Como abrir uma clínica popular de cardiologia

Como abrir uma clínica popular de urologia
Como abrir uma clínica popular de urologia
30 de abril de 2021
beneficios-da-contabilidade-para-médicos
Benefícios da contabilidade para médicos
17 de maio de 2021
Como abrir uma clínica popular de cardiologia

O que é preciso para abrir uma clínica popular de cardiologia? Quais são os procedimentos necessários para a regularização do negócio?

Pensando em abrir uma clínica popular de cardiologia? Confira o passo a passo completo que a AJMED preparou para você.

Neste conteúdo, você conhecerá de forma prática e didática todos os passos necessários para montar a sua clínica, não deixe de conferir!

1.Defina a estrutura jurídica da clínica popular de cardiologia

Um dos primeiros passos para quem pretende abrir uma clínica popular de cardiologia consiste na escolha do regime jurídico ideal para os objetivos do negócio e dos seus sócios.

Dentre as opções disponíveis para profissionais que pretendem abrir uma clínica popular de cardiologia, podemos citar:

Sociedade Limitada: A Sociedade Limitada é um modelo jurídico destinado para empresas constituídas por dois ou mais sócios.

Sociedade Unipessoal Limitada: Por sua vez, a Sociedade Unipessoal Limitada é uma novidade da legislação que possibilita a abertura de CNPJ e regularização de empresas sem a obrigatoriedade de contar com sócios.

Sociedade Simples: Muito utilizada em estabelecimentos da área da saúde, a sociedade simples permite a constituição de empresas por meio da união de profissionais da mesma área, como por exemplo, dois médicos.

EIRELI: A Abertura da empresas do tipo EIRELI não exige sócios, contudo é necessário comprovar um capital social mínimo correspondente a cem salários mínimos;

Sociedade Empresarial Ltda: Por fim, temos a Sociedade Empresarial, opção que permite a abertura de uma clínica médica por profissionais que atuam em diferentes profissões como um médico e um administrador.

Vale destacar, que a  AJMED oferece todo apoio e consultoria para a escolha da melhor estrutura jurídica para a sua clínica popular de cardiologia.

2.Escolha o melhor regime tributário para a clínica

Logo após definir a melhor estrutura jurídica para a sua clínica popular de cardiologia, é hora de escolher o regime tributário mais econômico e que ofereça o maior número de benefícios para a sua empresa.

A legislação brasileira possibilita que o empreendedor que decide abrir uma clínica médica escolha entre três regimes tributários, são eles:

  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido;
  • Simples Nacional.

Dentre os regimes acima, aqueles que costumam oferecer mais benefícios para clínicas médicas são o Lucro Presumido e o Simples Nacional. Por sua vez, a escolha entre eles acontece da seguinte forma:

Clínicas médicas com fator R superior a 28%: Simples Nacional

Clínicas médicas com fator R inferior a 28%: Lucro Presumido

Para encontrar o fator R da sua empresa, basta dividir a folha de pagamento pelo faturamento e multiplicar por 100, veja um exemplo:

Folha de pagamento: R$ 30.000,00

Faturamento: R$ 120.000,00

Fator R = 30.000 / 120.000 = 0,25 X 100 = 25%

No exemplo acima, podemos concluir que a opção mais econômica seria o Lucro Presumido, considerando que o fator R é inferior a 28%.

 

3.Escolha a localização da clínica

Após definir a estrutura jurídica e o regime tributário da sua clínica popular de cardiologia, é hora de encontrar a localização ideal para o empreendimento.

Nesse momento, considere escolher um imóvel comercial que esteja próximo a hospitais da sua região.

Vale destacar, que a proximidade com hospitais, outras clínicas e laboratórios pode contribuir para o movimento de clientes na sua clínica médica de cardiologia.

Além da localização, é preciso levar em consideração o tamanho do espaço físico necessário para instalação da sua clínica popular de cardiologia.

Na prática, se o objetivo é apenas oferecer atendimentos laboratoriais, o espaço pode ser reduzido, limitando-se a 1 consultório, banheiro e recepção.

Por outro lado, caso você pretenda oferecer serviços de diagnóstico, será necessário investir em um espaço maior com salas apropriadas para a realização de exames médicos.

4.Monte a estrutura da clínica

Assim como a localização, a estrutura de uma clínica popular de cardiologia pode variar bastante em função dos serviços a serem oferecidos.

Para clínicas cujo objetivo é oferecer apenas atendimento laboratorial, basta investir em uma estrutura básica de mobília e equipamentos.

Em relação a mobília e equipamentos será necessário investir nos seguinte itens:

  • Balcão para recepção;
  • Mesas para os consultórios;
  • Maca para os consultórios;
  • Cadeiras para consultórios e sala de espera;
  • Equipamentos de Ar-Condicionado;
  • Televisão para a recepção;
  • Wifi;
  • Bebedouro refrigerado.

Por sua vez, se a sua clínica popular de cardiologia tem por objetivo oferecer serviços completos, incluindo exames de diagnóstico por imagem, será necessário desembolsar recursos para investir em tecnologia e equipamentos, dentre eles:

  • Ecocardiograma;
  • Eletrocardiograma;
  • Teste Ergométrico;
  • Holter;
  • Ressonância Magnética;
  • Angiografia Digital;
  • Dentre outros.

Na prática, o investimento necessário em termos de estrutura para uma clínica popular de cardiologia dependerá basicamente da estrutura e dos serviços oferecidos.

5.Regularize a clínica

Com toda a estrutura planejada, é hora de solicitar a abertura e regularização da sua clínica popular de cardiologia.

Vale destacar, que quando você escolhe a AJMED todo o processo de abertura e regularização da sua clínica ficam a cargo dos nossos especialistas.

Dentre as etapas necessárias para abertura e regularização de uma clínica médica, podemos citar:

Uma vez que todas as etapas relacionadas  a regularização da sua clínica médica estiverem cumpridas, a sua clínica popular de cardiologia poderá entrar em funcionamento.

Como abrir ou regularizar uma clínica popular de cardiologia?

Pensando em abrir ou precisando regularizar a sua clínica popular de cardiologia? Conte com a AJMED.

A AJMED é uma assessoria contábil especializada em clínicas médicas,  reconhecida pela tradição e qualidade em serviços contábeis, demandas fiscais, trabalhistas e consultorias para abertura e encerramento de clínicas médicas.

Dispomos de um ambiente totalmente informatizado e integrado às mais importantes e atuais tecnologias do mundo contábil e uma equipe altamente qualificada, pronta para atender sua clínica.

A AJMED é um dos maiores escritórios de contabilidade voltado para clínicas médicas. São mais de 136 clientes e 76 médicos que confiam as suas empresas à AJMED.

Para saber mais sobre os nossos serviços, abrir ou regularizar a sua clínica médica, entre em contato conosco!

 

Rua Engenheiro Osvaldo Andreani 614, Vila Rio Branco, São Paulo – SP

(11) 2041-0672 / (11) 2041-7266

bruno@ajmed.com.br

 

Os comentários estão encerrados.

ASSINE