Você já pensou em abrir um laboratório de prótese dentária? Caso você tenha formação necessária e goste de empreender, essa pode ser uma boa alternativa de negócio.
Considere, por exemplo, que a saúde bucal é uma das maiores preocupações das pessoas e que você, como protético, pode fazer mais do que apenas produzir dentaduras.
Começar um negócio, todavia, não é sempre algo tão fácil assim. Por isso, hoje a AJMED vai lhe explicar neste texto como abrir um laboratório de prótese dentária. Vamos lá?
Quando se levanta a questão de como abrir um laboratório de prótese dentária, muitas pessoas desinformadas acreditam que este apenas sirva para fazer dentaduras.
Por conta disso, elas acreditam que não vale a pena, já que o mercado de dentaduras não é tão grande. A questão é que essa concepção está completamente errada.
O protético que tem um laboratório de prótese dentária faz mais do que apenas dentaduras. Ele é especialista em produção de objetos dentários de cera e gesso.
Isso significa que ele também pode ganhar dinheiro criando qualquer apetrecho para a saúde bucal, como pontes móveis, pontes fixas e pivôs.
Assim como qualquer outro negócio registrado, um laboratório de prótese dentária também possui alguns passos precisam ser cumpridos para ser legalizado.
Por exemplo, você precisará juntar alguns documentos para que o processo ocorra da forma correta. Veja essa pequena lista abaixo:
Com estes documentos você conseguirá abrir um CNPJ, solicitar os alvarás de funcionamento e localização e também a inscrição municipal.
Preste atenção, em especial aos alvarás. Também lembre-se que esse processo precisa ser assessorado por especialistas, então o ideal é conseguir o auxílio de uma contabilidade, como a AJMED.
Algo que deve ser visto com muita atenção é sobre o que um laboratório de prótese dentária precisa para funcionar, desde a sua estrutura física até os equipamentos necessários.
Considere que o espaço não precisa ser muito grande, podendo ter em média até 60m². Também não é necessária nenhuma parte estrutural muito específica.
Na realidade, se o ambiente do laboratório tiver uma recepção, laboratório e um sanitário, já se trata de um ótimo começo. A maior preocupação é com os equipamentos.
Para facilitar essa compra, veja essa lista de equipamentos que serão necessários para abrir um laboratório de prótese dentária:
O fato é que o laboratório deve estar pronto para produção de materiais com qualidade e precisão. Por isso, também, talvez economizar nos equipamentos não seja a melhor ideia.
Uma das perguntas que mais devem preocupar o empreendedor protético, é em relação a quanto é necessário investir para abrir um laboratório de prótese dentária.
No geral, se estivermos falando de um laboratório pequeno sem uma grande estrutura, pelo menos uns 20 mil reais. Já para laboratórios maiores, o investimento pode superar R$ 50 mil.
Isso, no caso, é em relação ao capital inicial que deve ser investido para aquisição de equipamentos e para adequar a estrutura do local escolhido para abrir a empresa.
Por outro lado, considere que uma vez que o laboratório estiver funcionando, haverá os gastos fixos e variáveis como água, luz, aluguel, condomínio, insumos, marketing e etc.
Estima-se que o retorno para o investimento total, incluindo fluxo de caixa, marketing, gastos fixos e variáveis, possa vir após um período de 12 a 36 meses da abertura.
Isso, é claro, irá depender bastante da estrutura do laboratório, do modelo de negócios e do planejamento. Considere uma margem de lucro, por sua vez, de 20% ou mais.
Existem alguns laboratórios que conseguem faturar 50 mil reais por mês nessa área, mesmo sem serem tão grandes. No entanto, há ainda laboratórios que faturam bem mais.
O ideal, no caso, é que o protético consiga fechar parcerias com consultórios odontológicos, assim a comercialização dos produtos protéticos se torna muito mais fácil.
Na prática, quanto mais parceiros você atender, melhor. Parcerias vão te ajudar a ganhar mais dinheiro e aumentar a sua rede de networking, o tornando mais conhecido.
Considere ainda que se você tiver visão e planejamento a longo prazo, você pode começar com um laboratório pequeno e ir expandindo aos poucos.
Agora você deve estar se perguntando. Mas será que vale a pena abrir um laboratório de prótese dentária? A resposta a essa pergunta pode variar bastante.
Primeiro, é sempre importante lembrar que para empreender é preciso ter organização e disciplina. Abrir um negócio dentário, por sua vez, é algo que precisa ser bem planejado.
Porém, se o seu objetivo é ganhar dinheiro de forma profissional, ter a possibilidade de crescer e conseguir passar mais credibilidade aos seus clientes, então a resposta é sim.
Com um laboratório legalizado e um CNPJ, você prestará seus serviços, poderá emitir notas fiscais, pagar menos impostos e aumentar seus rendimentos.
Economia de impostos: Protéticos que decidem abrir CNPJ, podem obter uma importante economia, recolhendo seus impostos com base no Lucro Presumido ou no Simples Nacional.
Enquanto protéticos que atuam como pessoa física são tributados com alíquotas que podem chegar a 27,50% ao mês, apenas a título de Imposto de Renda, aqueles que possuem CNPJ, podem contar com alíquotas que iniciam em 6% ao mês no Simples Nacional.
Emissão de notas fiscais: Outro benefício atrelado a abertura de um CNPJ médico, diz respeito a facilidade que o profissional encontrará para emitir notas fiscais.
Mais oportunidades de trabalho: Por fim, precisamos destacar que protéticos que possuem CNPJ encontram mais oportunidades de trabalho e podem aumentar os seus rendimentos mensais.
Diante de todas as vantagens listadas, não tenha dúvidas, abrir CNPJ para protético é uma excelente escolha.
Deseja saber mais e abrir o seu laboratório de prótese dentária? Clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!