Como abrir uma clínica de telemedicina

3 ótimos sistemas para telemedicina
3 ótimos sistemas para telemedicina
15 de abril de 2021
Como abrir um CNPJ de anestesiologia
Como abrir um CNPJ de anestesiologia
23 de abril de 2021
Como abrir uma clínica de telemedicina

Como abrir uma clínica de telemedicina, confira o passo a passo completo!

Acompanhar a evolução do mercado e as novas tecnologias é um dos maiores desafios dos profissionais e empresas que atuam no setor de saúde.

Uma das novidades mais recentes da área de saúde é a telemedicina, que com a ajuda da tecnologia tem ajudado médicos e outros profissionais de saúde a atravessar fronteiras e prestar atendimento rápido aos pacientes.

Pensando em investir na telemedicina? Confira neste conteúdo, o passo a passo completo sobre como abrir uma clínica de telemedicina.

O que é telemedicina?

A telemedicina é um serviço que permite que os profissionais de saúde se conectem com os pacientes usando um aplicativo, vídeo, smartphone ou outras formas digitais de comunicação.

Entende-se por telemedicina o exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde.

Durante as visitas em formato virtual, os profissionais podem diagnosticar e tratar diferentes doenças e lesões. Atualmente, a telemedicina é solução principalmente para o atendimento a pessoas com dificuldades de locomoção ou com agenda cheia como executivos e celebridades.

Aqui no Brasil, a Telemedicina foi autorizada temporariamente através da Lei 13.989/2020, em razão da pandemia e crise em saúde provocada pelo coronavírus (SARS-CoV-2).

No entanto, vale destacar, que muito em breve algumas propostas de Lei já apresentadas por parlamentares devem ser colocadas em pauta, autorizando definitivamente, o uso da telemedicina no Brasil.

Como abrir uma clínica de telemedicina: Estrutura e equipamentos

O primeiro passo para quem pretende abrir uma clínica de telemedicina, diz respeito ao investimento na estrutura e equipamentos necessários para este fim.

Em relação a estrutura física da sua clínica, não existem muitos detalhes, tudo o que você precisa é de um espaço adequado para que os profissionais de saúde possam trabalhar com comodidade e sem interferências.

O ideal é que seja reservada uma sala climatizada, iluminação adequada e com bom isolamento acústico para conforto do profissional e garantia de um atendimento de qualidade.

Também é importante que a sua clínica de telemedicina, possua uma área para que os profissionais possam tomar um café e trocar experiências.

Por sua vez, dentre os equipamentos necessários para uma clínica de telemedicina, podemos destacar:

  • Computadores;
  • Webcams;
  • Microfones;
  • Alto-falantes.

Vale destacar também, a importância da montagem de uma estrutura de rede robusta, que garanta conexão de qualidade entre médicos e pacientes sem interferências e quedas de conexão.

 

Como abrir uma clínica de telemedicina: Escolha do sistema de telemedicina

A boa notícia para quem pretende abrir uma clínica de telemedicina, reside na variedade de sistemas e tecnologias já disponíveis no mercado.

Dentre os softwares mais utilizados para atendimentos de saúde à distância no Brasil, podemos citar:

  • Morsch;
  • iMedicina;
  • Amplimed

Faça uma consulta aos fornecedores dos sistemas de telemedicina, solicite uma demonstração sem compromisso, faça um comparativo em relação às funcionalidades, facilidade de uso e preço.

Escolha a ferramenta que oferece o melhor custo benefício para a sua clínica de telemedicina e implemente o sistema de atendimento remoto.

Como abrir uma clínica de telemedicina: Treinamento e capacitação

Antes de efetivamente colocar em funcionamento a sua clínica de telemedicina, você precisará oferecer treinamento e capacitação adequada aos médicos e demais colaboradores.

Lembre-se, a telemedicina ainda é uma novidade aqui no Brasil, portanto, é preciso preparar e garantir a adaptação necessária aos profissionais, a fim de que seja possível garantir um atendimento de excelência aos pacientes.

Portanto, antes de iniciar os atendimentos, certifique-se de que esteja tudo em perfeito funcionamento e faça exercícios simulados de atendimento com os profissionais.

Se necessário, contrate serviços de uma consultoria especializada na implementação de rotinas e programas de telemedicina.

Como abrir uma clínica de telemedicina: Abertura da empresa e regularização

Com toda a estrutura devidamente planejada, é hora de solicitar o registro, abertura e legalização da sua clínica de telemedicina.

Para isso, você precisará do apoio de profissionais especializados na abertura de empresas no segmento de saúde. Se desejar, você pode contar com o apoio da AJMED a sua consultoria contábil especializada em clínicas médicas.

Com mais de 40 anos no mercado, a AJMED é reconhecida pela tradição e qualidade em serviços contábeis, demandas fiscais, trabalhistas e com consultorias para abertura e encerramento de clínicas médicas.

Dispomos de um ambiente totalmente informatizado e integrado às mais importantes e atuais tecnologias do mundo contábil e uma equipe altamente qualificada, pronta para atender a sua Clínica Médica.

Confira quais são os procedimentos necessários para abrir uma clínica de telemedicina:

  • Entre em contato com o time de especialistas da AJMED;
  • Agende uma reunião, retire suas dúvidas e inicie o planejamento da sua clínica;
  • Defina com nossos especialistas, o melhor modelo de constituição e regime tributário para a sua clínica;
  • Reúna os documentos necessários para abertura e regularização da sua clínica de telemedicina.

Após a reunião inicial e entrega dos documentos necessários para a abertura e regularização da sua clínica médica, a AJMED entrará com o pedido de abertura da sua empresa, incluindo as seguintes etapas:

Após todos os trâmites legais, você receberá toda a documentação necessária para iniciar as atividades da sua clínica de telemedicina.

Como trocar a minha clínica médica de contador?

Se a sua clínica médica já possui serviços contábeis contratados, mas você deseja contar com a experiência de quem é especialista em negócios na área de saúde, venha para a AJMED!

Para trocar de contador, entre em contato conosco e manifeste o seu interesse em trocar de contabilidade.

Após a sua solicitação, entraremos em contato com a sua antiga contabilidade para solicitar as informações necessárias para migração dos serviços.

O prazo para completa migração dos serviços é inferior a 1 mês, porém não se preocupe, todo o processo burocrático é feito entre contadores.

Para saber mais, entre em contato conosco:

 

 

Os comentários estão encerrados.

ASSINE