8 passos para abrir uma clínica de saúde de forma rápida e segura

7 dicas sobre como abrir uma clínica de saúde esportiva de sucesso!
7 dicas sobre como abrir uma clínica de saúde esportiva de sucesso!
22 de julho de 2020
5 passos para abrir um estúdio de pilates
5 passos para abrir um estúdio de pilates
5 de agosto de 2020
8 passos para abrir uma clínica de saúde de forma rápida e segura

8 passos para abrir uma clínica de saúde de forma rápida e segura

Você está pensando em abrir uma clínica de saúde? Se você já atua na área de medicina ou está prestes a começar a sua carreira na área, optar pela abertura de uma clínica de saúde pode ser uma excelente opção.

Através de uma clínica própria de saúde você poderá oferecer os seus serviços e consultas médicas, além de outros serviços e exames aumentando o seu leque de atendimento e também faturamento.

Apesar de sentir o desejo de abrir uma clínica de saúde, muitos profissionais sentem muitas dúvidas na hora de planejar e montar o seu próprio negócio. 

Pensando nisso, decidimos montar este artigo onde você encontrará 8 passos para abrir uma clínica de saúde de forma rápida e segura!

1.Elabore um plano de negócios

Antes de colocar os seus planos em prática, é muito importante colocá-los de forma organizada no papel.

Basicamente o plano de negócios é uma espécie de projeto a respeito da empresa que se pretende montar. Neste documento, constam informações muito importantes para a abertura de uma empresa, dentre eles os objetivos do negócio, os recursos financeiros e humanos disponíveis.

Através do plano de negócios, também devemos fazer um estudo de concorrentes, demanda, localização e investimentos.

Leia este texto caso queira entender um pouco mais sobre finanças para Clínica Médica

Todas as informações levantadas para a montagem de um plano de negócios, servem de base para a tomada de diferentes decisões.

2. Escolha a localização ideal para a sua clínica de saúde

A localização ao abrir uma clínica de saúde é um dos principais fatores que poderão influenciar em seu sucesso.

A maior parte das cidades possuem determinadas regiões com maior concentração de clínicas médicas, hospitais e laboratórios. Avalie a possibilidade de encontrar um imóvel para instalar a sua clínica de saúde em regiões como essa, pois assim você estará mais próximo do seu público alvo.

Tenha preferência por um local que disponibilize espaço para estacionamento, oferecendo maior comodidade aos seus clientes. Caso, isso não seja possível, busque por uma localização em região de fácil acesso através de diferentes meios de transporte, como carro e ônibus.

Pense também na acessibilidade, visto que é muito comum que uma clínica médica receba pacientes com restrições de locomoção.

3. Equipamentos

Ao elaborar o plano de negócios da sua clínica médica fala uma avaliação completa dos equipamentos que serão necessários para o início das atividades.

Você certamente precisará de itens de escritório, como computadores, impressoras e telefones. 

Já pensou em terceirizar o seu Financeiro? Leia esta matéria

Também será necessário investir em alguns itens que serão utilizados nas atividades fim ao abrir uma clínica de saúde, dentre eles, podemos citar: o estetoscópio, os oxímetros, os medidores de pressão arterial, os termômetros, otoscópio e também as macas utilizadas para examinar os pacientes.

4. Estrutura

Além de oferecer um bom atendimento, é indispensável contar com uma boa estrutura para receber os seus pacientes com conforto e total comodidade.

Portanto, invista em ambientes amplos, com boa iluminação e ar-condicionado, sofás e cadeiras confortáveis, televisão e um balcão de atendimento.

Se possível invista também em uma rede wifi de qualidade para que os seus clientes possam contar com um pouco de distração enquanto aguardam pelo atendimento.

Ao oferecer total conforto aos seus pacientes, você minimiza possíveis insatisfações geradas pelo tempo de espera.

5. Funcionários

Preocupe-se também em montar uma equipe completa e eficiente de profissionais. Para isso, organize um criterioso processo seletivo, buscando os melhores profissionais em cada área de atuação.

Invista também em programas de capacitação e treinamento periódicos para manter a sua equipe sempre alinhada aos padrões de qualidade da clínica médica.

Não esqueça dos uniformes e passe maior sensação de profissionalismo para os seus clientes.

Lembre-se, a qualidade do atendimento e dos serviços prestados são fatores determinantes para o sucesso da sua clínica em saúde.

6.Marketing e publicidade

Para que a sua clínica tornse-se uma referência e seja conhecida na sua região é preciso investir também em campanhas e estratégias de marketing e publicidade.

Invista no marketing da sua empresa, principalmente através das mídias sociais, como Instagram e Facebook, mas também através de folders, cartões de visita, uniformes, logomarca e fachada. 

Você pode contar também, com o encaminhamento e indicações feitas por outros profissionais da área da saúde.

Utilize todos os recursos de marketing ao seu favor e atraia o maior número possível de clientes ao abrir uma clínica de saúde.

7.Legalização

Para que a sua clínica de saúde possa efetivamente entrar em funcionamento será necessário preparar toda a documentação legal e registrar a empresa.

Registro do contrato social e formalização da empresa: O primeiro passo neste caso é definir o regime tributário e de constituição da empresa, assim como também o nome da clínica de saúde, seu endereço, serviços oferecidos e o capital inicial investido no negócio.

Com base nessas informações será preciso elaborar um contrato social para registro na junta comercial.

Contabilidade Clínicas Médicas

Emissão do CNPJ: Após o registro da empresa na junta comercial será necessário solicitar a emissão do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas da sua clínica médica junto a Receita Federal do Brasil. 

O CNPJ é um registro único e essencial para a formalização e reconhecimento de qualquer empresa.

Emissão da inscrição municipal e do alvará de funcionamento: Será necessário também, ao abrir uma clínica de saúde, registrar junto a prefeitura do seu município.

Com o registro na esfera municipal, a clínica médica receberá uma autorização de funcionamento e também será habilitada para a emissão de notas fiscais pelos serviços prestados.

8.Contrate um serviço especializado de contabilidade

Após os procedimentos de legalização, a sua clínica de saúde já estará apta para entrar em efetivo funcionamento.

No entanto, será preciso manter algumas obrigações legais sempre em dia, evitando assim, problemas com os órgãos de fiscalização.

Leia este texto sobre Contabilidade Online

Além das obrigações comuns a qualquer tipo de empresa como o pagamento de tributos e o cálculo da folha de pagamento, as empresas da área de saúde estão obrigadas a enviar algumas obrigações acessórias diferenciadas.

Logo, é muito importante contar com um time de especialistas na gestão contábil de clínicas de saúde. Conheça a AJMED,  um serviço de contabilidade especializado na área de saúde com mais de 40 anos de mercado e centenas de clientes satisfeitos! 

Os comentários estão encerrados.

ASSINE
Open chat
Estou no site da AJMED e gostaria de tirar uma dúvida!!!!