obter crédito bancário e permissão para emitir notas fiscais.

Por outro lado, é preciso ter em mente que administrar uma empresa não é algo tão simples e será necessário um espírito empreendedor, disciplina e responsabilidade.

Nem todas as pessoas têm esse tipo de personalidade ou estão dispostas a se dedicarem para conseguir organizar os seus negócios de forma que eles funcionem corretamente.

Saber exatamente o que o obstetra quer é muito importante. Empreender, no entanto, pode ser muito gratificante se feito do jeito correto.

Gostou de saber como abrir um consultório de obstetrícia? Então aproveite para ver os outros conteúdos da AJMED ou clique no botão abaixo para abrir a sua empresa conosco!

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile