Pensando em abrir uma clínica de nutrição? Saiba que essa é uma excelente escolha, pelo menos é o que diz uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) que indica que 8 em cada 10 brasileiros, ou seja, 80% da população estão preocupados e se esforçam para manter uma alimentação saudável.
Já um outro estudo realizado pela agência de pesquisa Euromonitor identificou que o mercado de alimentação saudável vem crescendo significativamente no Brasil. Somente no intervalo de tempo entre 2009 e 2014, o segmento cresceu 98% no país.
O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking global dos países que mais consomem alimentos saudáveis, considerando somente o último ano, o setor movimentou R$ 93,6 bilhões em vendas.
Números e pesquisas que comprovam o quanto o brasileiro está disposto a investir em cuidados com alimentação. Em um cenário como esse não restam dúvidas, abrir uma clínica de nutrição é um excelente negócio!
Para ajudar você que planeja investir neste segmento a tirar os seus planos do papel, separamos 8 dicas para a montagem do seu negócio, confira!
1.Plano de Negócios
O primeiro passo para a montagem de qualquer negócio é a elaboração de um Plano de Negócios e portanto, não poderia ser diferente para uma clínica de nutrição.
O plano de negócios é um documento que contém informações importantes sobre a empresa que se pretende constituir como por exemplo:
- Serviços e produtos a serem oferecidos;
- Perfil do público alvo;
- Localização do negócio;
- Investimento necessário para colocar o negócio em funcionamento;
- Número de funcionários necessários;
- Dentre outras informações importantes.
Este documento serve de norte e orientação para que o empreendedor saiba exatamente o que precisa e o que tem em mãos para retirar o futuro negócio do papel, transformando-o em realidade.
Você já elaborou um plano de negócios para a sua clínica? Então, podemos avançar para as próximas dicas! Vamos nessa!
2.Registro da Clínica
De posse do seu plano de negócios, é hora de de dar os primeiros passos para constituição do seu novo negócio, sendo o primeiro deles a formalização.
Sendo assim, antes de entrar em funcionamento será necessário obter os seguintes documentos e autorizações:
- Registro da empresa na Junta Comercial;
- CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas; (Obtido na Receita Federal);
- Inscrição Estadual; (Obtida na Secretaria Estadual de Fazenda);
- Alvará de Funcionamento e Inscrição Municipal (Obtida na Prefeitura);
- Licença de Funcionamento emitida pelo Corpo de Bombeiros Militar;
- Licença sanitária emitida pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Com toda a documentação em dia, sua clínica de nutrição já estará apta para entrar em funcionamento. No entanto, ainda é preciso pensar em toda parte de planejamento e estrutura para montagem do negócio.
3.Planejamento Financeiro
Uma das 8 dicas que separamos para você nesse artigo, diz respeito ao planejamento financeiro, afinal, uma clínica de sucesso precisa ser constituída com muito planejamento para que evite-se ao máximo a ocorrência de imprevistos.
Sendo assim, é muito importante colocar no papel todos os custos que estarão envolvidos na abertura e estruturação da clínica de nutrição, como custos com locação ou compra de um imóvel ou sala comercial, custos com reforma, além de toda parte de mobília, equipamentos e custos com mão de obra.
Coloque todos os custos detalhadamente no papel e veja quanto será preciso investir para iniciar seu novo negócio. Não se esqueça também de reservar parte do capital para constituição do capital de giro da empresa.
4.Localização
Com toda a documentação necessária liberada e um bom planejamento financeiro é hora de começar a pensar na estrutura física do negócio, o que inevitavelmente envolve a escolha de uma boa localização.
A localização de uma clínica de nutrição deve necessariamente levar em consideração alguns aspectos fundamentais, como por exemplo, fácil acesso, estacionamento facilitado e boa infraestrutura.
O imóvel escolhido poderá ser próprio ou alugado, o mais importante é que ele ofereça comodidade aos clientes, como por exemplo estacionamento próprio ou convênio com algum estacionamento próximo.
A região de instalação da clínica nutricional, também deve contar com boa infraestrutura, principalmente em termos de transporte, estando preferencialmente próxima a estações de trem, terminais de ônibus e pontos de táxi. Tudo para facilitar o acesso dos clientes.
Já escolheu a localização da sua clínica? Então, vamos para a próxima dica, falaremos sobre a estrutura e mobília necessária para montagem de uma clínica de nutrição.
5.Estrutura e Mobília
A montagem de uma clínica de nutrição requer o investimento em alguns itens relacionados a estrutura e mobília, veja:
- Poltronas e cadeiras para a sala de espera;
- Mesas, macas e cadeiras para os consultórios;
- Televisão;
- Mesa e cadeira para a recepcionista;
- Computadores e impressora;
- Telefones;
- Materiais de escritório;
- Materiais de limpeza;
- Armários;
- Itens de decoração;
- Dentre outros;
Além desses itens, também pode ser necessário realizar alguns reparos e reformas para adaptar o imóvel escolhido para a finalidade em questão.
6.Equipamentos
Após listar toda a mobília necessária, você também precisará pensar nos equipamentos de trabalho dos profissionais que atuarão na sua clínica de nutrição, como por exemplo:
- Balança adulto e infantil;
- Estadiômetro;
- Adipômetro;
- Fita métrica;
- Software Nutricional;
- Dentre outros.
Esses são equipamentos básicos e indispensáveis para o funcionamento de uma clínica nutricional, uma vez que os profissionais de nutrição fazem uso constante deles para entender o estado nutricional dos pacientes para assim elaborar suas dietas alimentares.
7.Pessoal
Com toda estrutura bem encaminhada, podemos finalmente pensar nos profissionais necessários para o funcionamento de uma clínica de nutrição, que em geral não são muitos.
Se você mesmo for o nutricionista ou a nutricionista, precisará apenas de uma recepcionista para cuidar do atendimento telefônico e do recebimento e acomodação dos pacientes na sala de espera.
Agora, caso você não seja um profissional da área de nutrição, precisará também contar com um ou mais profissionais para o atendimento dos clientes.
Se preferir e assim desejar, você poderá contratar também um administrador, profissional que deverá ficar responsável por gerenciar e cuidar das rotinas administrativas da clínica.
8.Divulgação e Marketing
Por fim, você deverá investir em campanhas de marketing, tornando sua clínica conhecida pelo público e atraindo clientes. Para isso, você pode contratar uma empresa especializada em marketing e propaganda, ou cuidar você mesmo da divulgação.
Será preciso basicamente criar uma logo e uma identidade visual profissional para iniciar os trabalhos de divulgação, seja através das redes sociais ou por outros meios de comunicação.
Gostou das nossas dicas? Pretende retirar a sua clínica de nutrição do papel e formalizar o seu negócio? Então, conheça e entre em contato com a AJMED, uma assessoria contábil especializada na área de saúde!