Em tempos onde as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a aparência e estética, abrir uma clínica de harmonização facial (HOF) pode ser um excelente negócio.
Sabendo disso, a AJMED, sua assessoria contábil especializada em negócios na área da saúde, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto.
Aqui você vai conhecer os tipos de serviços prestados por clínicas de harmonização e ficar por dentro do que é preciso para abrir esse tipo de negócio. Vale a pena conferir!
A harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos que são realizados com o objetivo de proporcionar equilíbrio e simetria ao rosto, visando melhorar a estética facial de forma natural.
Sendo assim, dentre os procedimentos executados por clínicas de harmonização facial, podemos destacar:
É importante destacar que a harmonização facial deve ser realizada por profissionais qualificados e experientes, como médicos dermatologistas, cirurgiões plásticos ou dentistas especializados em estética facial.
Abrir uma clínica de harmonização facial exige a montagem de uma estrutura e a aquisição de equipamentos específicos para oferecer serviços de qualidade e seguros aos pacientes.
Sendo assim, confira algumas dicas importantes na sequência:
Localização: Escolha uma localização acessível, visível, que atenda às normas locais de zoneamento urbano e conte com um bom movimento.
Ambiente: Crie um ambiente agradável, acolhedor e profissional para proporcionar conforto aos seus pacientes, o que inclui uma área de espera confortável, salas de tratamento bem iluminadas e espaços limpos.
Salas de atendimento: Projete salas de atendimento adequadas para procedimentos de harmonização facial. Elas devem ser equipadas com móveis ergonômicos e respeitar as normas da vigilância sanitária.
Equipamentos para procedimentos: Adquira equipamentos modernos e específicos para procedimentos de harmonização facial, tais como:
Além disso, caso a clínica ofereça procedimentos mais invasivos, como bichectomia, é necessário adquirir instrumentos cirúrgicos adequados.
Estação de esterilização: Tenha uma estação de esterilização bem equipada para garantir que todos os instrumentos sejam esterilizados de acordo com as normas sanitárias.
Software de gestão de clínica: Implemente um software de gestão de clínica para auxiliar na administração de agendamentos, registros médicos, faturamento e outras operações administrativas.
Material de consumo: Mantenha um nível adequado de estoque de materiais de consumo, como seringas, agulhas, álcool, luvas e outros itens essenciais.
Além da estrutura física, é preciso garantir que todos os profissionais envolvidos na clínica estejam devidamente capacitados, certificados e atualizados em relação às práticas mais recentes da área de harmonização facial (HOF).
É difícil precisar o custo para abrir uma clínica de harmonização facial, pois ele pode variar em função de diversos fatores, dentre os quais, podemos destacar:
Antes de empreender no segmento, o ideal é fazer um estudo de mercado e montar um plano de negócios detalhado, incluindo orçamentos e estimativas de custos para colocar a clínica em operação.
Agora que você já esclareceu uma série de dúvidas importantes, é hora de conferir o passo a passo para abrir e legalizar uma clínica de harmonização facial.
O primeiro passo para abrir uma clínica de harmonização facial é a contratação de uma contabilidade especializada na área da saúde.
O contador esclarecerá dúvidas, cuidará dos trâmites legais para abertura da sua clínica e lhe ajudará a economizar no pagamento de impostos.
Se você ainda não tem uma assessoria contábil para lhe auxiliar na abertura do seu novo empreendimento, saiba que você pode contar com a AJMED.
Para legalizar o seu negócio você precisará de alguns documentos, incluindo:
Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto cuidamos dos trâmites para abertura da clínica, o que inclui:
Deseja saber mais e abrir uma clínica de harmonização facial com o apoio de especialistas no assunto?
Clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!