Como adaptar a Telemedicina a minha clínica odontológica

Como adaptar a telemedicina a minha clínica médica
Como adaptar a telemedicina a minha clínica médica
16 de março de 2021
Como fazer a gestão financeira da clínica de modo eficaz
Como fazer a gestão financeira da clínica de modo eficaz
23 de março de 2021
Como adaptar a Telemedicina a minha clínica odontológica

Se você tem dúvida se como adaptar a Telemedicina à sua clínica odontológica, é só continuar lendo. Pois elaboramos esse post para sanar as suas principais dúvidas.

Usar o meio digital a favor da saúde já é uma realidade no Brasil, não só em equipamentos, mas também na capacitação de profissionais da saúde. As regulamentações já se adaptam a essa nova fase do mundo pós moderno.

Atualmente, a área da saúde está voltada para vários debates em relação às inovações tecnológicas.

Exemplo disso é a inteligência artificial no diagnóstico, algoritmos que aprendem padrões a partir de dados fornecidos por profissionais de diferentes áreas da saúde, e de todos os lugares do mundo. Com isso, o diagnóstico torna-se mais rápido e preciso, indicando o melhor tratamento para cada paciente.

Ficou curioso sobre a importância da telemedicina, e o que ela pode oferecer para sua clínica odontológica? Então, fique tranquilo, pois preparamos este artigo para tirar todas as suas dúvidas.

O que é a Telemedicina na odontologia?

A inovação tecnológica vem transformando a saúde. Grandes empresas cada vez mais investem em equipamentos e estudos para telemedicina.

Nesse contexto, a pandemia do novo Coronavírus acelerou o processo de digitalização de vários serviços na área da saúde, incluindo a odontologia. Afinal de contas, o risco de contaminação é eminente também nos consultórios odontológicos.

Dessa forma, essa nova realidade mostrou como devemos sempre estar preparados e dispostos a aceitar as inovações. A Telemedicina, ou telemonitoramento, foi uma dessas inovações, ainda pouco desenvolvido.

Aliás, foi muito importante em momentos cruciais da pandemia do novo Coronavírus, evitando a exposição desnecessária tanto dos dentistas, quanto de pacientes.

A Telemedicina funciona complementando o atendimento presencial, com a finalidade de agilizar a consulta, e aprimorar a aptidão dos dentistas no desenvolvimento de novas habilidades. Assim, se economiza tempo e dinheiro dos pacientes.

Outro fator considerável é a digitalização dos prontuários, incluindo imagens de raio X e tratamentos feitos. Com essas informações, em bancos de dados acessíveis de maneira instantânea, possibilita-se um atendimento rápido e confiável, viabilizando o encaminhamento a especialista, ou a prescrição do método terapêutico.

A digitalização de prontuários, além de agilizar o dia a dia no consultório, permite o avanço na área acadêmica. Afinal de contas, o cruzamento de dados de profissionais do mundo todo ajuda nas descobertas de novas doenças e possíveis curas, integrando conhecimento de diferentes realidades.

A pandemia da Covid-19 levou o Conselho Federal de Odontologia a aprovar, pela primeira vez, o atendimento à distância. Dessa forma, apesar de não substituir o atendimento presencial, a Telemedicina pode ser uma aliada importante para os dentistas, já que permite aos profissionais agregarem muitas possibilidades ao ramo da odontologia.

 

Qual a sua importância?

O serviço de Telemedicina em uma clínica odontológica pode ser um grande diferencial. Em casos em que um paciente faz um tratamento extenso, geralmente seu acompanhamento é feito uma vez por mês. Então, nesse período você fica distante do seu paciente, às cegas do que de fato está acontecendo com ele.

Dessa forma, quando o cliente chega no consultório novamente, você provavelmente encontrará alguns problemas, que talvez pudesse evitar, ou dúvidas que poderia sanar. Porém, com a possibilidade de enviar resultados de exames para o dentista à distância, é possível evitar esses problemas.

A telemedicina chegou para preencher várias lacunas. O atendimento online proporciona o acompanhamento completo ao seu paciente.

Uma videochamada ou até mesmo uma conversa por WhatsApp sanaria as dúvidas do cliente em determinados casos. Além disso, também seria possível realizar um encaminhamento para o atendimento presencial a partir de uma teleconsulta.

Enfim, esse suporte, além de fornecer um atendimento mais humanizado, diferente do que as pessoas imaginam, aproximaria ainda mais o dentista do seu cliente.

Portanto, combinar essas duas modalidades, proporcionaria ao consultório odontológico um grande avanço, diferenciando de outros profissionais da área, e posicionando o seu consultório em outro patamar da odontologia.

Com isso, os frutos dessa dedicação integral ao paciente não poderiam ser outros, à não ser a fidelização de clientes e mais lucros para sua clínica odontológica.

Como adaptar a telemedicina em sua clínica odontológica?

Para uma transição tranquila do presencial para a nova modalidade (presencial-online), é preciso estudar estratégias, para convencer seu cliente de que esse tipo de tratamento é o mais amplo, e melhor para sua saúde.

Portanto, investir em software, suporte online, digitalização de prontuários e histórico médico do paciente são indispensáveis nessa modalidade. Lembre-se sempre de ter tudo do seu cliente sempre à mão.

Além disso, os profissionais devem se preparar para essa mudança também. Estudar novas técnicas e se aperfeiçoar para entender melhor os sinais do paciente, mesmo distante, é muito importante. Do mesmo modo, a organização do consultório odontológico também é essencial para o funcionamento pleno da Telemedicina.

Para isso, obter uma agenda inteligente é o primeiro passo. Além disso, os agendamentos sempre devem ser feitos tendo em vista a consulta online, seja por vídeo chamada, seja por WhatsApp.

Ademais, é importante levar a sério os atendimentos online, da mesma forma que os atendimentos presenciais. Prepare-se para eles, não encaixe atendimentos remotos no seu horário de descanso, e nem o encaixe para depois do expediente.

Outro ponto importante é contar com uma equipe capacitada. Pois isso ajudará numa adaptação mais rápida do cliente à essa novidade. Sendo assim, investir na capacitação dos funcionários da clínica é um ponto importante.

Além disso, o atendimento por telefone rápido e ágil é o que cativa o cliente, e lhe causa a primeira impressão sobre o consultório odontológico.

É de extrema importância que o seu atendente dê todas as informações necessárias de forma afetuosa e rápida. Assim, o cliente se sentirá à vontade e mais propenso a te contratar.

Apresentando a telemedicina ao seu público-alvo

Do mesmo modo, a divulgação se torna essencial para esse tipo de serviço. Pois a Telemedicina em consultório odontológico é uma novidade que surge no mercado. Por isso, o público ainda não está acostumado.

Nesse contexto, investir nas redes sociais é fundamental: plataformas como Instagram, Facebook e WhatsApp, são ferramentas gratuitas que podem te apresentar ao público, gravar vídeos explicando essa modalidade de atendimento. Além disso, também é uma forma interessante de apresentar ao público, os benefícios da Telemedicina.

Procurando por serviços contábeis especializados em clínicas odontológicas? Conte com a AJMED, sua contabilidade especializada em saúde!

 

Os comentários estão encerrados.

ASSINE