Se você está pensando em investir na abertura de clínica médica de ortopedia em São Carlos, mas possui dúvidas sobre o processo de legalização e impostos, você chegou ao lugar certo.
Neste conteúdo, o time da AJMED, sua contabilidade especializada em clínicas médicas, vai responder as principais dúvidas sobre o assunto e ajudar você a tomar as melhores decisões, bem como, tirar os seus planos do papel.
Para saber mais, continue conosco até o final do artigo ou clique em um dos botões abaixo e fale com um contador especialista!
Documentos necessários para abertura de clínica médica de ortopedia em São Carlos
Para colocar em prática os planos para abertura de clínica médica de ortopedia em São Carlos, você precisará separar alguns documentos, incluindo:
- RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- IPTU ou Inscrição Imobiliária do local de instalação da clínica;
- Registro no CRM do responsável técnico pelo estabelecimento.
Por sua vez, além dos documentos acima, você precisará providenciar os documentos necessários para registro da clínica no CRM – Conselho Regional de Medicina, o que inclui:
- Todas as vias originais do Contrato Social ou Ata/Estatuto Social;
- Alterações do Contrato Social com firma dos sócios reconhecidas (caso houver);
- Cópia legível do Instrumento de Constituição
- Cópia da Declaração de Enquadramento ME ou EPP, (se houver);
- Cópia legível do cartão de inscrição no CNPJ;
- Cópia legível do Alvará de Funcionamento;
- Cópia legível do Alvará Sanitário;
- Cópia do comprovante de pagamento das taxas e anuidade.
Em caso de dúvidas com a documentação, não se preocupe, pois você receberá o suporte e orientação do nosso time de especialistas na abertura de clínicas médicas.
Qual o custo para abertura de clínica médica de ortopedia em São Carlos?
Uma dúvida muito recorrente quando o assunto é a abertura de clínica médica de ortopedia em São Carlos é a que diz respeito aos custos para abrir e legalizar uma clínica.
Sendo assim, confira os custos e taxas para montar o seu planejamento financeiro:
- Taxa de registro na Junta Comercial: Valor cobrado pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), para registrar o contrato social e a solicitação de abertura da clínica.
- Aquisição de certificado digital: Valor destinado a aquisição de um certificado digital para troca de informações com o fisco e assinatura eletrônica de documentos.
- Honorários da contabilidade: Custo com os honorários do escritório de contabilidade que ficará responsável pela abertura e legalização da clínica
- Taxa de registro e anuidade do CRM: Por fim, a clínica médica precisará ser registrada no CRM, recolhendo uma taxa de registro e a anuidade.
Para saber mais e obter um orçamento detalhado para abertura da sua clínica, entre em contato conosco!
Como funcionam os impostos para uma clínica médica de ortopedia em São Carlos?
A tributação de uma clínica médica de ortopedia em São Carlos, pode ser calculada com base em diferentes regimes, dentre eles, o Simples Nacional e o Lucro Presumido.
A escolha do regime tributário interfere diretamente no valor dos impostos que vão precisar ser pagos mensalmente, e por isso, deve ser orientada por uma contabilidade especializada.
Simples Nacional para clínicas médicas
De acordo com a legislação em vigor, as clínicas médicas optantes pelo Simples Nacional pagam seus impostos em guia única mensal, cujo valor é calculado sobre o faturamento, observada a regra do fator R, que diz o seguinte:
- A clínica médica que possui despesas com pró-labore e folha de pagamento em proporção igual ou maior que 28% sobre seu próprio faturamento, recolhe impostos no Anexo III, com alíquota a partir de 6%.
Faixa | Receita em 12 meses | Alíquota | Valor a deduzir |
1ª | Até 180.000,00 | 6,00% | — |
2ª | De 180.000,01 a 360.000,00 | 11,20% | R$ 9.360,00 |
3ª | De 360.000,01 a 720.000,00 | 13,20% | R$ 17.640,00 |
4ª | De 720.000,01 a 1.800.000,00 | 16,00% | R$ 35.640,00 |
5ª | De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 | 21,00% | R$ 125.640,00 |
6ª | De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 | 33,00% | R$ 648.000,00 |
- A clínica médica que possui despesas com pró-labore e folha de pagamento em proporção menor que 28% sobre seu próprio faturamento, recolhe impostos no Anexo V, com alíquota a partir de 15,50%.
Faixa | Receita em 12 meses | Alíquota | Valor a deduzir |
1ª | Até 180.000,00 | 15,50% | — |
2ª | De 180.000,01 a 360.000,00 | 18,00% | R$ 4.500,00 |
3ª | De 360.000,01 a 720.000,00 | 19,50% | R$ 9.900,00 |
4ª | De 720.000,01 a 1.800.000,00 | 20,50% | R$ 17.100,00 |
5ª | De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 | 23,00% | R$ 62.100,00 |
6ª | De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 | 30,50% | R$ 540.000,00 |
Lucro Presumido para clínicas médicas
Por sua vez, as clínicas médicas que são optantes pelo Lucro Presumido, pagam seus impostos em uma alíquota que pode variar de 13,33% a 16,33% sobre o faturamento.
Neste caso, os impostos não são pagos em guia única, sendo distribuídos da seguinte forma:
- Impostos Federais (IRPJ, CSLL, PIS e COFINS): 11,33%
- Imposto Municipal (ISS): 2% a 5%.
Por fim, em muitos casos, ainda é possível solicitar uma equiparação hospitalar, para que a clínica pague seus impostos com o mesmo tratamento fiscal diferenciado que é garantido aos hospitais.
Para saber mais e economizar no pagamento de impostos, conte com o nosso serviço especializado em contabilidade para clínicas.
Como abrir CNPJ para clínica médica de ortopedia
Após esclarecer uma série de dúvidas importantes, é hora de conferir no passo a passo abaixo, como funcionam os trâmites para abertura de uma clínica médica.
1.Contrate uma contabilidade especializada: Para começar, você precisará contratar os serviços de uma contabilidade especializada.
O contador vai cuidar de todos os trâmites legais para abertura da clínica, bem como, trabalhará para manter as obrigações do negócio em dia com o fisco e lhe ajudar a economizar no pagamento de impostos.
2.Separe os documentos necessários: Após contratar um contador, você precisará separar os documentos necessários para abertura da sua clínica, conforme a lista que apresentamos em um dos tópicos anteriores.
3.Aguarde a abertura e legalização da clínica: Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto a contabilidade providencia a documentação da empresa, o que inclui:
- Registro na Junta Comercial (JUCESP);
- Emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Municipal;
- Liberação do Alvará de Vigilância Sanitária;
- Liberação do AVCB do Corpo de Bombeiros;
- Emissão do Alvará de Localização e Funcionamento.
Para saber mais e abrir a sua clínica com o apoio do nosso time de especialistas, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!