AJMED

Vale a pena abrir CNPJ para psicólogo?

Vale a pena abrir CNPJ para psicólogo? Essa é uma dúvida que recebemos com bastante frequência aqui na AJMED.

Diante disso, o nosso time de especialistas preparou um conteúdo completo para responder essa e outras dúvidas relacionadas a abertura de CNPJ para psicólogos.

Sendo assim, se você é um profissional da psicologia que está buscando mais informações e estudando a possibilidade e os reais benefícios de abrir um CNPJ, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

 

Psicólogo precisa de CNPJ?

Não. Para exercer a profissão, os psicólogos não precisam necessariamente de um CNPJ, pois como profissionais liberais, possuem autorização para prestar seus serviços de forma autônoma e independente.

No entanto, o que nem todos sabem é que com um CNPJ é possível ter acesso a uma série de benefícios importantes, como por exemplo, uma significativa economia no pagamento mensal de impostos.

Por isso, se olharmos para o lado dos benefícios, podemos afirmar que por mais que não seja obrigatório, o psicólogo precisa de CNPJ e, por sinal, só tem pontos a ganhar quando toma a decisão de ser PJ.

Quais os benefícios de abrir CNPJ para psicólogo?

São muitos os benefícios associados a abertura de CNPJ para psicólogos, dentre os quais, podemos destacar:

São esses e outros benefícios que nos permitem afirmar, que sim, vale a pena abrir CNPJ para psicólogo.

Psicólogo pode ser MEI?

Agora que você já sabe que vale a pena abrir CNPJ para psicólogo, outras dúvidas podem começar a surgir, dentre elas a que diz respeito ao MEI – Microempreendedor Individual.

“Afinal, psicólogo pode ser MEI?”

Em meio a esse tipo de dúvida precisamos esclarecer que não, os psicólogos não podem ser MEI, já que desenvolvem uma atividade de cunho intelectual, cujo código CNAE não foi contemplado na lista de ocupações permitidas para os microempreendedores individuais.

Mas não se preocupe, pois isso não impedirá você de abrir o seu CNPJ e conquistar todos os benefícios que essa decisão pode lhe oferecer.

Como abrir CNPJ para psicólogo?

Abrir CNPJ para psicólogo pode ser muito mais fácil do que você imagina, desde que você conte com o apoio e a assessoria de uma contabilidade especializada em saúde como a AJMED.

O time da AJMED está preparado para esclarecer suas dúvidas e para cuidar de todos os trâmites relacionados à abertura do seu CNPJ. Para entender de perto o processo, confira o passo a passo abaixo.

1.Contrate uma contabilidade para psicólogos

Quando o objetivo é abrir CNPJ para psicólogo, a primeira coisa que você precisa fazer é contratar uma contabilidade especializada em saúde e preparada para conduzir o processo de abertura e legalização de empresas ligadas à área.

Por sinal, além de cuidar dos trâmites para abertura do CNPJ, um contador especialista poderá esclarecer todas as suas dúvidas e manter as obrigações pós abertura do seu CNPJ em dia com o fisco.

Diante disso, se você ainda não possui um escritório de contabilidade especializado para lhe assessorar, saiba que você pode contar com a AJMED.

2.Separe a documentação necessária

Logo após contratar um contador, você receberá orientações e precisará separar os documentos necessários para abertura e legalização do seu CNPJ, incluindo:

Caso você ainda não tenha um endereço comercial para registrar o seu CNPJ, o que é muito comum para psicólogos que decidem se tornar PJ para atuar em estabelecimentos de terceiros, saiba que pode ser possível utilizar o seu endereço residencial.

Converse com o nosso time de contadores para avaliar essa possibilidade e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o tema.

3.Escolha entre trabalhar com sócios ou individualmente

Você já sabe que vale a pena abrir CNPJ para psicólogo e que para isso, vai precisar do suporte e da orientação de uma contabilidade especializada em saúde.

Com o apoio do contador, você poderá tomar algumas decisões de forma muito mais assertiva, dentre elas, a que diz respeito à decisão de abrir o seu CNPJ individualmente ou em sociedade com outros profissionais.

Para aqueles que desejam empreender sem sócios, a opção mais indicada atualmente é a SLU – Sociedade Limitada Unipessoal. Por sua vez, para quem possui sócios, é possível optar pela Sociedade Simples ou pela Sociedade Empresária Limitada.

4.Escolha o regime tributário mais adequado

Com a orientação da contabilidade, também será preciso escolher o regime tributário, ou seja, o modelo de cálculo dos impostos que se mostre mais econômico e benéfico para a sua realidade.

Normalmente, os psicólogos PJ são tributados com base no Simples Nacional ou então no Lucro Presumido. Converse com nossos contadores para fazer a melhor escolha e pagar menos impostos.

5.Aguarde a abertura e legalização do seu CNPJ

Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto cuidamos de todos os trâmites para abertura do seu CNPJ, incluindo a liberação da Inscrição Municipal e do Alvará de Funcionamento.

Assim que tudo estiver em ordem, você poderá prestar seus serviços como PJ e aproveitar todos os benefícios relacionados com essa decisão.

Para saber mais, clique em um dos botões abaixo e fale com um contador especialista.

 

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile