Contabilidade para clínicas médicas e consultórios médicos

As vantagens de abrir uma empresa para médicos
As vantagens de abrir uma empresa para médicos
25 de dezembro de 2019
7 passos para reduzir custos de uma clínica de fonoaudiologia
7 passos para reduzir custos de uma clínica de fonoaudiologia
8 de janeiro de 2020
Contabilidade para clínicas médicas e consultórios médicos

Contabilidade para clínicas médicas e consultórios médicos

Se você pretende abrir uma clínica médica ou um consultório médico e está a procura de um bom serviço especializado de contabilidade para clínicas médicas e consultórios médicos, você está no lugar certo!

A AJMED é especializada na prestação de serviços contábeis para o segmento médico: Veja algumas das vantagens e benefícios que você terá ao contar com o apoio de nossa equipe e também com os nossos serviços:

  1. Equipe qualificada: Contamos com um time especializado na área da saúde e na prestação de serviços para contabilidade para clínicas médicas
  2. Mantenha suas obrigações contábeis e fiscais em dia: Estamos preparados para atender o seu consultório ou clínica médica garantido que 100% das obrigações Fiscais,Contábeis e também do eSocial serão entregues em dia, evitando multas e prejuízos.
  3. Apoio no processo de abertura do seu negócio: Somos especializados na abertura de empresas uniprofissionais, consultórios e clínicas médicas e podemos ajudar você nesta etapa.
  4. Terceirização do Financeiro de Clínicas: O controle financeiro do seu negócio é complicado e exige muito tempo? Oferecemos a terceirização de seu financeiro através do BPO de integração  financeira para clínicas médicas.
  5. Suporte e Treinamento: Oferecemos a você todo o suporte e treinamento necessário para a emissão de NFe de Serviços, realização de glosas médicas, convênios, entre outros.
  6. Redução da carga tributária: Por conhecer a fundo a contabilidade voltada para serviços médicos, podemos oferecer opções contábeis que legalmente contribuem para a redução da carga tributária do seu negócio.

Como uma contabilidade para clínicas médicas pode me ajudar?

Contar com o apoio de um serviço contábil especializado é muito importante para o sucesso do seu negócio. Um serviço especializado em contabilidade para clínicas médicas pode ajudar você e a sua empresa em diversos aspectos.

Redução da Carga Tributária para Clínicas Médicas

Através da contabilidade para Clínicas Médicas, indica na maior parte dos casos que você registre a sua empresa no Simples Nacional, este regime é simplificado e portanto acaba sendo muito conveniente para o seu contador.

Legalmente isso, não é um problema, pois as clínicas médicas, estão englobadas dentre as atividades com permissão para atuar no regime do Simples Nacional, mais especificamente em seus anexos III e V, dependendo do fator R. A Sua alíquota pode iniciar no anexo 3 em 6%, mas pode chegar em 33%, a depender do seu faturamento e também da sua folha salarial. Devido as altas alíquotas essa opção acaba não sendo vantajosa na maioria dos casos. Contudo, é preciso realizar uma análise do seu negócio para entender o regime mais adequado para ele.

No Lucro Presumido as clínicas médicas são tributadas com base na presunção do seu lucro, ou seja, através de uma base de cálculo de 32% e 8% do faturamento para empresas prestadoras de serviços médico e dependendo também do código de prestação de serviço utilizado. Para profissões regulamentadas, como a de médicos, a carga tributária é normalmente de aproximadamente 16,33% do valor total do seu faturamento.

Contabilidade para Clínica Médica de Pediatria

Já o Lucro Real é indicado para empresas de grande porte e com elevado faturamento, sendo mais específico, o lucro real é indicado para aqueles que atingem um faturamento mínimo anual de 78 milhões, sendo portanto muito utilizado por hospitais.

Saiba todos os equipamentos para abrir sua clínica.

Redução da Carga Tributária para Médicos Autônomos

Muitos médicos autônomos ainda atuam em seu próprio CPF, sendo sujeitos ao preenchimento do carnê leão e ao pagamento de alíquotas altíssimas de Imposto de Renda, que podem chegar até 27,5% do seu faturamento.

 

Entretanto, o mais recomendável para este tipo de profissional é a abertura de um CNPJ, para que possa atuar como pessoa física, pagando uma carga tributária menor, através do Lucro Presumido.

Prestação de suporte para abertura de empresas médicas

A AJMED é um serviço Contabilidade para clínicas médicas especializado. Ao longo de 40 anos de mercado, reunimos toda a experiência e expertise necessária para realizar a abertura de sua clínica ou consultório de forma ágil e descomplicada.

Veja agora, um passo a passo que elaboramos para que você entenda melhor como funciona o processo de abertura de sua clínica ou consultório médico.

1º Passo: Elaboração do contrato social da clínica

O primeiro passo para a abertura de qualquer empresa é a formalização e registro de um contrato social, ou seja, se você pretende ter uma Contabilidade para clínicas médicas este é o primeiro passo. Nele constarão importantes informações a respeito do negócio, como localização, horário de funcionamento, atividades desenvolvidas e regime tributário. Mas, contará também com os dados dos sócios e o percentual de participação de cada um deles.

2º Passo: Registrar a empresa na Receita Federal do Brasil 

O segundo passo é o registro da empresa junto a Receita Federal do Brasil para obtenção do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas da empresa.

3º Passo: Registrar a empresa na Prefeitura e obter o Alvará de Funcionamento

Como todo prestador de serviços um médico ou uma clínica médica precisam emitir notas fiscais pelos serviços prestados. Isso só será possível após registro da empresa e obtenção do seu respectivo alvará de funcionamento e devidas licenças junto a prefeitura e suas secretarias competentes. Através desse passo você escolherá o Código de Serviço.

4º Passo: Registrar a empresa no INSS

Após a formalização da empresa, será preciso realizar o seu registro junto ao INSS, para que assim possam ser recolhidas as contribuições relativas a previdência social, mais um passo para Contabilidade para clínicas médicas.

5º Passo: Registrar a empresa na Caixa Econômica Federal

Toda empresa deve depositar mensalmente em uma conta específica de cada funcionário o FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, no percentual de 8% sobre os seus rendimentos, para isso será necessário registrar a empresa perante a CEF – Caixa Econômica Federal.

6º Passo: Registro da empresa na Anvisa e Vigilâncias Sanitárias

Antes de iniciar as atividades de uma clínica ou consultório médico é preciso ainda submeter à empresa aos processos de registro junto a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e demais órgãos responsáveis por este serviço, nas esferas estaduais e municipais do local de atuação de sua empresa.

No Brasil, o processo de abertura de uma empresa pode se mostrar um pouco complexo, porém com o auxílio de quem tem experiência e entende do assunto, tudo fica mais fácil. Conte com o apoio da AJMED!

Os comentários estão encerrados.

ASSINE
Open chat
Estou no site da AJMED e gostaria de tirar uma dúvida!!!!