Como abrir uma clínica de psiquiatria?

Vale a pena colocar clínica de cirurgia plástica no Lucro Presumido?
Vale a pena colocar clínica de cirurgia plástica no Lucro Presumido?
22 de fevereiro de 2023
Imposto De Renda 2023 - AJMED
Imposto de Renda 2023 para profissionais de saúde
8 de março de 2023
Como abrir uma clínica de psiquiatria?

Como abrir uma clínica de psiquiatria? Se você é médico ou médica com especialização na área e deseja abrir uma clínica para prestar serviços e alavancar seus rendimentos, você chegou ao lugar certo!

Neste conteúdo, a AJMED, sua assessoria contábil especializada em saúde, vai apresentar algumas dicas, um passo a passo completo e esclarecer as principais dúvidas associadas à abertura de clínicas médicas.

Para saber mais, continue conosco e acompanhe este artigo até o final ou clique em um dos botões abaixo e fale com um contador especialista em saúde.

 

8 dicas para abrir uma clínica de psiquiatria de sucesso

Vamos começar este conteúdo, com um resumo geral distribuído em 8 dicas com tudo o que você precisa saber e fazer para abrir uma clínica de psiquiatria de sucesso. Confira!

1.Faça um plano de negócios: Elabore um plano de negócios detalhado que inclua informações sobre a estrutura organizacional da sua clínica, o público-alvo, as fontes de financiamento e as estratégias de marketing, sua missão, visão e valores.

2.Encontre um local adequado: Encontre um local que atenda às suas necessidades de espaço, que não exija um alto investimento em reformas e adaptações e que seja de fácil acesso. Além disso, certifique-se de que o local seja compatível com as normas e regulamentações do CRM e da Vigilância Sanitária.

3.Adquira equipamentos e suprimentos necessários: Para abrir uma clínica de psiquiatria, você precisará adquirir equipamentos e suprimentos, como computadores, software de gerenciamento de prontuário eletrônico, móveis e suprimentos de escritório.

4.Contrate uma equipe: Contrate uma equipe de profissionais qualificados, como psiquiatras, recepcionistas e pessoal de apoio administrativo.

5.Obtenha as licenças e autorizações necessárias: Você precisará obter todas as licenças e autorizações necessárias para operar uma clínica de psiquiatria em sua área. Incluindo CNPJ, Inscrição Municipal, Alvará de Funcionamento e registro no CRM.

6.Estabeleça uma rede de referência: Estabeleça uma rede de referência com outros profissionais de saúde mental em sua área, incluindo psicólogos, terapeutas e clínicas de tratamento para dependência química. O networking é muito importante para a visibilidade da sua clínica e a captação de clientes.

7.Crie uma estratégia de marketing: Crie uma estratégia de marketing eficaz para alcançar seu público-alvo e promover sua clínica, o que pode incluir dentre outras ações, anúncios nas redes sociais.

8.Inicie as operações: Depois de concluir todas as etapas acima, você estará pronto para iniciar as operações da sua clínica de psiquiatria. Certifique-se de que você tenha tudo o que for necessário para oferecer um atendimento de alta qualidade aos pacientes.

Qual o custo para abrir uma clínica de psiquiatria?

O custo para abrir uma clínica de psiquiatria pode variar bastante dependendo de diversos fatores, tais como:

  • Localização: O custo do aluguel ou compra do espaço pode variar bastante dependendo da região onde a clínica será estabelecida.
  • Tamanho da clínica: O tamanho da clínica, incluindo o número de salas de atendimento, pode afetar o custo.
  • Equipamentos e mobiliário: A clínica precisará de equipamentos médicos, como cadeiras, mesas, computadores, além de equipamentos especializados para exames e diagnósticos.
  • Funcionários: O número de funcionários e seus salários pode afetar bastante o custo da clínica.
  • Licenças e autorizações: A clínica precisará de autorizações e licenças específicas para operar, e isso pode ter um custo adicional.

Tendo em mente esses fatores, pode-se dizer que o custo para abrir uma clínica de psiquiatria pode variar bastante de acordo com as características de cada negócio, partindo de R$ 50 mil a mais de R$ 200 mil.

Por isso, é muito importante realizar um planejamento financeiro bem detalhado antes de montar e abrir uma clínica de psiquiatria.

Como legalizar e abrir CNPJ para clínica de psiquiatria

Após apresentar uma série de dicas e apresentar informações importantes sobre os custos envolvidos nesse tipo de empreendimento, é hora de conferir o que é preciso para legalizar e abrir CNPJ para clínica de psiquiatria.

A boa notícia aqui, é que com o apoio de uma contabilidade especializada em saúde como a AJMED, tudo pode ficar muito mais fácil do que você imagina. Veja como funciona:

1.Contrate uma contabilidade especializada em saúde

O primeiro passo para abrir uma clínica de psiquiatria é contratar uma contabilidade especializada em saúde, ou seja, que esteja preparada para cuidar dos trâmites de abertura do negócio, esclarecer dúvidas e zelar pelas obrigações posteriores, como o cálculo de impostos.

Se você vai abrir a sua clínica, mas ainda não possui o suporte de uma contabilidade especializada, entre em contato conosco. Para a nossa equipe, será um prazer oferecer assessoria e participar da sua jornada empreendedora.

2.Separe os documentos necessários para legalizar uma clínica

Na sequência, separe os documentos necessários para ao processo de abertura e legalização da sua clínica, incluindo:

  • RG e CPF ou CNH;
  • Registro no CRM – Conselho Regional de Medicina da sua região;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Carnê IPTU ou contrato de locação do imóvel de instalação da clínica.

3.Escolha entre abrir a clínica com ou sem sócios

Com o apoio do contador, você também precisará definir o modelo de constituição da sua clínica, que pode ser com ou sem sócios.

Para aqueles que desejam empreender com sócios, as opções são as seguintes:

  • Sociedade Empresária Limitada;
  • Sociedade Simples;
  • Sociedade Anônima;

Por sua vez, para aqueles que não possuem sócios, a melhor opção é a SLU – Sociedade Limitada Unipessoal.

4.Verifique o melhor regime de tributação para sua clínica

Também com a orientação do contador, será preciso definir o melhor regime de tributação para a sua clínica, ou seja, aquele capaz de oferecer maior economia no pagamento de impostos.

Neste caso, as opções são as seguintes:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

5.Aguarde a legalização da sua clínica de psiquiatria

Por fim, é só aguardar a legalização da clínica e a emissão da sua documentação, o que inclui:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ;
  • Inscrição Municipal;
  • Alvará de Funcionamento;
  • Licença da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros;
  • Registro no CRM – Conselho Regional de Medicina.

Deseja saber mais e abrir sua clínica com o apoio de quem realmente entende do assunto. Clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!

 

Classifique nosso post [type]

Os comentários estão encerrados.

ASSINE
Recomendado só para você
Vale a pena colocar clínica de cirurgia plástica no Lucro…
Cresta Posts Box by CP
Fale Conosco
1
Olá, tudo bem?
WhatsApp
Olá, tudo bem? ​👋​​👋​
Fique a vontade para tirar suas dúvidas.
Responderei o mais rápido possível! 😃​😃​