7 passos para reduzir custos de uma clínica de fonoaudiologia

Contabilidade para clínicas médicas e consultórios médicos
Contabilidade para clínicas médicas e consultórios médicos
1 de janeiro de 2020
Simples Nacional ou Lucro Presumido para Dentistas
Simples Nacional ou Lucro Presumido para Dentistas
15 de janeiro de 2020
7 passos para reduzir custos de uma clínica de fonoaudiologia

7 passos para reduzir custos de uma clínica de fonoaudiologia

Você é o proprietário ou então o responsável pela gestão de uma clínica de fonoaudiologia e está em busca de formas para reduzir os seus custos operacionais? Neste artigo, você encontrará dicas e informações importantes que te ajudarão neste objetivo.

1 – Invista em tecnologia e automação de processos

Pode parecer contraditório, mas a primeira dica para quem pretende reduzir custos está justamente na realização de um investimento. Entenda que o investimento é diferente de um simples custo, pois ele poderá lhe beneficiar e oferecer retorno de alguma forma.

A nossa primeira dica é para que você invista na automação de processos em sua clínica fonoaudiológica, evitando assim que determinadas tarefas sejam realizadas por funcionários, contribuindo para a otimização de seu efetivo.

Veja o passo a passo para abrir uma clínica de fonoaudiologia

Para automatizar e otimizar processos, você pode por exemplo investir em um sistema para o agendamento e a confirmação de consultas. Com este recurso, você garante maior controle das agendas de atendimento da clínica de Fonoaudiologia, oferece facilidade aos seus clientes e reduz o tempo gasto por sua equipe de marcação de consultas com agendamentos e confirmações, além de reduzir ainda os custos relacionados ao serviço de telefonia.

Outra forma de se reduzir custos com o auxílio da tecnologia, está na implantação de um sistema informatizado de prontuários, assim você consegue reduzir os custos relacionados ao arquivamento e armazenamento de documentos e também com a compra de papel.

2 – Terceirize Serviços de sua Clínica de Fonoaudiologia

 Alguns serviços necessários para o funcionamento de sua clínica de fonoaudiologia podem ser terceirizados, como os serviços de limpeza, manutenção predial e informática. Os custos que envolvem a manutenção de uma equipe para a execução de tarefas não relacionadas à atividade fim da empresa podem ser expressivamente reduzidos através da terceirização de mão de obra.

3 – Substitua as Horas Extras pelo Banco de Horas

Os seus funcionários costumam fazer horas extras no trabalho? Se a sua resposta foi sim, o mais recomendável é modificar a forma de compensação para o banco de horas, assim ao invés de pagar pelas horas de trabalho realizadas fora do expediente normal, você poderá conceder folgas aos seus funcionários, reduzindo assim o valor de sua folha de pagamento.

4 – Revise os equipamentos e sistemas elétricos de sua clínica

Aparelhos antigos ou sem a devida manutenção, costumam consumir mais energia do que o necessário e precisam passar por manutenção ou substituição para reduzir o seu consumo de energia.

Outra dica importante, sob este aspecto está relacionada ao sistema de iluminação de sua clínica. Substitua todas as suas lâmpadas por modelos de led, que oferecem alta durabilidade e maior economia.

Vale a pena ainda, a instalação de sensores de presença que possuem a finalidade de manter a luz apagada em ambientes sem a presença de pessoas.

5 – Invista em conscientização

Outra dica importante é que pode contribuir significativamente para a redução de custos está relacionada ao processo de conscientização de funcionários e visitantes.

Avisos podem ser colados nos sanitários, conscientizando delicadamente as pessoas quanto ao desperdício de água e também de papel toalha. Gestos simples, como estes além de contribuir para o meio ambiente, ajudam na economia!

6 – Revise as despesas da clínica

Para otimizar os custos de qualquer empresa é muito importante contar com um sistema para o controle e gestão financeira, o que inclui, fluxo de caixa, receitas e despesas, relatórios e um demonstrativo de resultados.

É preciso conhecer detalhadamente as despesas para entender melhor onde é possível economizar e reduzir custos. 

Um DRE – Demonstrativo de Resultados do Exercício, por exemplo, pode ser obtido através de alguns sistemas de gestão financeira. Trata-se de um relatório que classifica todas as receitas e despesas da clínica e realiza um confronto destas informações, para que você conheça o resultado da empresa, mas saiba também de onde vem as maiores receitas e para onde são destinados os maiores recursos financeiros. Através destas informações é possível realizar uma análise e atacar alguns pontos importantes para a redução de custos da clínica fonoaudiológica.

7 – Conte com um serviço de contabilidade especializado

Muitas clínicas médicas não conseguem obter bons resultados financeiros, justamente por pagar mais impostos do que deveriam. Isso em geral acontece devido a falta de um serviço de contabilidade especializado em clínicas médicas.

Contabilidade para Clínicas de Obstetrícia

AJMED é um assessoria contábil especializada na prestação de serviços contábeis para consultórios e clínicas médicas. Realizamos uma verdadeira análise da sua empresa para indicar o melhor regime tributário e assim reduzir os tributos pagos por você.

No Brasil, existem basicamente três regimes tributários, cada um deles com suas próprias particularidades. Portanto, é preciso estudar muito bem cada situação para escolher o regime mais adequado para a clínica, veja abaixo:

Lucro Real para Clínica de Fonoaudiologia

O Lucro Real é mais indicado e utilizado para clínicas de grande porte e hospitais com faturamento anual superior aos 78 milhões.

Lucro Presumido para Clínica de Fonoaudiologia

No Lucro Presumido os impostos são calculados com base a presunção de lucro, em geral a alíquota final sobre as receitas da clínica será de 16,33%. Na maior parte dos casos este é o regime mais indicado e econômico para clínicas médicas. Sendo portanto o mais utilizado pelas clínicas que confiam a sua contabilidade a AJMED.

Saiba 10 dicas para angariar novos clientes em sua clínica.

Simples Nacional para Clínica de Fonoaudiologia

Clínica de fonoaudiologia com faturamento anual de até 4,8 milhões podem optar também pelo regime do Simples Nacional, mais especificamente nos anexos 3 ou 5, que possuem alíquotas que variam entre 6% e 33% a depender do faturamento e do valor da folha de pagamento da empresa.

Devido as altas alíquotas esse regime acaba não sendo o mais adequado para o segmento médico.

Gostou de nossas dicas para a redução de custos em sua clínica fonoaudiológica? Conte com o apoio da AJMED para otimização dos resultados da sua clínica. Entre em contato com a nossa equipe e descubra as vantagens em tornar-se um cliente parceiro da AJMED!

Os comentários estão encerrados.

ASSINE
Open chat
Estou no site da AJMED e gostaria de tirar uma dúvida!!!!