Contabilidade para dentistas em São Paulo

Como abrir uma clínica de cardiologia?
Como abrir uma clínica de cardiologia?
5 de outubro de 2021
contabilidade-online-para-profissionais-de-saúde
Contabilidade online para profissionais de saúde
13 de outubro de 2021
Contabilidade para dentistas em São Paulo

Você é um dentista procurando uma contabilidade para dentistas em São Paulo, capital? Caso positivo, tem de saber, você pode encontrar aqui.

Hoje em dia, ainda mais com a internet, existe uma inundação de informações contraditórias sobre como exercer a atividade de dentista de forma legalizada.

Por causa disso, escrevemos este conteúdo elencando todos os pontos sobre como trabalhar como dentista em São Paulo, capital.

O que é contabilidade para dentistas?

Uma contabilidade para dentistas irá se diferenciar por conta da expertise que ela tem em atender esse tipo de profissional.

Saber quais são as principais dores de um dentista é essencial para o trabalho do contador. Por isso, uma contabilidade para dentistas é fundamental.

Nesse sentido, o contador especializado em dentistas será capaz de ajudar o profissional o auxiliando com diversas questões:

  • Decidir o melhor regime tributário;
  • A sociedade empresarial mais adequada;
  • As diferenças entre ser autônomo ou ter uma empresa;
  • Sobre planejamento tributário e planejamento financeiro;
  • Quantos às exigências da prefeitura e do estado;
  • Entre outros assuntos.

Vale lembrar que cada município da federação tem as suas particularidades, então se você está em São Paulo, é importante procurar uma Contabilidade para Dentistas em São Paulo.

 

Tributação para dentistas

Entre as dúvidas que todo dentista tem, uma das principais é sobre o quanto de imposto que ele terá de pagar escolhendo abrir uma empresa ou trabalhando como autônomo.

Nesse caso, o básico que o dentista precisa considerar é que o imposto que ele irá pagar está relacionado ao tamanho da sua renda, ou seja, seu faturamento mensal.

Tributação para dentista pessoa física

Escolhendo atuar como pessoa física, o que significa não ter um CNPJ, o dentista está obrigado ao pagamento de três tributos de acordo com a legislação. São eles:

  • IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física);
  • INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que é a contribuição previdenciária;
  • ISS (Imposto sobre Serviços).

Quanto maior for o faturamento mensal do dentista, maior será a sua contribuição. No entanto, isso não significa que o dentista deve procurar faturar menos.

Enfim, no caso do imposto de renda pessoa física, por exemplo, as alíquotas seguem a seguinte lógica proporcional de acordo com o faturamento mensal:

  • Até 1.903,98 reais: isento;
  • Entre 1.903,99 e 2.826,65 reais: alíquota de 7,50%;
  • Entre 2.826,66 e 3.751,05 reais: alíquota de 15%;
  • Entre 3.751,06 e 4.664,68 reais: alíquota de 22,50%;
  • Faturando acima de 4.664,68 reais: alíquota de 27,50%.

Em relação ao INSS, para dentistas autônomos a alíquota é fixa em 20% sobre o seu faturamento, limitado ao teto estipulado pela previdência..

Então temos a alíquota do ISS. Este imposto sofre variação de acordo com cada município, variando em torno de 2% a 5%.

Consulte nossos serviços em contabilidade para dentistas em São Paulo para saber mais!

Tributação para dentista pessoa jurídica

No caso da tributação para dentistas pessoa jurídica, temos duas opções, o Simples Nacional e o Lucro Presumido:

  • Simples nacional: o valor mensal de imposto de um consultório ou clínica odontológica fica entre 6% e 19,5%, isso considerando as possíveis deduções;
  • Lucro presumido: um consultório ou clínica odontológica no lucro presumido pode pagar uma alíquota mensal entre 13,33% e 16,33%.

Não é comum vermos empresas do ramo odontológico enquadradas no Lucro Real, por causa de suas exigências burocráticas, sendo indicado para empresas muito grandes.

Qual sociedade empresarial indicada para dentistas?

Os três tipos principais de empresas que um dentista normalmente decide constituir, após analisar todos os prós e contras, são:

  • SLU (Sociedade limitada unipessoal): sem limite de faturamento, sem necessidade de capital social e pode ser feita sem sócios;
  • Sociedades Simples: para dentistas que querem trabalhar juntos, mas atenção: as dívidas podem passar do patrimônio empresarial para o patrimônio particular;
  • Sociedade Empresária Limitada: Opção para quem deseja abrir uma empresa para fins odontológicos em sociedade com profissionais de outras áreas.

Dentistas não podem ser MEI

Muitos dentistas, ao se depararem com as vantagens de um MEI, logo se questionam se existe a possibilidade de eles exercerem sua atividade assim. E a resposta é não.

Em todo caso, apesar do MEI possuir muitas vantagens, incluindo menor contribuição de impostos e simplificação tributária, ele também tem suas limitações. São elas: 

  • Limite de faturamento anual de 81 mil reais;
  • Não são todas as profissões que podem se enquadrar como MEI;
  • Só pode ter um empregado contratado por CLT.

Para verificar a listagem completa de profissões que podem se enquadrar em uma MEI, basta clicar aqui.

Guia para abrir uma clínica ou consultório em São Paulo

Para saber como abrir uma empresa odontológica, seja ela um consultório ou uma clínica, em São Paulo, basta seguir esse guia que elaboramos:

Por que abrir consultório ou clínica odontológica em São Paulo?

Uma das principais razões para se aventurar a empreender com odontologia em São Paulo é o fato de esta ser a maior cidade da América Latina.

Isso, por sua vez, significa melhores condições de vida, oportunidades de negócio e uma demanda bastante grande de possíveis clientes interessados nestes serviços.

A única coisa que esse profissional irá precisar é uma contabilidade para dentistas em São Paulo, que será capaz de atendê-lo em suas necessidades com muita eficiência.

Para isso, você pode contar com a AJMED, sua contabilidade especializada em clínicas, consultórios e profissionais de saúde, entre em contato conosco, abra a sua empresa e receba todas as orientações para manter o seu negócio em dia com o fisco.

 

Classifique nosso post [type]

Os comentários estão encerrados.

ASSINE
Recomendado só para você
Pensando em abrir uma clínica de cardiologia, mas não sabe…
Cresta Posts Box by CP