Dentista pode abrir CNPJ em endereço residencial?

Simples Nacional para clínica de fisioterapia
Simples Nacional para clínica de fisioterapia
3 de novembro de 2022
Para abrir um consultório preciso de CNPJ:
Para abrir um consultório preciso de CNPJ?
10 de novembro de 2022
Dentista pode abrir CNPJ em endereço residencial?

Dentista pode abrir CNPJ em endereço residencial? Essa é uma dúvida muito comum entre profissionais que não possuem um consultório próprio, mas que estão pensando em abrir um CNPJ para prestar serviços em clínicas, hospitais e estabelecimentos de terceiros.

Situações deste tipo são muito comuns, já que ao atuar como pessoa jurídica, o dentista pode obter muitos benefícios, incluindo economia com impostos e mais oportunidades de trabalho.

Você também possui dúvidas relacionadas a abertura de CNPJ para dentistas?

Se a sua resposta foi “Sim”, saiba que você chegou ao lugar certo, e que neste conteúdo o time da AJMED, sua assessoria contábil especializada em saúde, vai responder de forma clara e objetiva, suas principais dúvidas.

 

Dentista pode abrir CNPJ em endereço residencial?

Sim. No entendimento da maior parte das prefeituras, o dentista pode abrir CNPJ em endereço residencial, desde que seja para prestar serviços no estabelecimento de terceiros.

Em outras palavras, isso significa que a prefeitura não irá liberar o Alvará de Funcionamento para que você preste serviços na sua casa ou apartamento, mas poderá emitir o documento nos casos onde o objetivo for atender em clínicas de terceiros, por exemplo.

De qualquer forma, e em todo caso, é muito importante consultar uma contabilidade especializada antes de iniciar os trâmites para abertura do seu CNPJ, verificando dentre outras coisas, se o CRO da sua região tem alguma restrição quanto ao registro de CNPJs de odontologia em endereço residencial.

Como abrir CNPJ para dentista [Passo a Passo]

Agora que você já sabe que dentista pode abrir CNPJ em endereço residencial e quais cuidados precisam ser tomados, é hora de conferir, como abrir a sua empresa de serviços odontológicos.

A boa notícia aqui, é que ao contrário do que muitos profissionais de odontologia que nos procuram pensam, abrir um CNPJ para dentista é muito fácil. Confira o passo a passo abaixo e entenda como funciona.

1.Contrate uma contabilidade para dentistas

O dentista que deseja abrir CNPJ em endereço residencial ou mesmo em um endereço comercial, precisa começar pela contratação de uma contabilidade especializada em saúde.

O contador especialistas, poderá esclarecer suas dúvidas, cuidar dos trâmites para abertura da sua empresa e também das obrigações pós abertura, incluindo:

  • Cálculo de impostos e emissão de guias;
  • Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
  • Registro e admissão de funcionários;
  • Entrega de obrigações acessórias ao fisco;
  • Orientação para emissão de notas fiscais;
  • Escrituração de movimentos fiscais e contábeis;
  • Elaboração de relatórios importantes.

Pensando em abrir um CNPJ ou buscando alternativas para pagar menos impostos? Entre em contato conosco e conte com o suporte do nosso time.

2.Separe os documentos necessários

Logo após contratar um contador, o dentista interessado em abrir um CNPJ, será orientado a reunir e separar alguns documentos básicos, incluindo:

  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do endereço para registro da empresa.

Se você vai abrir um CNPJ para prestar serviços em estabelecimentos de terceiros, verifique com o nosso time de contadores, se na sua cidade dentistas podem registrar a empresa em um endereço virtual.

Endereços virtuais custam bem menos que a locação de uma sala comercial e garantem a sua privacidade, preservando o seu endereço residencial.

3.Aguarde a abertura do seu CNPJ

Por fim, basta aguardar, enquanto a contabilidade cuida dos trâmites para abertura do seu CNPJ, incluindo a emissão de outros documentos importantes, dentre eles:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Alvará de Localização e Funcionamento;
  • Alvará da Vigilância Sanitária;
  • Registro da pessoa jurídica no CRO – Conselho Regional de Odontologia.

Assim que toda documentação for liberada, você poderá prestar serviços para terceiros e desenvolver suas atividades como pessoa jurídica.

Dentista pode abrir CNPJ em endereço residencial como MEI?

Você já sabe que em determinados casos, o dentista pode abrir CNPJ em endereço residencial, mas e quanto ao MEI, será que dentistas podem ser microempreendedores individuais?

O MEI é um dos tipos de empresa mais procurados por quem deseja abrir uma empresa, pois oferecer uma série de benefícios ao empreendedor, dentre eles:

  • Pagamento de impostos em guia única, com valor fixo e reduzido;
  • Direitos a aposentadoria e benefícios do INSS;
  • Permissão para contratar 1 funcionário;
  • Acesso a condições especiais de crédito;
  • Acesso ao CNPJ – Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas;
  • Permissão para emitir notas fiscais;
  • Dentre outros benefícios importantes.

Com tantos benefícios, seria muito uma opção muito interessante para o dentista que pretende atuar como PJ, não é mesmo?

No entanto, infelizmente, o dentista não pode ser MEI, pois suas atividades não foram contempladas no rol de ocupações permitidas para microempreendedores individuais.

Dentista pode abrir CNPJ em endereço residencial: entenda como ficam os impostos

Via de regra, o dentista pode abrir CNPJ em endereço residencial, e com isso, ainda é capaz de obter uma importante economia de impostos.

Para que não restem dúvidas, basta comparar as alternativas disponíveis na legislação em vigor e suas alíquotas de contribuição.

  • Tributação do dentista pessoa física: Baseada na tabela do IRPF (imposto de renda), com alíquota de até 27,50% sobre o faturamento mensal.
  • Tributação do dentista pessoa jurídica (Simples Nacional): A alíquota pode iniciar em apenas 6% sobre o faturamento se o profissional for enquadrado no Anexo III ou em 15,50% quando o dentista for enquadrado no Anexo V.
  • Tributação do dentista pessoa jurídica (Lucro Presumido): A alíquota de contribuição pode variar de 13,33% a 16,33% sobre o faturamento, dependendo do município.

Observe que tanto no Simples Nacional, quanto no Lucro Presumido, o dentista pode pagar bem menos impostos do que precisaria pagar como pessoa física.

Sem dúvida alguma, este é um dos principais benefícios da abertura de CNPJ, seja para prestar serviços em estabelecimentos de terceiros ou para trabalhar em consultório próprio.

Por fim, agora que você já sabe que dentista pode abrir CNPJ em endereço residencial, que com isso, pode aproveitar benefícios como a economia de impostos, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco.

A AJMED é especializada na prestação de serviços contábeis para profissionais e estabelecimentos de saúde.

 

 

Classifique nosso post [type]

Os comentários estão encerrados.

ASSINE
Recomendado só para você
Você sabe como funciona o cálculo do Simples Nacional para…
Cresta Posts Box by CP
Fale Conosco
1
Olá, tudo bem?
WhatsApp
Olá, tudo bem? ​👋​​👋​
Fique a vontade para tirar suas dúvidas.
Responderei o mais rápido possível! 😃​😃​