Montar uma clínica odontológica especializada em harmonização facial pode ser um excelente negócio, afinal, nos últimos anos, a busca por serviços de harmonização e estética da face cresceu de forma muito significativa.
Através das técnicas de harmonização, os dentistas conseguem proporcionar equilíbrio e simetria ao rosto, melhorando a estética facial dos seus clientes de forma natural.
Dentre as principais técnicas utilizadas durante procedimentos recentes de harmonização facial, podemos destacar:
- Preenchimento com ácido hialurônico;
- Aplicação de Botox;
- Inserção de fios de sustentação na face;
- Aplicação de enzimas para quebra de gordura;
- Realização da cirurgia de bichectomia.
Deseja saber mais e conferir o que é preciso para montar uma clínica odontológica especializada em harmonização facial? Continue a leitura até o final do artigo ou clique em um dos botões abaixo para falar com um contador especialista.
O que é harmonização facial?
Segundo a Resolução 198/2019 do Conselho Federal de Odontologia, a Harmonização Orofacial como sendo um conjunto de procedimentos realizados pelo cirurgião-dentista em sua área de atuação, responsáveis pelo equilíbrio estético e funcional da face.
A mesma Resolução específica os serviços que um dentista especialista em harmonização facial pode oferecer, incluindo:
- Praticar todos os atos pertinentes à Odontologia, decorrentes de conhecimentos adquiridos em curso regular ou em cursos de pós-graduação.
- Fazer uso da toxina botulínica, preenchedores faciais e agregados leucoplaquetários autólogos na região orofacial e em estruturas anexas e afins;
- Ter domínio em anatomia aplicada e histofisiologia das áreas de atuação do cirurgião dentista, bem como da farmacologia e farmacocinética dos materiais relacionados aos procedimentos realizados na harmonização orofacial;
- Fazer a intradermoterapia e o uso de biomateriais indutores percutâneos de colágeno com o objetivo de harmonizar os terços superior, médio e inferior da face, na região orofacial e estruturas relacionadas anexas e afins;
- Realizar procedimentos biofotônicos e/ou laserterapia, na sua área de atuação e em estruturas anexas e afins;
- Realizar tratamento de lipoplastia facial, através de técnicas químicas, físicas ou mecânicas na região orofacial, técnica cirúrgica de remoção do corpo adiposo de Bichat (técnica de Bichectomia) e técnicas cirúrgicas para a correção dos lábios (liplifting) na sua área de atuação e em estruturas relacionadas anexas e afins.
Para ter autorização para desenvolver esse tipo de atividade, o dentista precisa concluir um curso de especialização em harmonização orofacial que contenha carga horária mínima de 500 horas.
Como montar uma clínica odontológica especializada em harmonização facial [passo a passo]
Montar uma clínica odontológica especializada em harmonização facial é uma decisão que exige planejamento e um investimento considerável, mas que por outro lado, pode garantir um excelente retorno.
Na sequência, vamos apresentar um passo a passo com dicas importantes para que você consiga montar uma clínica de sucesso.
1.Escolha uma boa localização
O primeiro passo para montar uma clínica odontológica é a escolha de um imóvel ou sala comercial em um local bem movimentado e que facilite o acesso dos clientes.
Além disso, é muito importante que o local escolhido esteja em boas condições, para que o investimento com adaptações e reformas não se torne muito elevado.
O ideal é que o local escolhido tenha espaço suficiente para recepção, banheiros e salas para realização dos procedimentos.
2.Contrate uma contabilidade especializada
Após escolher a localização ideal, o próximo passo para abrir uma clínica odontológica especializada em harmonização facial, é a contratação de um escritório de contabilidade.
O contador ficará responsável por cuidar de todos os trâmites para abertura e legalização da clínica, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- Emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento;
- Liberação de licenças especiais, como da Vigilância Sanitária.
É muito importante que o contador em questão seja especializado no atendimento a clínicas e consultórios de odontologia, pois dentre as suas atribuições, estará a responsabilidade de manter todas as obrigações contábeis, fiscais e trabalhistas da clínica em dia.
Pensando em montar uma clínica odontológica especializada em harmonização facial? Conte com o apoio da AJMED para regularizar o seu negócio e economize no pagamento de impostos!
3.Invista em mobiliário e equipamentos
Após escolher a localização ideal e registrar a sua clínica com o apoio de uma contabilidade especializada, é hora de providenciar a aquisição do mobiliário, bem como, dos utensílios e equipamentos necessários para a montagem da clínica.
Normalmente, a lista de utensílios e equipamentos para montar uma clínica odontológica, contempla itens como:
- Autoclave;
- Bandeja;
- Bisturi;
- Bolsas térmicas;
- Brocas;
- Cadeira odontológica;
- Canetas para resfriamento da pele;
- Compressor odontológico;
- Cubas;
- Equipamento de Eletroterapia;
- Equipamento de Fototerapia;
- Equipamento de Ozonioterapia.
- Escavador;
- Espátulas;
- Espelho clínico;
- Fórceps;
- Fotopolimerizador;
- Jato de bicarbonato/ultrassom;
- Kit de alta e baixa rotação;
- Limas;
- Máscaras de gel;
- Negatoscópio;
- Pedal de comando;
- Pinça de sutura;
- Pinça hemostática;
- Pinças;
- Pote Dappen;
- Sonda exploratória;
- Sugador;
- Tesoura clínica.
Além disso, é preciso investir em itens como:
- Armários e prateleiras;
- Balcão para recepção;
- Poltronas de espera;
- Ar-condicionado;
- Televisão;
- Purificador de água;
- Computador;
- Impressora;
- Telefone.
Por fim, assim que a inauguração estiver se aproximando, comece a investir em ações de marketing e publicidade para divulgar os serviços da clínica e atrair um grande número de clientes.
Qual o custo para montar uma clínica odontológica especializada em harmonização facial?
O custo para montar uma clínica odontológica especializada em harmonização facial varia em função de uma série de fatores, dentre os quais, podemos destacar:
- Localização de instalação da clínica e necessidade de reformas;
- Custo com a aquisição de equipamentos, insumos e utensílios;
- Custo com mobiliário e decoração dos ambientes;
- Investimento em estratégias de marketing e publicidade;
- Despesas com o processo de registro e legalização da clínica.
Quanto às despesas com o processo de registro e legalização da clínica, o empreendedor deve considerar os seguintes itens:
- Honorários do escritório de contabilidade;
- Aquisição de um certificado digital;
- Taxa de registro da empresa na Junta Comercial;
- Taxa de registro da clínica odontológica no Conselho Regional de Odontologia (CRO);
Deseja saber mais e montar uma clínica odontológica especializada em harmonização facial com o apoio de um verdadeiro time de especialistas em contabilidade odontológica?
Se a sua resposta foi “Sim”, conte com a AJMED. Clique em um dos botões abaixo e fale conosco!