AJMED

Contabilidade especializada para nutricionistas e consultórios de nutrição

Se você é um nutricionista e tem um consultório, economize impostos, conte com uma contabilidade especializada para nutricionistas.

A verdade é que os profissionais da área da saúde possuem grande expertise na sua própria área de atuação, no entanto, pouco conhecimento em contabilidade, uma área importante para o sucesso dos seus negócios.

Por sua vez, esse conhecimento limitado em contabilidade, pode fazer com que eles percam dinheiro. Nesse caso, um contador especializado pode ser de grande ajuda.

O que é uma contabilidade especializada para nutricionistas?

Uma contabilidade especializada para nutricionistas possui expertise e as ferramentas para atender esse tipo de profissional com muito mais eficiência e rapidez.

Isso porque cada tipo de negócio tem as suas particularidades, e com nutricionistas, não é diferente. Conhecer as dores desses profissionais é fundamental.

Entre os serviços que uma contabilidade especializada pode oferecer ao nutricionista, podemos mencionar:

 

Nutricionista pessoa física ou pessoa jurídica?

Uma das principais dúvidas que os nutricionistas possuem, é em relação a atuarem como pessoa física, ou pessoa jurídica. Cada opção tem as suas vantagens e desvantagens.

Um nutricionista que trabalha como pessoa física, por exemplo, possui menos obrigações tributárias e necessita de menos investimento para exercer a sua profissão.

Por outro lado, nutricionistas que decidem abrir uma clínica de nutrição, apesar de terem que lidar com mais impostos, possuem um potencial e faturamento muito maior.

A tributação para ambas as modalidades, por sua vez, varia bastante, dependendo da forma como o nutricionista resolveu trabalhar e da escala do seu faturamento.

Tributação para nutricionista pessoa física

Os nutricionistas que resolverem trabalhar como pessoa física ficam sujeitos ao pagamento de INSS, ISS e do Carnê-leão, que é o imposto de renda mensal.

No caso do INSS, o valor da contribuição é de 20% ao mês sobre o faturamento, com o limite sendo estabelecido pelo teto do INSS.

Já o ISS é um tributo pago mensal ou anualmente que pode ser parcelado ao longo do ano, e que varia de acordo com a natureza do serviço. No caso dos nutricionista, o valor é de 5% na maior parte dos municípios.

Por fim, o carnê-leão, que segue a tabela progressiva de imposto de renda que impõe diferentes cobranças para diferentes faturamentos. Veja a seguir:

Regime tributário para clínicas de nutrição

Se o nutricionista quiser abrir um CNPJ, a tributação muda para se adequar ao regime tributário do tipo de empresa que ele optou abrir.

Vale ressaltar que o valor do faturamento é o que determina qual é o melhor tipo de regime a ser seguido. No entanto, alguns tipos de empresa não possuem muitas opções.

No Brasil, nós temos três regimes tributários principais, são eles:

Em relação ao Simples Nacional, todas as guias de impostos se resumem em uma única, cuja alíquota é definida pelo Anexo III, que se refere à área de nutrição, e varia de 6 a 33%.

Já o Lucro Presumido, além de ter diversas obrigações diferentes, sua tributação é baseada na presunção do lucro. Nutricionistas, então, pagam 11,33% mais o ISS da cidade.

Por fim, o Lucro Real é uma alternativa pouquíssimo usual para consultórios de nutrição, sendo mais comum para empresas realmente grandes.

Cada um destes regimes serve a um propósito e para diferentes modelos de empresa. Para saber o melhor regime, consulte uma contabilidade especializada para nutricionistas.

Tipos de empresa que um nutricionista pode abrir

Primeiramente, o nutricionista precisa saber que para abrir uma empresa ele não pode ser um MEI (Microempreendedor Individual).

Isso acontece porque o nutricionista possui uma regulamentação própria que rege quais são as exigências a respeito do que o profissional é permitido fazer.

No entanto, não podendo trabalhar por meio de uma MEI ou EI, o nutricionista ainda pode usufruir das vantagens de uma empresa por meio das outras opções de pessoa jurídica:

Em todo caso, consultar uma contabilidade especializada para nutricionista, trata-se de algo fundamental a ser feito.

Passo a passo de como abrir uma clínica de nutrição

Por fim, vamos agora explicar como de fato abrir uma clínica de nutrição de forma que esta atue de forma completamente regularizada.

Mas não se esqueça, seguir esse passo a passo se torna muito mais fácil com a ajuda de uma contabilidade especializada para nutricionistas.

Procurando uma contabilidade para nutricionistas? Venha para a AJMED, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco:

 

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile