AJMED

Como abrir uma clínica de radiologia

Como abrir uma clínica de radiologia? Se você pensa em investir na área de radiologia e exames por imagem, saiba que essa pode ser uma opção de negócio muito lucrativa para quem pretende atuar na área da saúde.

Neste conteúdo, preparamos um passo a passo completo com tudo o que você precisa saber para abrir uma clínica radiológica, incluindo:

Sendo assim, acompanhe esse conteúdo até o final, retire suas dúvidas e fique por dentro de tudo sobre o assunto.

O que é uma clínica de radiologia?

Uma clínica de radiologia fornece à sociedade, serviços de diagnóstico por imagem, dentre os quais podemos destacar:

Os exames de diagnóstico e imagem realizados em clínicas de radiologia auxiliam médicos e especialistas em saúde no diagnóstico e tratamento de uma variado tipo de doenças.

Esses exames também auxiliam no acompanhamento da evolução do paciente, incluindo a eficácia de medicamentos e a resposta do corpo humano a determinados tratamentos.

Tipos de exames em uma clínica de radiologia

Como vimos no tópico anterior, uma clínica de radiologia pode oferecer uma ampla variedade de exames de diagnóstico por imagem. Conheça mais sobre cada um deles:

Radiografia (Raio X): Exame que utiliza radiação ionizante para colher imagens de partes internas do corpo. É um exame muito utilizado por médicos para a detecção de fraturas nos pacientes, mas também pode ser empregado para outros fins.

Tomografia: Exame que faz uso de um aparelho que gira 360 graus em torno do paciente, captando imagens detalhadas do interior do corpo humano, auxiliando no diagnóstico de vários tipos de doenças.

Densitometria Óssea: Exame que mede a densidade do tecido ósseo para detectar áreas enfraquecidas ou outras anomalias.

Mamografia: Também conhecido como “Radiografia das mamas”, esse exame utiliza radiação ionizante para avaliar o tecido mamário.

Ultrassom: Exame que utiliza ondas sonoras de alta frequência para obter imagens de áreas internas do corpo humano, estáticas e também em movimento.

Ressonância Magnética: Exame que gera imagens em alta resolução, permitindo a análise detalhada de várias partes do corpo humano.

Quem pode abrir uma clínica de radiologia?

Como um estabelecimento que atua na área de saúde, as clínicas de radiologia precisam contar com um profissional responsável com registro no CRM – Conselho Regional de Medicina, ou seja, um médico.

Também é possível abrir clínicas de radiologia com especialidade em exames de imagem para fins odontológicos. Nesse caso, é preciso contar com um profissional registrado no CRO – Conselho Regional de Odontologia, ou seja, um dentista.

É importante destacar que apesar da exigência de responsável técnico, as clínicas radiológicas podem ser abertas por qualquer interessado, basta investir na contratação de um responsável técnico pela empresa.

Lista de equipamentos de imagem para clínicas de radiologia

A lista de equipamentos para abertura de uma clínica de radiologia representa o maior custo para montagem do negócio.

Para investir nesse tipo de negócio, será preciso adquirir:

Também será preciso investir em estrutura para atendimento aos clientes, incluindo:

Passo a passo para abrir uma clínica de radiologia

É importante destacar que o passo a passo para abrir uma clínica de radiologia não se limita a aquisição de equipamentos, mas também a abertura e regularização da empresa perante o fisco.

Para essa etapa, o empreendedor precisa contar com o apoio de uma contabilidade especializada em saúde, como a AJMED, por exemplo.

Confira o passo a passo completo para abrir uma clínica de radiologia:

  1. Definição da natureza jurídica e regime tributário;
  2. Elaboração e registro do contrato social na Junta Comercial;
  3. Registro da empresa na Receita Federal e emissão do CNPJ;
  4. Registro da empresa na Prefeitura para emissão da Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento;
  5. Requisição e emissão da Licença de Funcionamento da Vigilância Sanitária;
  6. Requisição do Alvará de Vistoria e Combate à Incêndios do Corpo de Bombeiros;
  7. Registro da clínica radiológica no CNES –  Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde;
  8. Registro clínica no CRM – Conselho Regional de Medicina;
  9. Registro na Previdência Social (INSS) e Caixa Econômica Federal.

Concluídas as etapas, a clínica estará completamente regularizada e pronta para entrar em funcionamento.

Custos para abrir uma clínica de radiologia

Uma clínica de radiologia costuma ser um negócio muito lucrativo, no entanto, exige alto investimento inicial, sobretudo para a aquisição dos equipamentos de diagnóstico por imagem.

No entanto, além dos custos para aquisição de equipamentos, é preciso considerar os custos relacionados à estrutura física do negócio, incluindo, a locação ou aquisição de imóvel para instalar o negócio e a aquisição de mesas, cadeiras e outros itens.

Também será preciso considerar os custos com contratação de mão de obra especializada, incluindo médicos, enfermeiros, equipe de limpeza e recepção.

Para garantir o sucesso dos negócios, todos os custos precisam ser devidamente calculados e precisam estar presentes no plano de negócios da clínica de radiologia.

Contabilidade para clínica de radiologia

Pensando em abrir uma clínica de radiologia? Conte com a AJMED, sua contabilidade especializada em saúde.

Veja porquê escolher a AJMED:

Conheça mais sobre os nossos serviços e solicite a abertura da sua empresa, entre em contato conosco clicando em um dos botões abaixo:

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile