Consultório odontológico precisa de contador

Como equiparar laboratórios e clínicas de exame por imagem a hospital
Como equiparar laboratórios e clínicas de exame por imagem a hospital
1 de fevereiro de 2022
como-montar-uma-clínica-de-estética
Como montar uma clínica de estética
11 de fevereiro de 2022
consultório-odontológico-precisa-de-contador

Todo consultório odontológico precisa de contador e isso se dá, por conta da necessidade das empresas em cumprir uma série de obrigações e responsabilidades fiscais, contábeis e trabalhistas.

Seja na hora de abrir uma filial ou simplesmente de ficar em dia com os compromissos acessórios, todo consultório precisa, em algum momento, do conhecimento especializado de um contador ou escritório de contabilidade.

Em muitos casos, a necessidade do próprio consultório odontológico é o responsável por determinar quais são as soluções contábeis mais úteis ao negócio, seja o planejamento tributário definitivo ou a assessoria financeira especializada.

Para tirar as suas dúvidas e mostrar o porquê de todo consultório odontológico precisa de contador, a AJMED, contabilidade especializada em clínicas, preparou este artigo e reuniu as respostas para as principais dúvidas!

 

Consultório odontológico precisa de contador?

Sim, o consultório odontológico precisa de contador. Isso acontece porque, assim como outras profissões e segmentos de empresas, os dentistas e cirurgiões-dentistas precisam estar em dia com as obrigações fiscais e tributárias.

E conforme o faturamento e a complexidade do serviço prestado, especialmente no caso de clínicas e consultórios especializados, a presença de um contador especializado se mostra indispensável durante a prestação de contas.

Ao contrário dos outros segmentos, a área da saúde conta com tributos mais flexíveis e técnicas de elisão fiscal mais úteis. Em alguns casos, o consultório odontológico pode reduzir até 60% da carga tributária.

Porém, essas técnicas e formas legais de diminuir os compromissos junto ao Fisco só são possíveis a partir do expertise e assessoria fornecida por um contador especializado em consultórios odontológicos.

Caso o dentista ou cirurgião-dentista tente realizar a contabilidade por conta própria, além de deixar de reduzir ao máximo as taxas tributárias, há ainda o risco de errar de pagar a mais ou a menos, sendo que este último provoca multas e acréscimos de juros.

Por que um consultório odontológico deve buscar um contador?

O consultório odontológico precisa de contador porque, ao contrário de outros serviços, a contabilidade especializada pode ser facilmente atrelada a um investimento a longo prazo. Isto é, este serviço permite otimizar obrigações, garantir metas operacionais e economizar na hora de cumprir as obrigações fiscais.

Na prática, os gestores à frente de um consultório odontológico que optam por conta própria concentrar as obrigações fiscais e financeiras limitam o potencial do próprio negócio.

Essas amarras invisíveis são causadas por dois fatores: a limitação técnica e a falta de um planejamento estratégico definitivo.

A limitação técnica está entre as principais desvantagens de quem decide concentrar a contabilidade dentro do consultório. Em comparação direta com um escritório de contabilidade especializado em gestão de clínicas, a diferença fica ainda mais clara.

Dentro da empresa, em muitas vezes há entre um a três profissionais responsáveis por todo o controle financeiro e fiscal do negócio, precisando controlar o fluxo de caixa, a emissão de boletos, as datas de pagamentos, as entregas tributárias, entre outros fatores igualmente importantes.

Já a partir da contratação de uma gestão de clínicas especializada, você passa a ter uma rede de profissionais engajados e especializados na atividade empresarial do seu consultório.

Assim, o consultório odontológico passa a ter profissionais capacitados e, em muitas ocasiões, softwares sob medida para agilizar ainda mais as entregas fiscais.

Além disso, vale destacar que um contador especializado em consultórios odontológicos costuma realizar o planejamento estratégico. Deste modo, o negócio passa a ter indicadores de desempenho que traçam a jornada até um determinado objetivo.

Essas medidas são úteis por tornar decisões financeiras e acessórias mais eficientes. Na prática, toda escolha tem em mente o objetivo definido no planejamento estratégico.

Vantagens do consultório odontológico que busca contador

O consultório odontológico que precisa de contador e encontra um serviço de gestão de clínicas à altura do próprio negócio conta com algumas vantagens.

1. Técnicas de elisão fiscal

As técnicas de elisão fiscal são práticas legais que buscam reduzir a carga tributária e ficam disponíveis em apenas alguns segmentos. Felizmente, todo profissional da saúde, como dentistas e cirurgiões-dentistas, é capaz de adotar formas de elisão fiscal.

A partir de um contador especializado, você consegue realizar as mudanças necessárias e reduzir a carga tributária. Inclusive, este é um dos principais motivos de que todo consultório odontológico precisa de contador.

2. Plano de negócios à médio e longo prazo

O plano de negócios é um documento indispensável para qualquer empresa. No caso do consultório odontológico, ele se mostra ainda mais útil por definir objetivos claros que ajudam na hora de tomar decisões.

Felizmente, um contador especializado consegue elaborar um plano de negócio sob medida para que você, dentista ou cirurgião-dentista, alcance os resultados esperados a partir do seu negócio.

3. Assessoria financeira

A assessoria financeira está entre os principais serviços oferecidos por uma contabilidade especializada em clínicas, especialmente entre médias e grandes empresas. Isso acontece porque há centenas de obrigações diárias a serem feitas.

Entre convênios, pagamento de colaboradores, controle de inadimplência e gestão de boletos, os poucos profissionais dedicados à área fiscal e financeira da empresa podem ficar sobrecarregados. Com isso, eles erram mais e geram prejuízos ao consultório.

Felizmente, assim como a gestão fiscal, uma contabilidade especializada também é capaz de prestar assessoria financeira para tornar os resultados ainda melhores.

Onde encontrar um contador para consultório odontológico?

Se o seu consultório odontológico precisa de contador, mas você não  ainda não sabe onde encontrar um profissional especializado, entre em contato com a AJMED.

A AJMED é um escritório contábil que está há mais de 40 anos no mercado e conta com centenas de empresas ao longo dos anos. Em comum, todos os clientes contam com serviços contábeis precisos e com qualidade superior.

O escritório conta com um ambiente totalmente informatizado e integrado e uma equipe altamente qualificada, pronta para atender sua clínica ou consultório odontológico.

 

Classifique nosso post [type]

Os comentários estão encerrados.

ASSINE
Recomendado só para você
Você sabia que é possível equiparar laboratórios e clínicas de…
Cresta Posts Box by CP