AJMED

Como abrir uma farmácia

Abrir uma farmácia é algo que você já pensou em fazer? Você sabe o que é necessário para abrir esse tipo de negócio? Hoje em dia, a demanda por farmácias é grande.

Iniciar um empreendimento no ramo da saúde, todavia, é algo que deve ser observado com muito planejamento e cuidado, ainda mais que a concorrência no Brasil é enorme.

Com isso em mente, a AJMED decidiu escrever este artigo explicando tudo que é necessário saber para abrir uma farmácia do jeito correto.

Farmácia ou drogaria? Qual a melhor opção?

Algo que precisa ser definido de antemão, é em relação ao negócio ser uma farmácia ou uma drogaria. Muitas pessoas se confundem e acham que são a mesma coisa.

Na realidade, farmácias e drogarias são negócios diferentes. Veja a diferença entre elas abaixo:

Em outras palavras, a farmácia é um tipo de drogaria, porém oferecendo muito mais opções às pessoas quanto ao que elas podem adquirir nela.

Algo comum de se ouvir, todavia, é o termo “farmácia de manipulação”, que pode fazer referência aos locais que vendem medicamentos e os manipulam.

O mercado de farmácias brasileiro

Se existem tantas pessoas dispostas a abrirem uma farmácia, deve ser porque esse é um tipo de negócio que dá dinheiro e é muito próspero no cenário comercial brasileiro.

Considere, por exemplo, que em 2019 o Brasil era o 6º maior mercado farmacêutico do mundo, posição que ele mantém e é capaz de melhorar a cada ano.

Já o ano de 2023, por exemplo, apresenta a expectativa do mercado farmacêutico brasileiro movimentar em torno de 40 bilhões de dólares, uma grande parcela do mercado mundial.

E existem algumas razões para o mercado de farmácias brasileiro ser tão próspero. Algumas delas são:

Para se ter uma ideia, a previsão é de que também em 2023 o mercado de farmácias mundial movimente em torno de 1,5 trilhões de dólares.

Passo a passo de como abrir uma farmácia

Agora que você já conhece o mercado de farmácias, vamos falar sobre como abrir uma farmácia na prática.

1. Elabore um plano de negócios

A primeira coisa a se fazer é pensar no planejamento a curto, médio e longo prazo, além de se atentar a detalhes relacionados à concorrência e ao financeiro do negócio.

Nesse sentido, um plano de negócios para abrir uma farmácia vai ser de grande auxílio ao empreendedor. Neste documento estarão todas as informações sobre o negócio.

2. Escolha o local adequado para abrir uma farmácia

O local onde a farmácia estará instalada é crucial. Este precisa ser definido tomando como base a concorrência, o público-alvo e as também a acessibilidade das pessoas.

Por exemplo, em uma cidade grande, não é algo tão raro ver dezenas de farmácias em um mesmo bairro. E mesmo assim, a maioria delas estão tendo grandes lucros.

Sim, apesar de a concorrência ser acirrada, a demanda das pessoas ainda é muito maior. O que significa que abrir uma farmácia em local pouco concorrido pode ser ótimo.

3. Adquira todos os equipamentos necessários

Você sabe quais são todos os equipamentos que você irá precisar para abrir uma farmácia? Veja a lista que fizemos:

Entre outros tipos de equipamento que podem ser usados a depender do tipo da farmácia.

4. Pense na estrutura necessária para abrir uma farmácia

Para abrir uma farmácia também é muito importante pensar na sua estrutura. Isso inclui, entre outras coisas:

Atenção: As áreas externas e internas devem estar em boas condições, permitindo uma melhor higiene do ambiente e proporcionando segurança a todos.

5. Junte todos os documentos para a abertura de empresas

Algo que também deve ser lembrado no momento de abrir uma farmácia, é em relação à parte processual jurídica e burocrática. O processo de abertura da empresa.

Neste caso, você irá necessitar dos seguintes documentos:

6. Fique atento às exigências legais e específicas

Diferente de outros tipos de negócios, uma farmácia requer outras obrigações específicas. Isso significa que para abrir uma farmácia o empreendedor precisará se atentar a:

Entre em contato com uma contabilidade especializado

Para finalizar, quem quer abrir uma farmácia do jeito certo, deve primeiramente entrar em contato com uma contabilidade especializada em atender farmácias.

Basta considerar toda a questão burocrática e jurídica envolvida, além das questões administrativas também. A maioria dos farmacêuticos não têm expertise com isso.

Então, uma boa contabilidade pode não só facilitar o processo de abertura, mas também ajudar com as questões tributárias e manter o negócio sempre regularizado corretamente.

Claro que, os serviços de uma contabilidade especializada são pagos, no entanto, trata-se de um tipo de investimento que pode trazer retornos de forma muito rápida.

Se você quiser abrir uma farmácia, entre em contato com a AJMED, que nós iremos agilizar esse processo para você e te ajudaremos durante todo o processo de abertura!

 

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile