
Não tenha dúvidas: sim, vale a pena ser médico PJ em 2026, especialmente se o seu objetivo for reduzir legalmente a carga tributária, organizar melhor suas finanças e ter mais segurança jurídica para crescer profissionalmente.
Neste conteúdo completo, vamos mostrar por que a migração de médico pessoa física (PF) para pessoa jurídica (PJ) pode ser uma das decisões mais inteligentes para sua carreira em 2026.
Vamos comparar a tributação de PF x PJ, explicar os principais regimes tributários (como Simples Nacional e Lucro Presumido), detalhar custos e vantagens, além de trazer um passo a passo para quem quer abrir um CNPJ.
Se você é médico e já percebeu que paga muitos impostos ou quer organizar melhor suas receitas para investir no consultório, na equipe ou na sua qualidade de vida, acompanhe este artigo até o final.
Muitos médicos começam a carreira atendendo como pessoa física, seja em consultórios próprios, clínicas ou plantões. Essa é uma forma muito comum, mas que, com o aumento do faturamento, pode se tornar desvantajosa do ponto de vista tributário.
Atuar como pessoa física significa que os seus rendimentos serão tributados com base na tabela progressiva do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), que pode chegar a 27,5% sobre os rendimentos tributáveis.
Além disso, como PF:
A boa notícia, é que ao atuar como pessoa jurídica (PJ), ou seja, com um CNPJ ativo, o cenário muda bastante, já que você passa a ter alternativas legais para reduzir impostos.
A carga tributária de um médico que atua como PJ vai depender de fatores como o volume de faturamento do negócio e o regime tributário escolhido. Os regimes mais comuns são:
O Simples Nacional é um regime simplificado que unifica diversos tributos em uma única guia mensal.
A tributação no Simples Nacional funciona com alíquotas que variam conforme a faixa de receita acumulada nos últimos 12 meses. Em muitas situações, o percentual efetivo pode ser bem menor que os 27,5% do IRPF.
As alíquotas efetivas de contribuição para médicos optantes por este regime, podem variar de 6% a 19,50% sobre o faturamento, com a maior parte dos profissionais, nas faixas mais baixas de tributação.
Não tenha dúvidas, o Simples Nacional pode ser uma alternativa muito mais econômica que a tributação como pessoa física.
Outro regime bastante utilizado, especialmente por médicos com faturamento mais elevado, é o Lucro Presumido.
Nesse regime a alíquota total fica entre 13,33% e 16,33% do faturamento, dependendo da alíquota municipal de ISS.
Não tenha dúvidas, vale a pena ser médico PJ em 2026, e se você deseja economizar no pagamento de impostos, o time de especialistas da AJMED pode lhe ajudar!
Além da redução tributária, ser médico PJ traz várias vantagens práticas que fazem a diferença no dia a dia do profissional:
Como PJ, você pode emitir nota fiscal de serviços para pessoas físicas e, principalmente, para pessoas jurídicas, como:
Isso amplia suas oportunidades de trabalho e contratos.
Ter um CNPJ permite separar claramente:
Isso facilita a gestão financeira e o planejamento para investimentos no consultório, equipamentos ou formação continuada.
Ter uma pessoa jurídica registrada passa mais confiança para:
Empresas têm acesso facilitado a:
Os lucros distribuídos pelo CNPJ podem ser transferidos para a sua conta pessoal sem a cobrança de IRPF, desde que corretamente registrados na contabilidade, o que pode gerar economia fiscal relevante.
O limite mensal para distribuições de lucros com isenção de Imposto de Renda é de R$ 50 mil por sócio vinculado ao CNPJ.
É importante esclarecer que, de acordo com a legislação vigente, médicos não podem se enquadrar como MEI (Microempreendedor Individual).
Isso acontece porque a medicina não está incluída na lista de atividades permitidas para o MEI. Portanto, se você pretende formalizar seu consultório ou sua atuação profissional, a alternativa legal é abrir um CNPJ como empresa individual ou limitada.
Se você já decidiu que quer formalizar sua atividade como pessoa jurídica, veja abaixo o passo a passo prático:
O contador vai orientar toda a abertura do CNPJ, escolha do regime tributário mais vantajoso e estruturação da empresa conforme suas necessidades.
Você precisará basicamente de:
A contabilidade cuidará do:
Uma vez aberta, sua empresa deve manter:
Sim, vale muito a pena ser médico PJ em 2026, não apenas pela possibilidade de pagar menos impostos de forma legal, mas também pela organização financeira, credibilidade profissional, acesso a melhores oportunidades e maior controle sobre o seu negócio.
Se você já atende com agenda cheia, pensa em expandir sua atuação ou quer planejar melhor seus ganhos, o momento para formalizar sua atuação como PJ é agora.
💼 Fale com a equipe da AJMED e comece sua jornada como médico PJ com apoio especializado.
👉 Quero abrir meu CNPJ e reduzir meus impostos com a AJMED!
Fundador e CEO da AJMED – Contabilidade Médica e euContador – Contabilidade Digital, tendo mais de 20 anos de experiência no mercado contábil. Possui mais de 3500 alunos, 250 CNPJs sob gestão e mais de 200 médicos em seu escritório. Possui a formação Academia de Contabilidade Médica, que forma centenas de alunos todos os anos.