Como atrair clientes para clínica ou consultório? Quais estratégias utilizar para atrair e reter o maior número possível de clientes?
A captação e retenção de clientes, é sem dúvidas um dos maiores desafios dos profissionais e clínicas que atuam na área da saúde.
Pensando nisso, a AJMED, separou 8 dicas que podem ajudar você, confira as nossas dicas e coloque em prática no seu negócio.
Atrair clientes para clínica ou consultório é fundamental para aumentar o seu faturamento e expandir os seus negócios.
No entanto, embora a captação de novos clientes seja importante, não se esqueça de acompanhar os atuais, garantir um bom atendimento e mantê-los satisfeitos com o serviço que você oferece.
Clientes satisfeitos vão indicar a sua clínica ou consultório para amigos e familiares, contribuindo para o crescimento do seu negócio.
Por sinal, essa é muito provavelmente uma das estratégias de marketing mais antigas da qual se tem conhecimento, no entanto, até hoje apresenta resultados positivos.
Para atrair clientes para clínica ou consultório, você precisa conhecer de perto o perfil do seu público-alvo.
Ainda não definiu o perfil do seu público? Analisar os registros de seus atuais pacientes o ajudará a determinar seu público-alvo, observe dados como idade média, sexo e localização.
Além disso, também é bom pesquisar a região e as tendências em torno dos seus serviços.
Se houver mais idosos por perto, por exemplo, pode ser uma jogada inteligente investir na abertura de uma clínica de geriatria.
No entanto, se o bairro for predominantemente habitado por famílias jovens com crianças, você pode investir na pediatria.
A análise desse tipo de informação o ajudará a conhecer seu público-alvo e a organizar estratégias de marketing mais assertivas.
Depois de conhecer bem de perto o perfil do público-alvo, você será capaz de desenvolver estratégias de marketing que funcionem e ajudem a atrair clientes para clínica ou consultório.
Um dos fatores mais importantes para definir boas estratégias de marketing é a idade do seu público.
Cada geração usa diferentes fontes de informação, sendo assim, você precisa usar as ferramentas e estratégias mais relevantes para o seu público.
Um programa de fidelidade, por exemplo, pode funcionar bem para as gerações mais antigas.
No entanto, as inovações e a possibilidade de soluções flexíveis, como baixar os resultados de exame da internet sem visitar fisicamente o consultório ou clínica, são os trunfos para atrair os pacientes mais jovens.
Se você acabou de iniciar a sua clínica ou consultório, é importante deixar as pessoas conhecerem os seus serviços.
Há alguns anos, as páginas amarelas eram a ferramenta definitiva para encontrar os detalhes de contato de qualquer lugar ou pessoa de que você precisasse.
No entanto, nos dias atuais, a internet nos dá mais opções. Além de realizar uma campanha de marketing de sucesso e configurar seu site, também é uma boa ideia registrar seu consultório em diretórios locais.
Com a divulgação em diretórios locais os dados do seu negócio ficarão visíveis para pessoas de todo o mundo. Pacientes em potencial serão capazes de localizar sua clínica ou consultório e obter os detalhes de contato de que precisam.
O melhor de tudo é que você pode utilizar gratuitamente serviços como o Google Meu Negócio para divulgar os seus serviços na internet.
Um site é o cartão de visita digital dos seus serviços. Portanto, se você ainda não tem um, é hora de investir recursos para criá-lo.
Por sua vez, caso seu site seja um pouco antigo e não esteja atualizado, certifique-se de mudar isso o quanto antes.
Seu site pode ser uma ótima alternativa para atrair clientes para clínica ou consultório, afinal, através dele você pode publicar avaliações e depoimentos de pacientes e de membros da equipe, fornecer informações de contato e organizar um blog com informações relevantes.
Por falar em blog, vale destacar que um ótimo conteúdo sempre importa, sendo essa uma das formas de fornecer valor agregado para seus pacientes.
Além disso, os artigos regulares também o ajudarão a se classificar melhor nos mecanismos de busca, o que também o ajudará na captação de novos clientes.
As redes sociais, dentre elas, o Facebook e o Instagram, são uma ótima ferramenta de publicidade. Sendo ativo nas redes sociais você dará aos seus pacientes a opção de curtir ou compartilhar seu conteúdo, o que contribuirá para aumentar a sua visibilidade na internet, captando potenciais leads que podem se tornar pacientes.
Compartilhe informações relevantes, monitore sua presença online, curta, compartilhe e responda mensagens e comentários, quanto maior a sua interação nas redes, maiores as chances de conquistar novos clientes.
Para reter seus pacientes e atrair clientes para clínica ou consultório você precisará de uma equipe amigável e dedicada a oferecer serviços de alta qualidade.
No entanto, para conseguir isso, você precisa treinar adequadamente as pessoas que trabalham para você.
Tenha certeza de que sua equipe tenha conhecimento técnico adequado e saiba como tratar os pacientes com cordialidade e respeito que eles esperam.
Uma recepcionista sorridente e que saiba fornecer detalhes sobre os procedimentos realizados no consultório ou clínica, por exemplo, pode deixar uma boa impressão nos clientes.
Se você deseja atrair clientes para clínica ou consultório e aumentar o seu faturamento, considere a expansão dos serviços que oferece.
Com base em pesquisas de mercado, você pode começar a oferecer procedimentos que são procurados pelo tipo de paciente que você atende.
Quanto mais serviços você oferece, maior será o interesse dos pacientes em potencial em conhecer o seu negócio.
Por fim, é necessário lembrar que você precisa revisar regularmente sua estratégia de marketing para incorporar novas ideias que possam ajudar o negócio a crescer e atrair clientes para clínica ou consultório.
Você pode montar a sua própria equipe de marketing ou então, contratar com uma agência de marketing externa especializada na área de saúde.
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