Você está pensando em abrir uma clínica de terapia ocupacional, mas não sabe por onde começar? Mesmo que você não possua especialização na área, você pode empreender neste tipo de negócio.
O grande problema é que a maioria dos médicos não entendem muito a respeito de empreendedorismo, e não conhecem os procedimentos para abrir uma empresa
Pensando nisso, a AJMED preparou este conteúdo explicando tudo que é preciso saber para abrir uma clínica de terapia ocupacional do jeito certo. Vamos lá?
Antes de falarmos a respeito dos procedimentos para abrir uma clínica de terapia ocupacional, é importante entender sobre a área em questão, para saber se ela é realmente do seu interesse.
De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, a Terapia Ocupacional é a ciência que estuda a atividade humana e a utiliza como recurso terapêutico para prevenir e tratar dificuldades físicas e/ou psicossociais que interfiram no desenvolvimento e na independência do cliente em relação às atividades de vida diária, trabalho e lazer.
O terapeuta ocupacional conhece as ocupações humanas em todas as suas formas e busca encontrar caminhos para fazer com que seus pacientes alcancem os objetivos.
Normalmente, a terapia ocupacional é empregada para melhorar a qualidade de vida de pessoas com dificuldade de aprendizado, vítimas de acidentes e traumas, pessoas com doenças neurodegenerativas ou distúrbios psicomotores, independente da idade e fase da vida,
Para abrir uma clínica de terapia ocupacional, você precisa se especializar na área ou então, montar uma equipe com profissionais preparados para o exercício deste tipo de atividade.
Os especialistas em terapia ocupacional, conseguem diagnosticar e tratar os diferentes tipos de doenças, bem como, implementar ações de prevenção e melhoria da qualidade de vida dos seus pacientes.
Basicamente, a função do terapeuta ocupacional é prestar assistência qualificada a pessoas que precisam de ajuda em suas atividades motoras, sensoriais e cognitivas.
Se você pretende abrir uma clínica de terapia ocupacional, é importante que você entenda quais serão as funções que você irá exercer na organização.
No caso, podemos resumir as atividades desse profissional da seguinte forma:
Claro que no dia a dia da operação, outras atividades ou serviços podem acabar sendo oferecidos aos clientes.
Agora que você entendeu o que é o que faz o médico da terapia ocupacional, veja este guia que criamos explicando como abrir uma clínica de terapia ocupacional.
Assim como qualquer empresa, uma clínica de terapia ocupacional requer planejamento prévio, o que é algo que a maioria dos empreendedores não se preocupa em fazer.
Os dois documentos que melhor exemplificam esse tipo de planejamento, são:
Vale ressaltar que, o ideal é que o plano de negócios seja a primeira etapa a ser vista por quem quer abrir uma empresa. No entanto, muitos o pulam, por acharem desnecessário.
O passo seguinte para abrir uma clínica de terapia ocupacional é se atentar ao seu local, que deve preferencialmente, ser de fácil acesso e em área com bom fluxo de pessoas.
A clínica deve estar localizada em um local estratégico, que permita o fácil acesso dos clientes e ofereça uma estrutura adequada para exames e atendimentos diversos.
Também considere os custos com aluguel e reformas, já que eles devem fazer parte do orçamento para montagem do seu negócio.
Basicamente, uma clínica de terapia ocupacional deve conter ambientes como sala de espera, recepção, salas para atendimento, vestuário e um escritório para tarefas administrativas.
Se você tiver um plano de negócios, a montagem da estrutura para abrir uma clínica operacional será mais fácil, e com isso, muitos imprevistos podem ser evitados.
Caso você não tenha se atentado a isso, veja essa pequena lista que fizemos logo abaixo com itens que serão necessários:
Para iniciar qualquer empreendimento, incluindo uma clínica de terapia ocupacional, primeiro é preciso juntar os documentos necessários para o processo de abertura da empresa.
Estes documentos estão relacionados à empresa em si e também aos sócios da empresa, sendo essenciais para regularidade do CNPJ.
Documentos para abertura da clínica: Para começar, você precisará contratar um contador e reunir alguns documentos, incluindo:
Documentos para funcionamento da clínica: Com os documentos acima em mãos, a contabilidade providenciará a legalização e a documentação da empresa, incluindo:
Para finalizar, alguns médicos se perguntam se vale a pena abrir uma empresa para exercer e ter sucesso na sua profissão.
A resposta para essa questão pode variar. Se o seu objetivo é ganhar mais dinheiro, abrir uma empresa é a melhor forma de fazer isso. Mas isso requer disciplina e foco.
Agora que você já sabe como abrir uma clínica de terapia ocupacional, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco para tirar seus planos do papel.