Fonoaudiólogo pode ser MEI? Essa é uma dúvida muito comum entre profissionais de fonoaudiologia que procuram os serviços contábeis especializados da AJMED.
Partindo dessa importante dúvida, o nosso time de especialistas decidiu preparar um artigo completo, onde além de responder de fonoaudiólogo pode ser MEI, vamos responder outras questões importantes.
Para saber mais, continue conosco e acompanhe este artigo até o final ou clique em um dos botões abaixo e fale com um contador especialista.
Podemos afirmar que sim, por diversas razões entendemos que vale a pena abrir CNPJ para fonoaudiólogo, dentre as quais, podemos destacar:
Na prática, são esses os principais motivos que colaboram para que um número cada vez maior de profissionais de fonoaudiologia tomem a decisão de abrir um CNPJ.
Que os fonoaudiólogos podem aproveitar muitos benefícios ao abrir um CNPJ não restam dúvidas, mas afinal, será que fonoaudiólogo pode ser MEI?
O MEI é um tipo de empresa voltada para pequenos negócios, com faturamento anual de até R$ 81 mil e no máximo um funcionário. Conhecido pelos benefícios que pode oferecer, esse tipo de empresa permite a emissão de notas fiscais, possui impostos reduzidos e um processo de abertura simplificado.
No entanto, o que nem todos sabem, é que o MEI não está disponível para determinadas atividades, dentre elas, a fonoaudiologia.
Em outras palavras, isso significa que fonoaudiólogos não podem ser MEI.
Mas, não se preocupe, pois isso não é um problema, já que existem outros tipos de empresa interessantes a sua disposição, como, por exemplo:
Conte com o apoio do time de especialistas da AJMED para fazer as melhores escolhas ao abrir o seu CNPJ.
Como fonoaudiólogo não pode ser MEI, o valor que o profissional paga de imposto depende de fatores como o seu faturamento, município de prestação de serviços e regime tributário.
Quanto ao regime tributário, as opções mais indicadas são o Simples Nacional e o Lucro Presumido.
Em ambos os casos, você pode pagar menos impostos do que pagaria ou pagava como pessoa física. Não se preocupe, vamos indicar a opção mais econômica para sua realidade.
Fonoaudiólogo não pode ser MEI, mas ao contrário do que a maior parte dos profissionais acredita, o custo para abrir um CNPJ não é muito alto. Basicamente o profissional precisará arcar com os seguintes itens:
Dito isso, a boa notícia é que a AJMED possui condições especiais para fonoaudiólogos e pode ajudar você a abrir o seu CNPJ com uma importante economia.
Veja também: Como abrir uma clínica de fonoaudiologia.
Após esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto e descobrir que fonoaudiólogo não pode ser MEI, é hora de conferir o que é preciso para abrir um CNPJ.
Confira as instruções no passo a passo abaixo:
Para começar, a primeira coisa que você precisa fazer é contratar uma contabilidade especializada em saúde como a AJMED.
Vamos cuidar de tudo o que é necessário para abertura do seu CNPJ e para manter suas obrigações em dia com o fisco, permitindo que você mantenha o foco nos atendimentos.
Logo em seguida, será preciso separar a documentação necessária para abertura do seu CNPJ, o que inclui os seguintes documentos:
Se você não possui um consultório em endereço comercial e pretende abrir o seu CNPJ para prestar seus serviços em estabelecimentos de terceiros, como clínicas e hospitais, podemos verificar com a Prefeitura a possibilidade de utilizar o seu endereço residencial.
A maioria das prefeituras permite que os fonoaudiólogos façam uso de endereços residenciais no CNPJ, desde que para prestar serviços no estabelecimento de terceiros.
Por fim, é só aguardar alguns dias, enquanto cuidamos da abertura do seu CNPJ e da emissão de outros documentos importantes, como:
Assim que tudo estiver em ordem, você poderá exercer sua profissão como PJ e economizar no pagamento de impostos.
Para saber mais, abrir um CNPJ com o apoio de especialistas e começar a pagar menos impostos, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!
Viu só como é fácil? Por mais que o fonoaudiólogo não possua permissão para exercer suas atividades como MEI, isso não o impede de abrir um CNPJ, já que atualmente o processo é digital e simplificado.