7 dicas para gestão de clínicas médicas

fisioterapeuta-pode-ser-mei
Fisioterapeuta pode ser MEI?
3 de maio de 2022
Nutricionista pode ser MEI?
Nutricionista pode ser MEI?
16 de maio de 2022
7 dicas para gestão de clínicas médicas

Procurando dicas de gestão para clínicas médicas? Se a sua resposta foi “Sim”, saiba que você chegou ao lugar certo!

Neste conteúdo, a AJMED, sua contabilidade especializada em saúde, vai apresentar 7 dicas de gestão que podem maximizar os resultados da sua clínica, elevando indicadores como faturamento e margem de lucro.

Para saber mais e conferir dicas que realmente podem fazer a diferença para o sucesso da sua clínica, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final!

1.Treine e capacite os funcionários

Quando o assunto são dicas de gestão para clínicas médicas, o primeiro passo consiste em investir no treinamento e na capacitação dos funcionários.

Para garantir o maior nível de satisfação dos clientes, sua clínica precisa estar preocupada com a qualidade dos serviços prestados, o que inclui itens como:

  • Redução do tempo de espera;
  • Cordialidade;
  • Nível de capacitação dos profissionais.

Levando isso em consideração, procure montar um quadro profissional qualificado e ofereça treinamentos periódicos de capacitação, reciclagem e aperfeiçoamento.

Lembre-se, para que uma empresa alcance o sucesso, os clientes precisam ser colocados em primeiro lugar.

2.Pense na gestão financeira da clínica médica

Observando as melhores práticas de gestão para clínicas médicas, precisamos levar em consideração que manter controles e certos cuidados relacionados à gestão financeira também é muito importante.

Acompanhar indicadores, relatórios e a saúde financeira da sua clínica é fundamental, independente do porte do negócio.

Estamos falando de rotinas básicas, mas que em muitos casos, acabam sendo deixadas de lado, como por exemplo:

  • Controle de contas a pagar;
  • Controle de contas a receber;
  • Conciliação bancária;
  • Controle de fluxo de caixa.

Não deixe a gestão financeira da sua clínica médica de lado, conte com os serviços da AJMED em BPO Financeiro para clínicas e profissionais de saúde.

Permita que os nossos especialistas cuidem da parte operacional do seu financeiro e monitorem a saúde financeira da sua empresa, enquanto você investe seu tempo em outras responsabilidades importantes.

3.Tenha um sistema para agendamento de consultas

Quando pensamos em dicas de gestão para clínicas médicas, não podemos deixar de comentar sobre a importância de um sistema para agendamento de consultas.

Um sistema para agendamento de consultas e procedimentos é fundamental para que as clínicas consigam manter a agenda dos profissionais organizada.

Além disso, as ferramentas mais modernas do mercado permitem que as clínicas disparem mensagens lembrando os clientes dos agendamentos marcados, reduzindo assim, o índice de ausências e remarcações.

4.Invista em estratégias de marketing para atrair novos clientes

Por sua vez, outra dica muito importante para gestão de clínicas médicas é o investimento em estratégias de marketing que contribuam para aumentar a visibilidade da clínica e atrair mais clientes.

Dentre as estratégias de marketing mais indicadas, podemos destacar:

  • Produção de conteúdos para redes sociais;
  • Campanhas de tráfego pago;
  • Anúncio em jornais de grande circulação na cidade;
  • Propaganda de rádio e televisão.

Você também pode firmar parcerias e oferecer descontos a alunos de academias e funcionários de empresas da sua cidade, por exemplo, atraindo assim, um fluxo maior de clientes.

5.Obedeça às normas da Vigilância Sanitária

Outra dica super importante, diz respeito ao respeito às normas da Vigilância Sanitária.

A Vigilância Sanitária é o órgão responsável por fiscalizar o funcionamento e o respeito às normas de higiene, estrutura e realização de procedimentos em clínicas, consultórios e hospitais.

A observância às normas da vigilância é fundamental para que o estabelecimento mantenha a sua licença de funcionamento em situação regular, evitando ainda, a aplicação de multas e sanções.

6.Defina metas e acompanhe indicadores

Para otimizar a gestão da sua clínica médica e garantir o sucesso do empreendimento, também é muito importante definir e acompanhar indicadores e metas.

Dentre os indicadores mais importantes para uma clínica, podemos destacar:

  • Taxa de permanência;
  • Taxa de retorno;
  • Cancelamentos e faltas;
  • Tempo de espera;
  • Novos pacientes;
  • Produtividade;
  • Faturamento bruto;
  • Retorno sobre o Investimento (ROI).

Definir metas e indicadores será fundamental para que os responsáveis pela gestão do negócio possam acompanhar o seu crescimento e os resultados ao longo do tempo.

Além disso, tais indicadores, permitiram a tomada de decisões assertivas, evitando equívocos que possam comprometer de alguma forma os negócios.

7.Contrate uma contabilidade especializada em clínicas médicas

Por fim, quando o assunto são dicas de gestão para clínicas médicas, não poderíamos deixar de falar a respeito da importância do suporte e assessoria de uma contabilidade especializada.

Com o apoio de profissionais especializados em contabilidade médica, você mantém todas as obrigações da sua empresa em dia com o fisco, evitando multas e a aplicação de penalidades.

Ainda não escolheu o serviço de contabilidade ideal para cuidar da sua clínica médica? Então, você precisa conhecer as soluções e serviços que a AJMED pode oferecer para o seu negócio!

Contabilidade para clínicas médicas

Conheça mais sobre a AJMED e descubra porque somos a sua melhor opção em serviços contábeis.

  • A AJMED conta com um time especializado e altamente capacitado na área da saúde e clínicas médicas;
  • Garantimos a entrega de 100% das obrigações Fiscais, contábeis e também relacionadas ao eSocial dos nossos clientes;
  • Oferecemos assessoria especializada na abertura de empresas Uniprofissionais para médicos e outros profissionais da área da saúde;
  • Oferecemos serviços de Consultoria e Terceirização do Financeiro de Clínicas através de um poderoso BPO Financeiro para Clínicas Médicas;
  • Somente aqui na AJMED você conta com Suporte e Treinamento para emissão de NFe de Serviços e pode retirar as suas principais dúvidas sobre ISS, Glosas Médicas, Convênios e Folha de Pagamento.
  • Planejamos e buscamos a redução da carga tributária da sua clínica ou consultório médico.

São mais de 40 anos de mercado e especialização na área da saúde, com centenas de clientes satisfeitos, venha você também para a AJMED!

Para saber mais sobre os serviços da AJMED ou abrir a sua clínica / consultório médico, entre em contato conosco, agora mesmo, clicando em um dos botões abaixo:

 

Classifique nosso post [type]

Os comentários estão encerrados.

ASSINE
Recomendado só para você
Fisioterapeuta pode ser MEI? Neste conteúdo, você vai verificar o…
Cresta Posts Box by CP