Como abrir uma clínica de telemedicina, confira o passo a passo completo!
Acompanhar a evolução do mercado e as novas tecnologias é um dos maiores desafios dos profissionais e empresas que atuam no setor de saúde.
Uma das novidades mais recentes da área de saúde é a telemedicina, que com a ajuda da tecnologia tem ajudado médicos e outros profissionais de saúde a atravessar fronteiras e prestar atendimento rápido aos pacientes.
Pensando em investir na telemedicina? Confira neste conteúdo, o passo a passo completo sobre como abrir uma clínica de telemedicina.
O que é telemedicina?
A telemedicina é um serviço que permite que os profissionais de saúde se conectem com os pacientes usando um aplicativo, vídeo, smartphone ou outras formas digitais de comunicação.
Entende-se por telemedicina o exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde.
Durante as visitas em formato virtual, os profissionais podem diagnosticar e tratar diferentes doenças e lesões. Atualmente, a telemedicina é solução principalmente para o atendimento a pessoas com dificuldades de locomoção ou com agenda cheia como executivos e celebridades.
Aqui no Brasil, a Telemedicina foi autorizada temporariamente através da Lei 13.989/2020, em razão da pandemia e crise em saúde provocada pelo coronavírus (SARS-CoV-2).
No entanto, vale destacar, que muito em breve algumas propostas de Lei já apresentadas por parlamentares devem ser colocadas em pauta, autorizando definitivamente, o uso da telemedicina no Brasil.
Como abrir uma clínica de telemedicina: Estrutura e equipamentos
O primeiro passo para quem pretende abrir uma clínica de telemedicina, diz respeito ao investimento na estrutura e equipamentos necessários para este fim.
Em relação a estrutura física da sua clínica, não existem muitos detalhes, tudo o que você precisa é de um espaço adequado para que os profissionais de saúde possam trabalhar com comodidade e sem interferências.
O ideal é que seja reservada uma sala climatizada, iluminação adequada e com bom isolamento acústico para conforto do profissional e garantia de um atendimento de qualidade.
Também é importante que a sua clínica de telemedicina, possua uma área para que os profissionais possam tomar um café e trocar experiências.
Por sua vez, dentre os equipamentos necessários para uma clínica de telemedicina, podemos destacar:
- Computadores;
- Webcams;
- Microfones;
- Alto-falantes.
Vale destacar também, a importância da montagem de uma estrutura de rede robusta, que garanta conexão de qualidade entre médicos e pacientes sem interferências e quedas de conexão.
Como abrir uma clínica de telemedicina: Escolha do sistema de telemedicina
A boa notícia para quem pretende abrir uma clínica de telemedicina, reside na variedade de sistemas e tecnologias já disponíveis no mercado.
Dentre os softwares mais utilizados para atendimentos de saúde à distância no Brasil, podemos citar:
- Morsch;
- iMedicina;
- Amplimed
Faça uma consulta aos fornecedores dos sistemas de telemedicina, solicite uma demonstração sem compromisso, faça um comparativo em relação às funcionalidades, facilidade de uso e preço.
Escolha a ferramenta que oferece o melhor custo benefício para a sua clínica de telemedicina e implemente o sistema de atendimento remoto.
Como abrir uma clínica de telemedicina: Treinamento e capacitação
Antes de efetivamente colocar em funcionamento a sua clínica de telemedicina, você precisará oferecer treinamento e capacitação adequada aos médicos e demais colaboradores.
Lembre-se, a telemedicina ainda é uma novidade aqui no Brasil, portanto, é preciso preparar e garantir a adaptação necessária aos profissionais, a fim de que seja possível garantir um atendimento de excelência aos pacientes.
Portanto, antes de iniciar os atendimentos, certifique-se de que esteja tudo em perfeito funcionamento e faça exercícios simulados de atendimento com os profissionais.
Se necessário, contrate serviços de uma consultoria especializada na implementação de rotinas e programas de telemedicina.
Como abrir uma clínica de telemedicina: Abertura da empresa e regularização
Com toda a estrutura devidamente planejada, é hora de solicitar o registro, abertura e legalização da sua clínica de telemedicina.
Para isso, você precisará do apoio de profissionais especializados na abertura de empresas no segmento de saúde. Se desejar, você pode contar com o apoio da AJMED a sua consultoria contábil especializada em clínicas médicas.
Com mais de 40 anos no mercado, a AJMED é reconhecida pela tradição e qualidade em serviços contábeis, demandas fiscais, trabalhistas e com consultorias para abertura e encerramento de clínicas médicas.
Dispomos de um ambiente totalmente informatizado e integrado às mais importantes e atuais tecnologias do mundo contábil e uma equipe altamente qualificada, pronta para atender a sua Clínica Médica.
Confira quais são os procedimentos necessários para abrir uma clínica de telemedicina:
- Entre em contato com o time de especialistas da AJMED;
- Agende uma reunião, retire suas dúvidas e inicie o planejamento da sua clínica;
- Defina com nossos especialistas, o melhor modelo de constituição e regime tributário para a sua clínica;
- Reúna os documentos necessários para abertura e regularização da sua clínica de telemedicina.
Após a reunião inicial e entrega dos documentos necessários para a abertura e regularização da sua clínica médica, a AJMED entrará com o pedido de abertura da sua empresa, incluindo as seguintes etapas:
- Elaboração e registro do contrato social na Junta Comercial;
- Emissão do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica;
- Solicitação e emissão do Alvará de funcionamento;
- Liberação para a emissão de notas fiscais de serviços médicos;
- Emissão da Licença de funcionamento da Vigilância Sanitária;
- Registro e regularização no CRM – Conselho Regional de Medicina.
Após todos os trâmites legais, você receberá toda a documentação necessária para iniciar as atividades da sua clínica de telemedicina.
Como trocar a minha clínica médica de contador?
Se a sua clínica médica já possui serviços contábeis contratados, mas você deseja contar com a experiência de quem é especialista em negócios na área de saúde, venha para a AJMED!
Para trocar de contador, entre em contato conosco e manifeste o seu interesse em trocar de contabilidade.
Após a sua solicitação, entraremos em contato com a sua antiga contabilidade para solicitar as informações necessárias para migração dos serviços.
O prazo para completa migração dos serviços é inferior a 1 mês, porém não se preocupe, todo o processo burocrático é feito entre contadores.
Para saber mais, entre em contato conosco: