Se você pretende abrir uma clínica médica ou um consultório médico e está a procura de um bom serviço especializado de contabilidade para clínicas médicas e consultórios médicos, você está no lugar certo!
A AJMED é especializada na prestação de serviços contábeis para o segmento médico: Veja algumas das vantagens e benefícios que você terá ao contar com o apoio de nossa equipe e também com os nossos serviços:
Contar com o apoio de um serviço contábil especializado é muito importante para o sucesso do seu negócio. Um serviço especializado em contabilidade para clínicas médicas pode ajudar você e a sua empresa em diversos aspectos.
Através da contabilidade para Clínicas Médicas, indica na maior parte dos casos que você registre a sua empresa no Simples Nacional, este regime é simplificado e portanto acaba sendo muito conveniente para o seu contador.
Legalmente isso, não é um problema, pois as clínicas médicas, estão englobadas dentre as atividades com permissão para atuar no regime do Simples Nacional, mais especificamente em seus anexos III e V, dependendo do fator R. A Sua alíquota pode iniciar no anexo 3 em 6%, mas pode chegar em 33%, a depender do seu faturamento e também da sua folha salarial. Devido as altas alíquotas essa opção acaba não sendo vantajosa na maioria dos casos. Contudo, é preciso realizar uma análise do seu negócio para entender o regime mais adequado para ele.
No Lucro Presumido as clínicas médicas são tributadas com base na presunção do seu lucro, ou seja, através de uma base de cálculo de 32% e 8% do faturamento para empresas prestadoras de serviços médico e dependendo também do código de prestação de serviço utilizado. Para profissões regulamentadas, como a de médicos, a carga tributária é normalmente de aproximadamente 16,33% do valor total do seu faturamento.
Já o Lucro Real é indicado para empresas de grande porte e com elevado faturamento, sendo mais específico, o lucro real é indicado para aqueles que atingem um faturamento mínimo anual de 78 milhões, sendo portanto muito utilizado por hospitais.
Muitos médicos autônomos ainda atuam em seu próprio CPF, sendo sujeitos ao preenchimento do carnê leão e ao pagamento de alíquotas altíssimas de Imposto de Renda, que podem chegar até 27,5% do seu faturamento.
Entretanto, o mais recomendável para este tipo de profissional é a abertura de um CNPJ, para que possa atuar como pessoa física, pagando uma carga tributária menor, através do Lucro Presumido.
A AJMED é um serviço Contabilidade para clínicas médicas especializado. Ao longo de 40 anos de mercado, reunimos toda a experiência e expertise necessária para realizar a abertura de sua clínica ou consultório de forma ágil e descomplicada.
Veja agora, um passo a passo que elaboramos para que você entenda melhor como funciona o processo de abertura de sua clínica ou consultório médico.
O primeiro passo para a abertura de qualquer empresa é a formalização e registro de um contrato social, ou seja, se você pretende ter uma Contabilidade para clínicas médicas este é o primeiro passo. Nele constarão importantes informações a respeito do negócio, como localização, horário de funcionamento, atividades desenvolvidas e regime tributário. Mas, contará também com os dados dos sócios e o percentual de participação de cada um deles.
O segundo passo é o registro da empresa junto a Receita Federal do Brasil para obtenção do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas da empresa.
Como todo prestador de serviços um médico ou uma clínica médica precisam emitir notas fiscais pelos serviços prestados. Isso só será possível após registro da empresa e obtenção do seu respectivo alvará de funcionamento e devidas licenças junto a prefeitura e suas secretarias competentes. Através desse passo você escolherá o Código de Serviço.
Após a formalização da empresa, será preciso realizar o seu registro junto ao INSS, para que assim possam ser recolhidas as contribuições relativas a previdência social, mais um passo para Contabilidade para clínicas médicas.
Toda empresa deve depositar mensalmente em uma conta específica de cada funcionário o FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, no percentual de 8% sobre os seus rendimentos, para isso será necessário registrar a empresa perante a CEF – Caixa Econômica Federal.
Antes de iniciar as atividades de uma clínica ou consultório médico é preciso ainda submeter à empresa aos processos de registro junto a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e demais órgãos responsáveis por este serviço, nas esferas estaduais e municipais do local de atuação de sua empresa.
No Brasil, o processo de abertura de uma empresa pode se mostrar um pouco complexo, porém com o auxílio de quem tem experiência e entende do assunto, tudo fica mais fácil. Conte com o apoio da AJMED!