Confira como abrir uma loja de produtos veterinários e tire suas ideias do papel

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loja de produtos veterinários

Nesse artigo especial preparado pela AJMED para você, confira como abrir uma loja de produtos veterinários, o tradicional pet shop, e retire todas as suas dúvidas!

Nesse conteúdo, você terá acesso a informações valiosas para finalmente tirar do papel o seu sonho de empreender montando uma loja de produtos veterinários.

Plano de Negócios

O primeiro passo a ser dado para a montagem de um negócio de sucesso diz respeito a elaboração do plano de negócios. Se você não faz ideia do que seja um plano de negócios, não se desespere, nós vamos ajudar!

De forma simplificada, podemos dizer que um plano de negócios é o projeto base para a constituição de uma empresa. Ele consiste em uma espécie de documento que contém todas as características desejadas para o negócio, como localização, produtos e serviços que serão comercializados, fornecedores, principais concorrentes, estratégias de marketing, sócios e valor disponível para ser investido.

Pelo grande número de assuntos relativos ao negócio existentes em um plano de negócios, certamente você já percebeu o quanto esse documento é importante, não só para que o empreendedor coloque no papel e entenda exatamente a empresa que se deseja constituir, mas também como base para tomada de importantes decisões sobre o futuro dos negócios.

Precisa de ajuda para elaborar o plano de negócios da sua empresa? Conte com a AJMED, temos um time de especialistas à disposição para auxiliar você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Localização

A localização de um Pet Shop deve necessariamente levar em consideração alguns aspectos fundamentais para o sucesso do novo negócio. Veja quais são eles:

Facilidade de acesso e estacionamento: A Fim de oferecer maior comodidade aos clientes, facilitando a visita ao estabelecimento para compras com tranquilidade, é interessante que a sua loja de produtos veterinários oferece estacionamento gratuito e facilidade de acesso.

O ideal é que o estacionamento, seja próprio, mas caso não seja possível, uma opção é fechar convênio com algum estacionamento próximo. Lembre-se O estacionamento deve ser gratuito para clientes em período de compras.

Infraestrutura e segurança: A região onde será instalada a loja de produtos veterinários precisa preferencialmente oferecer boa estrutura e ter fácil acesso a estações de trem, terminais de ônibus e pontos de táxi. Tudo pensado para facilitar o acesso dos clientes.

Fluxo de pessoas: Procure instalar a sua loja preferencialmente em locais com grande fluxo de pessoas e boa visibilidade, assim você terá maior probabilidade de alcançar um bom número de clientes.

Estrutura

A estrutura mínima recomendada para uma loja de produtos veterinários é de 50m², no entanto, naturalmente quanto maior o espaço disponível, maior será a sensação de conforto e comodidade dos clientes. Além disso, com uma loja ampla, você terá a oportunidade de oferecer uma boa variedade de produtos, destacando-se da concorrência.

Em geral, um estabelecimento deste tipo precisa dispor das seguintes áreas:

Escritório: Local destinado para a execução das atividades administrativas que envolvem o negócio. Para este ambiente será necessário investir em mesas, cadeiras, armários, computador, telefone, impressora multifuncional e materiais de escritório como canetas e papel.

Consultório Veterinário: Uma loja de produtos veterinários não precisa obrigatoriamente contar com esse tipo de serviço, no entanto, este poderá ser um grande diferencial.

Esse tipo de espaço é destinado para a consultas clínicas, curativos e vacinações de animais, sendo necessário que exista no estabelecimento um veterinário responsável, devidamente registrado no CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Os principais equipamentos de um consultório veterinário são: Os equipamentos do consultório veterinário são: balança, carrinho curativo, estetoscópio, mesa de atendimento, foco de iluminação, microscópio, negatoscópio e suporte de soro.

Banho e Tosa: Outra área muito comum em lojas para o público pet, é o espaço para banho e tosa. Nesse espaço você vai precisar de secador, soprador, máquina de tosa, lâminas de tosa, pente para lâmina, mesa, banheira, caixa de transporte e água com temperatura regulável, além dos produtos de higiene e beleza, como shampoos, cremes e condicionadores.

Caso atue com banho e tosa, não se esqueça de reservar um espaço para o adequado alojamento dos animais que aguardam seus donos ou aguardam atendimento. Como um plus, você também pode oferecer serviços de coleta e entrega dos animais em domicílio.

Estoque: O estoque será utilizado para armazenar mercadorias que chegam dos fornecedores, como sacos de ração e todos demais produtos com unidades excedentes aquelas já disponíveis na frente de loja.

Para essa área, você precisará de algumas prateleiras e pallets para acomodar adequadamente as mercadorias.

Loja e espaço para atendimento: Essa é a área que será destinada para exposição dos produtos e também para o atendimento e recebimento do público.

Para esse espaço, você precisará de telefone, computador, gôndolas de exposição, balcão, impressora fiscal, máquinas de cartão de crédito e claro, como não poderia faltar de um excelente atendimento.

Fornecedores

Também é importante destacar que para fazer da sua loja de produtos veterinários um verdadeiro sucesso, você precisará contar com o apoio de bons fornecedores.

Os fornecedores serão os grandes responsáveis por oferecer todo o mix de produtos que a sua loja precisa. Além disso, eles podem contribuir positivamente para tornar a sua loja mais competitiva caso aceitem negociar e ofereçam preços competitivos e facilidade de pagamento.

Sendo assim, pesquise bastante, realize cotações e encontre os melhores fornecedores para a sua loja de produtos veterinários.

Legalização e Documentação

Por fim, também é preciso ficar atento as documentações e autorizações necessárias para que a sua loja entre em funcionamento, como emissão do CNPJ, inscrição estadual, alvará de funcionamento e licença da vigilância sanitária.

Você também precisará buscar orientações quanto ao registro de responsabilidade técnica da sua loja de produtos veterinários, junto ao CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Ainda tem dúvidas para tirar os seus planos do papel e abrir a sua loja de produtos veterinários? Precisa de orientações para a legalização do seu novo negócio?

Então, não perca mais tempo! Entre em contato com a AJMED, converse com um dos nossos especialistas e conheça os nossos serviços para abertura e legalização da sua empresa!

Telefone: (11) 2041-0672

WhatsApp: (11) 9 6980-6588

E-mail: bruno@ajmed.com.br

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