Confira os 8 passos iniciais para abrir uma clínica de nutrição de sucesso

loja de produtos veterinários
Confira como abrir uma loja de produtos veterinários e tire suas ideias do papel
11 de novembro de 2020
Como abrir uma empresa médica sendo funcionário público
Como abrir uma empresa médica sendo funcionário público
28 de novembro de 2020
Confira os 8 passos iniciais para abrir uma clínica de nutrição de sucesso

Pensando em abrir uma clínica de nutrição? Saiba que essa é uma excelente escolha, pelo menos é o que diz uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) que indica que 8 em cada 10 brasileiros, ou seja, 80% da população estão preocupados e se esforçam para manter uma alimentação saudável.

Já um outro estudo realizado pela agência de pesquisa Euromonitor identificou que o mercado de alimentação saudável vem crescendo significativamente no Brasil. Somente no intervalo de tempo entre 2009 e 2014, o segmento cresceu 98% no país.

O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking global dos países que mais consomem alimentos saudáveis, considerando somente o último ano, o setor movimentou R$ 93,6 bilhões em vendas.

Números e pesquisas que comprovam o quanto o brasileiro está disposto a investir em cuidados com alimentação. Em um cenário como esse não restam dúvidas, abrir uma clínica de nutrição é um excelente negócio!

Para ajudar você que planeja investir neste segmento a tirar os seus planos do papel, separamos 8 dicas para a montagem do seu negócio, confira!

1.Plano de Negócios

O primeiro passo para a montagem de qualquer negócio é a elaboração de um Plano de Negócios e portanto, não poderia ser diferente para uma clínica de nutrição.

O plano de negócios é um documento que contém informações importantes sobre a empresa que se pretende constituir como por exemplo:

  • Serviços e produtos a serem oferecidos;
  • Perfil do público alvo;
  • Localização do negócio;
  • Investimento necessário para colocar o negócio em funcionamento;
  • Número de funcionários necessários;
  • Dentre outras informações importantes.

Este documento serve de norte e orientação para que o empreendedor saiba exatamente o que precisa e o que tem em mãos para retirar o futuro negócio do papel, transformando-o em realidade.

Você já elaborou um plano de negócios para a sua clínica? Então, podemos avançar para as próximas dicas! Vamos nessa!

2.Registro da Clínica

De posse do seu plano de negócios, é hora de de dar os primeiros passos para constituição do seu novo negócio, sendo o primeiro deles a formalização.

Sendo assim, antes de entrar em funcionamento será necessário obter os seguintes documentos e autorizações:

Com toda a documentação em dia, sua clínica de nutrição já estará apta para entrar em funcionamento. No entanto, ainda é preciso pensar em toda parte de planejamento e estrutura para montagem do negócio.

3.Planejamento Financeiro

Uma das 8 dicas que separamos para você nesse artigo, diz respeito ao planejamento financeiro, afinal, uma clínica de sucesso precisa ser constituída com muito planejamento para que evite-se ao máximo a ocorrência de imprevistos.

Sendo assim, é muito importante colocar no papel todos os custos que estarão envolvidos na abertura e estruturação da clínica de nutrição, como custos com locação ou compra de um imóvel ou sala comercial, custos com reforma, além de toda parte de mobília, equipamentos e custos com mão de obra.

Coloque todos os custos detalhadamente no papel e veja quanto será preciso investir para iniciar seu novo negócio. Não se esqueça também de reservar parte do capital para constituição do capital de giro da empresa.

4.Localização

Com toda a documentação necessária liberada e um bom planejamento financeiro é hora de começar a pensar na estrutura física do negócio, o que inevitavelmente envolve a escolha de uma boa localização.

A localização de uma clínica de nutrição deve necessariamente levar em consideração alguns aspectos fundamentais, como por exemplo, fácil acesso, estacionamento facilitado e boa infraestrutura.

O imóvel escolhido poderá ser próprio ou alugado, o mais importante é que ele ofereça comodidade aos clientes, como por exemplo estacionamento próprio ou convênio  com algum estacionamento próximo.

A região de instalação da clínica nutricional, também deve contar com boa infraestrutura, principalmente em termos de transporte, estando preferencialmente próxima a estações de trem, terminais de ônibus e pontos de táxi. Tudo para facilitar o acesso dos clientes.

Já escolheu a localização da sua clínica? Então, vamos para a próxima dica, falaremos sobre a estrutura e mobília necessária para montagem de uma clínica de nutrição.

5.Estrutura e Mobília

A montagem de uma clínica de nutrição requer o investimento em alguns itens relacionados a estrutura e mobília, veja:

  • Poltronas e cadeiras para a sala de espera;
  • Mesas, macas e cadeiras para os consultórios;
  • Televisão;
  • Mesa e cadeira para a recepcionista;
  • Computadores e impressora;
  • Telefones;
  • Materiais de escritório;
  • Materiais de limpeza;
  • Armários;
  • Itens de decoração;
  • Dentre outros;

Além desses itens, também pode ser necessário realizar alguns reparos e reformas para adaptar o imóvel escolhido para a finalidade em questão.

6.Equipamentos

Após listar toda a mobília necessária, você também precisará pensar nos equipamentos de trabalho dos profissionais que atuarão na sua clínica de nutrição, como por exemplo:

  • Balança adulto e infantil;
  • Estadiômetro;
  • Adipômetro;
  • Fita métrica;
  • Software Nutricional;
  • Dentre outros.

Esses são equipamentos básicos e indispensáveis para o funcionamento de uma clínica nutricional, uma vez que os profissionais de nutrição fazem uso constante deles para entender o estado nutricional dos pacientes para assim elaborar suas dietas alimentares.

7.Pessoal

Com toda estrutura bem encaminhada, podemos finalmente pensar nos profissionais necessários para o funcionamento de uma clínica de nutrição, que em geral não são muitos.

Se você mesmo for o nutricionista ou a nutricionista, precisará apenas de uma recepcionista para cuidar do atendimento telefônico e do recebimento e acomodação dos pacientes na sala de espera.

Agora, caso você não seja um profissional da área de nutrição, precisará também contar com um ou mais profissionais para o atendimento dos clientes.

Se preferir e assim desejar, você poderá contratar também um administrador, profissional que deverá ficar responsável por gerenciar e cuidar das rotinas administrativas da clínica.

8.Divulgação e Marketing

Por fim, você deverá investir em campanhas de marketing, tornando sua clínica conhecida pelo público e atraindo clientes. Para isso, você pode contratar uma empresa especializada em marketing e propaganda, ou cuidar você mesmo da divulgação.

Será preciso basicamente criar uma logo e uma identidade visual profissional para iniciar os trabalhos de divulgação, seja através das redes sociais ou por outros meios de comunicação.

Gostou das nossas dicas? Pretende retirar a sua clínica de nutrição do papel e formalizar o seu negócio? Então, conheça e entre em contato com a AJMED, uma assessoria contábil especializada na área de saúde!

Para entrar em contato conosco, clique aqui!

Os comentários estão encerrados.

ASSINE
Open chat
Estou no site da AJMED e gostaria de tirar uma dúvida!!!!