Quais são os documentos necessários para abrir uma PJ de enfermagem? Em meio aos benefícios que um CNPJ pode oferecer, enfermeiros e enfermeiras de todas as partes do país, possuem essa e outras dúvidas importantes.
Sabendo disso, a AJMED, sua assessoria contábil especializada em profissionais de saúde, clínicas e consultórios, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto.
Para saber mais e conferir não só a lista de documentos, mas o passo a passo para ser um enfermeiro PJ, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
No entanto, caso prefira, você também pode clicar em um dos botões abaixo e falar diretamente com um contador especialista.
Ao contrário do que muitos pensam, a lista de documentos para abrir uma PJ de enfermagem não é extensa e inclui apenas alguns itens. Confira:
Como podemos observar, a maior parte dos documentos é de cunho pessoal, com exceção do número da Inscrição Imobiliária do imóvel onde será registrada a empresa e do Contrato Social.
No caso da Inscrição Imobiliária, é possível encontrá-la nos documentos de registro do imóvel em cartório ou carnê IPTU fornecido pela Prefeitura.
Por sua vez, o Contrato Social é um documento de registro e constituição empresarial que pode ser elaborado com o auxílio de advogados ou profissionais de contabilidade.
Possui alguma dúvida quanto aos documentos necessários para abrir uma PJ de enfermagem? Entre em contato conosco e receba toda orientação que você precisar.
Com a aprovação do piso salarial da enfermagem os benefícios relacionados a abertura do CNPJ tornaram-se mais significativos, e incluem:
1.Economia de impostos: Enquanto enfermeiros que trabalham como CLT ou que prestam serviços como pessoa física, são tributados em até 27,5% ao mês a título de Imposto de Renda, aqueles que possuem CNPJ podem pagar apenas 6% em impostos.
2.Mais oportunidades de trabalho: Buscando economia com encargos trabalhistas, clínicas e hospitais estão optando cada vez mais pela contratação de profissionais de saúde na modalidade PJ em substituição à CLT, dentre eles, médicos e enfermeiros.
3.Permissão para emitir notas fiscais: Como PJ, os enfermeiros podem emitir notas fiscais de prestação de serviços, atraindo mais clientes e ao mesmo tempo, se mantendo em dia com o fisco.
4.Acesso a oportunidades de crédito: Via de regra, as pessoas jurídicas contam com melhores condições de crédito para obter empréstimos e financiamentos.
Com todos os benefícios listados, fica muito mais fácil entender o que tem levado um número cada vez maior de enfermeiros e enfermeiras a ir em busca de informações e dos documentos necessários para abrir uma PJ de enfermagem.
Você já sabe quais documentos são necessários para abrir uma PJ de enfermagem e conferiu alguns dos benefícios que levam os profissionais a tomar esse tipo de decisão.
Sendo assim, é hora de conferir a resposta para outra dúvida muito comum e importante: “posso abrir PJ de enfermagem em endereço residencial?”
Sim. Via de regra e na maior parte dos municípios brasileiros não há qualquer impedimento quanto a utilização de endereços residenciais para abertura de empresas para prestação de serviços de enfermagem.
Este é o entendimento majoritário das prefeituras, já que se sabe que os enfermeiros não vão prestar seus serviços no endereço de cadastro da empresa, mas in loco nas clínicas e hospitais que contratarem seus serviços.
Agora que você já sabe quais são os documentos necessários para abrir uma PJ de enfermagem e esclareceu outras dúvidas importantes que estão relacionadas ao assunto, é hora de conferir o que é preciso para tirar seus planos do papel e abrir um CNPJ.
Para facilitar o seu entendimento sobre o assunto e orientar você de forma prática e objetiva, o time de contadores e especialistas da AJMED, preparou um passo a passo completo.
O primeiro passo para abrir uma PJ de enfermagem ou qualquer outro tipo de empresa, é a contratação dos serviços de uma contabilidade especializada.
O contador é o profissional mais indicado para esclarecer dúvidas relacionadas a legalização empresarial, ficará responsável pelos trâmites para abertura do CNPJ e uma série de outros itens importantes, incluindo:
Após contratar uma contabilidade especializada, você receberá orientações e precisará providenciar os documentos necessários para abrir uma PJ de enfermagem.
Para que você tome nota e não se esqueça, vamos conferir novamente, quais são os documentos exigidos:
Por fim, basta aguardar alguns dias para a conclusão dos trâmites legais para abertura da PJ de enfermagem, incluindo:
Para saber mais, abrir o seu CNPJ de enfermagem e aproveitar todos os benefícios que essa importante decisão pode proporcionar, entre em contato conosco!
Clique em um dos botões abaixo e fale agora mesmo, com um contador especialista.