Como fazer a gestão financeira da clínica de modo eficaz

Como adaptar a Telemedicina a minha clínica odontológica
Como adaptar a Telemedicina a minha clínica odontológica
19 de março de 2021
Como a Receita Federal fiscaliza minha clínica médica
Como a Receita Federal fiscaliza minha clínica médica
25 de março de 2021
Como fazer a gestão financeira da clínica de modo eficaz

No dia a dia de uma clínica médica, é normal que a equipe concentre os esforços em oferecer o melhor atendimento aos pacientes. No entanto, o negócio da saúde não pode priorizar somente este setor.

Há outros segmentos que merecem uma atenção. Por exemplo, a parte financeira da clínica deve ganhar prioridade para garantir que ela cresça de forma saudável. Até porque, se todas as áreas crescem de forma equilibrada é normal que o atendimento ao paciente se torne cada vez mais qualificado.

Diante desse cenário, é normal o profissional da saúde entrar em desespero devido a quantidade de demandas a serem administradas. Por isso que hoje em dia existem vários tipos de tecnologias que podem suprir essas necessidades e ainda fazer com que o crescimento da clínica seja contínuo.

Nada melhor que garantir que as contas estejam em dia com o auxílio de um software médico. Ao continuar a leitura deste artigo, o gestor da clínica vai entender como é possível conseguir que a gestão financeira da clínica tenha uma performance positiva. Acompanhe:

Por que a gestão financeira para clínicas é importante?

É possível que em alguma hora o gestor já tenha se perguntado o porquê de uma boa gestão financeira influencia no sucesso da clínica ou então por que é tão importante centralizar a atenção neste segmento.

É importante porque simplesmente uma gestão financeira eficaz permite ter o controle de toda a parte burocrática da clínica. Como a movimentação de caixa e de conta, vendas realizadas, repasse médico, contas a receber ou a pagar. 

Este controle executado de maneira eficaz, permite que o profissional da saúde possa fazer investimentos em áreas que a clínica esteja mais precária de recursos, por exemplo.

Portanto, com um planejamento financeiro realizado pela gestão, é possível analisar custos e gastos, como também melhorar a qualidade do serviço prestado no atendimento aos pacientes.

Como de costume, é necessário que a gestão financeira da clínica seja competente a fim de garantir um crescimento saudável, ou seja, como ter todas as contas em dia, assim como o controle das despesas. 

Diante disso, algumas dicas preciosas foram preparadas para o gestor saber o que não pode faltar no departamento financeiro da clínica. Veja agora.

 

Fluxo de caixa

Parece sem importância, mas saber tudo que entra e sai na clínica médica, é fundamental para garantir uma gestão financeira de qualidade. Pois só assim, o profissional da saúde será capaz de avaliar como anda a saúde financeira do seu negócio da saúde. 

O fluxo de caixa é uma etapa significativa para avaliação. Imagina ter o acesso de todas as despesas e entrada de lucro através de uma interface. Além de conseguir visualizar a performance que a clínica teve no mês, é possível contornar situações problemáticas de forma rápida através de relatórios do financeiro.

Outra vantagem é que ao possuir a visão macro da situação do financeiro e os lucros obtidos no final de cada mês, o gestor da clínica consegue desenhar metas para aumentar ainda mais a lucratividade do estabelecimento médico e, ao mesmo tempo, diminuir gastos supérfluos. O que reflete no crescimento exponencial e saudável da empresa.

Agora, para ter o controle exato de todas as despesas e ainda encontrar pontos que merecem receber uma melhora, o sistema médico pode se tornar um grande aliado nessa empreitada.

Muitos médicos desconhecem o real valor da tecnologia e preferem realizar esta análise de forma manual e através de planilhas de excel. Mas o sistema consegue automatizar todos estes processos e otimizar o tempo e produtividade de todos os colaboradores.

Tenha um planejamento financeiro adequado

Outra dica de ouro é realizar um planejamento financeiro da clínica. É necessário que um tempo seja separado para realizar este planejamento com calma e depois de pronto executá-lo com a premissa de minimizar os erros.

Quando erros em gestão financeira são prevenidos ou evitados, a tendência do gestor ter um retorno positivo dos clientes se torna cada vez maior. A conta literalmente é simples, pois uma clínica com contas atrasadas, tem em seu quadro profissionais apreensivos e consequentemente o atendimento médico acaba ficando comprometido.

Então, a etapa do planejamento é muito importante para que os gestores consigam estabelecer metas. As metas servem para qualquer empresa sair do lugar. É ideal que sejam alcançáveis, com um tempo determinado, mensuráveis e desafiadoras. As metas ajudam que a clínica tenha um norte a ser seguido e o crescimento do financeiro continue sendo cada vez mais saudável.

Se você estiver no começo ou então precisar da ajuda de um especialista, nada melhor que contratar a ajuda de uma consultoria financeira. Então, enquanto o consultor ajuda no mapeamento do planejamento financeiro, o gestor aproveita o tempo para cuidar de outras áreas que também merecem atenção dentro da clínica.

Mas sem tampar os olhos para o que o especialista pontuou, afinal o profissional da saúde responsável precisa saber o que está acontecendo na área financeira do negócio da saúde.

Sistema para consultório

A tecnologia tem se desenvolvido para revolucionar o crescimento de várias áreas do mercado e com o segmento da saúde não é diferente. Hoje em dia, não é mais necessário que alguém perca horas e horas em uma fila de banco para pagar uma conta ou então o paciente precisar ir até a clínica para poder agendar uma consulta.

É preciso quebrar o paradigma de que a tecnologia impõe dificuldades na hora de usá-la a favor do estabelecimento. Até porque, existe todo um estudo por trás com competentes profissionais de UI/UX que desenvolvem telas cada vez mais intuitivas para que o usuário tenha uma experiência satisfatória.

O Brasil ainda tem muito que evoluir no sistema de saúde, e para clínicas crescerem e se qualificarem ainda mais, é necessário a ajuda de aparatos tecnológicos, como um sistema para consultório que consegue automatizar todos os procedimentos com inteligência artificial. Um deles é o fluxo de caixa.

Quanto mais o profissional da saúde entender que o sistema pode ajudar a conquistar resultados favoráveis, mais vai desejar ter como atributo o sistema que automatiza e oferecer complexos relatórios que ajudam na tomada de decisão.

Diante desse quadro, o Shosp é um programa médico com três tipos de planos que aparece como boa opção para o profissional da saúde manter o financeiro da clínica saudável. Ele possui um personalizado e robusto sistema financeiro que pode atender às principais dores do médico.

Uma dica é trazer através do programa, todas as contas próximas do vencimento, pois assim, o gestor consegue evitar que as contas não sejam pagas por possíveis esquecimentos. 

No final, juros e multas conseguem prejudicar de forma significativa que a clínica tenha um crescimento financeiro saudável. Um fator essencial é sempre deixar as contas em dia. 

Procurando por serviços contábeis especializados em clínicas médicas? Conte com a AJMED, sua contabilidade especializada em saúde!

 

Os comentários estão encerrados.

ASSINE