A importância de uma contabilidade parceira para a sua clínica

clinica de depilação
Abrir uma clínica de depilação: Todos os passos para ter sucesso!
28 de outubro de 2020
loja de produtos veterinários
Confira como abrir uma loja de produtos veterinários e tire suas ideias do papel
11 de novembro de 2020
contabilidade para clínica médica

Antes de qualquer coisa, a contabilidade para médicos pode ser um processo bastante complexo, pois, logo que o médico decide empreender já precisa lidar com as implicações legais do sistema tributário brasileiro. 

Além disso, não é novidade que, para o médico que realiza, além dos atendimentos médicos, a gestão financeira da clínica, uma das maiores dores de cabeça é, sem dúvidas, a contabilidade

Entretanto, é válido ressaltar que a contabilidade não pode ser negligenciada, ou seja, você não pode fazê-la de qualquer jeito, por isso, contar com um especialista, que entende tudo sobre os processos, é crucial para a gestão financeira do seu negócio. 

Agora, se você acha o processo complicado demais, aqui neste post há dicas valiosas para te ajudar a encontrar uma parceira de contabilidade para a sua clínica e dar o match perfeito! 

Continue a leitura e fique por dentro de tudo! 

Qual a importância da contabilidade para médicos?

Com a rotina acelerada de clínicas e consultórios, a gestão financeira pode ser prejudicada, afinal, o médico que realiza além dos atendimentos, a gestão do seu consultório, não consegue dar conta de todas as questões legais e pode acabar as negligenciando.

Em suma, não se esqueça de que deixar de lado essa parte primordial para uma boa gestão de uma clínica médica pode gerar muitos incômodos, além de colocar em risco a saúde financeira da sua clínica. 

Pensando nisso, lembre-se de que, durante a sua jornada, você irá:

  • Emitir de notas fiscais; 
  • Controlar as suas movimentações financeiras;
  • Enviar o Imposto de Renda da sua empresa.

Antes de tudo, é do senso comum algumas dúvidas relacionadas ao regime tributário, por exemplo. Já que, no Brasil, a carga tributária pode ser muito complexa para quem não é especialista na área. 

Sendo assim, é muito provável que a sua clínica esteja pagando bem mais do que deveria em impostos. Ou, para complicar ainda mais, pode até estar deixando de pagá-los e, em curto prazo, isso se tornará em um grande problema.

Quando as dificuldades começam a aparecer, é o momento de recorrer a uma parceria de contabilidade para evitar a dor de cabeça de ter que resolver um problemão na sua clínica!

Como escolher um parceria de contabilidade para a sua clínica?

Não é segredo que as clínicas médicas, assim como qualquer empresa, necessitam de uma parceria para cuidar da parte contábil do seu negócio. A princípio, é melhor contar com um especialista para te auxiliar, assim, sobra mais tempo para cuidar dos seus pacientes!

Por isso, escolher bem quem será o seu parceiro nessa jornada torna-se uma missão muito importante, já que reflete diretamente no financeiro da sua clínica ou consultório médico. 

A seguir, temos 5 dicas para te ajudar a escolher uma parceira em contabilidade:

  1. Pesquise bem

Lembre-se de que o objetivo de qualquer empresa é crescer e potencializar seus resultados, portanto, a contabilidade é peça importante nessa caminhada. 

Por isso, não encare esse processo como trabalhoso e sim como um elemento importante para o crescimento do seu negócio. 

  1. Avalie o custo-benefício

Escolha uma parceria em contabilidade encaixando os honorários contábeis dentro do seu orçamento.  

  1. Profissionais habilitados

Afinal, é essencial ser assessorado por profissionais competentes, não é mesmo? É preciso que esteja rigorosamente alinhado à legislação.

  1. Comunicação com a empresa

Avalie os canais de comunicação com a empresa escolhida, visto que, se queremos soluções rápidas para os nossos problemas, precisamos de ótimos canais para contatar o fornecedor! 

O que deve constar na contabilidade para médicos?

Veja a seguir em que uma parceria em contabilidade pode te ajudar:

  • Precificação de consultas: você sabe precificar as suas consultas e os procedimentos que a sua clínica executa? O preço do seus serviços precisa ser definido de acordo com muitos fatores financeiros, ou seja, é preciso cobrir todos os custos e despesas que a sua clínica tem. 
  • Cálculo dos impostos: você sabe, hoje, quanto a sua clínica médica paga de impostos? Parece complicado, mas tenha calma! Uma assessoria de contabilidade lidará com isso enquanto você cuida dos seus pacientes.
  • Planejamento tributário: o fluxo de caixa, por exemplo, está ligado diretamente ao planejamento tributário da sua clínica médica! Preveja o futuro com um bom planejamento para garantir a boa gestão financeira da sua clínica médica. 
  1. Redução dos tributos: com a adequação dos seus serviços ao regime tributário correto, a contabilidade pode te ajudar a reduzir a carga tributária da sua empresa. Diminuindo, então, o peso que os impostos têm sobre o seu lucro!
  2. Adequação a legislação: além dos tributos, a sua clínica precisa estar em dia com o Conselho Federal de Medicina, como também os pagamentos ao sindicato patronal, à Previdência Social, etc, a contabilidade também cuida disso para você!

Os comentários estão encerrados.

ASSINE
Open chat
Estou no site da AJMED e gostaria de tirar uma dúvida!!!!