Médico precisa de contador?

Contabilidade online para médicos e clínicas médicas
Contabilidade online para médicos e clínicas médicas
23 de maio de 2021
Passo a Passo para transformar clínica em hospital
Passo a Passo para transformar clínica em hospital
29 de maio de 2021
Médico precisa de contador?

Médico precisa de contador? Essa é uma dúvida muito comum entre profissionais da medicina e pode ser também a sua dúvida.

Sabendo disso, a AJMED preparou um conteúdo completo sobre o assunto. Retire todas as suas dúvidas sobre a contabilidade para profissionais de saúde e descubra porque médico precisa de contador.

Por que médico precisa de contador?

Médicos são profissionais liberais e como tal, possuem o direito de definir como pretendem exercer a sua profissão. Dentre as possibilidades, é possível atuar como:

  • Médico CLT;
  • Médico Autônomo (Pessoa Física);
  • Médico Pessoa Jurídica.

As múltiplas possibilidades para exercer a profissão, é sem dúvidas uma das vantagens dos profissionais formados em medicina, no entanto, são justamente essas possibilidades que costumam gerar dúvidas.

Veja como funciona em cada caso:

Médico CLT: O médico que atua como CLT possui carteira profissional assinada para exercício das suas atividades vinculadas a um contrato de trabalho com remuneração fixa.

Como regra, esse tipo de profissional não precisa de contador, com exceção para o preenchimento e entrega da declaração anual do imposto de renda.

Médico Autônomo (Pessoa Física): Por sua vez, o médico autônomo, ou seja, aquele que atua por conta própria, em um consultório próprio ou em clínicas, precisa da assessoria de um contador.

O médico autônomo precisa preencher mensalmente o Carnê Leão e gerar a guia DARF para pagamento do imposto de renda sobre seus rendimentos. 

Nesse caso, o apoio de um contador é fundamental para evitar o preenchimento incorreto da declaração e o pagamento  à maior dos tributos.

Médico Pessoa Jurídica: Por fim, temos ainda, a figura do médico que atua como pessoa jurídica, ou seja, o profissional decide abrir um CNPJ para oferecer seus serviços como empresa.

Esse tipo de profissional também precisa de contador, mas conta com uma série de benefícios proporcionados pelo CNPJ, dentre eles a significativa redução da carga tributária, quando comparado aos médicos autônomos.

Como podemos ver o médico precisa de contador, seja ele autônomo ou pessoa jurídica.

Médico pessoa física ou pessoa jurídica: Qual a melhor opção?

No tópico anterior, vimos que os médicos que atuam de forma autônoma ou por meio de uma pessoa jurídica precisam do apoio e assessoria de um contador.

Mas, por falar em médico autônomo e médico pessoa física, qual a melhor opção? Abrir uma empresa e constituir CNPJ ou atuar como profissional autônomo?

Por sinal, responder a esse tipo de pergunta é uma das principais atribuições do contador na assessoria de médicos e outros profissionais de saúde.

Para responder a essa pergunta, elaboramos um pequeno comparativo, veja:

Médico Autônomo (Pessoa Física)

O médico autônomo recolhe seus tributos com base na tabela do Imposto de Renda Pessoa Física, cuja alíquota pode chegar a 27,5% sobre os seus rendimentos.

Para isso, esse profissional precisa preencher mensalmente o Carnê Leão e gerar uma guia DARF para pagamento do Imposto de Renda.

Vale destacar que atuar como pessoa física acaba não sendo uma opção vantajosa para o médio, devido a elevada carga tributária incidente sobre profissionais liberais que atuam como pessoa física.

Médico Pessoa Jurídica

O médico que atua como pessoa jurídica pode ser enquadrado no Simples Nacional ou então no Lucro Presumido.

Definir a melhor opção em cada caso, é uma das funções da contabilidade para médicos.

No Simples Nacional, por exemplo, a alíquota de tributação inicia em 6%, percentual significativamente inferior ao aplicado às pessoas físicas.

Além da redução dos impostos, o médico pessoa jurídica também pode emitir nota fiscal e atuar em clínicas e hospitais por meio do seu CNPJ, o que é cada vez mais comum atualmente.

Após conhecer as particularidades destacadas acima, não restam dúvidas, atuar como médico pessoa jurídica é a melhor opção.

 

Médico precisa de contador: Como abrir uma empresa para médicos

Ao longo deste conteúdo, demonstramos que atuar como médico pessoa jurídica costuma ser a melhor opção em razão da alta carga tributária sobre os profissionais que atuam como pessoa física.

A economia conquistada por profissionais que decidem atuar como pessoa jurídica é significativa e justifica a escolha pela abertura de um CNPJ.

Pensando em abrir um CNPJ para médico? Entre em contato com a AJMED. Somos especialistas na abertura e na prestação de serviços de contabilidade para médicos e clínicas médicas.

Ao entrar em contato com a nossa equipe você receberá todas as orientações necessárias para a abertura do seu CNPJ médico. 

Solicitaremos apenas alguns documentos para andamento dos processos que envolvem a abertura de uma empresa, incluindo:

  • Elaboração e registro do contrato social;
  • Emissão do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica;
  • Emissão da Inscrição Municipal e do Alvará de Funcionamento;
  • Liberação de órgãos especiais, como o CREMESP.

Após a liberação dos órgãos competentes, você finalmente poderá atuar como médico pessoa jurídica com carga tributária reduzida.

Agora que você já sabe que um médico precisa de contador e conhece o passo a passo para abrir um CNPJ médico, convidamos você a conhecer mais sobre a AJMED.

Médico precisa de contador: Escolha a AJMED

Procurando uma contabilidade para médicos ou clínicas médicas? Conte com os benefícios que somente uma contabilidade especializada em saúde pode oferecer:

  • Orientação para solicitação de glosas;
  • Orientação para emissão de notas fiscais;
  • Solução de pendências nos órgãos públicos;
  • Painel interativo disponível 24 horas por dia;
  • Assessoria completa com profissionais especializados;
  • Entrega de obrigações legais rigorosamente em dia;
  • Redução da carga tributária
  • Terceirização da financeira

Sim. Médico precisa de contador e a AJMED oferece muito mais que contabilidade para médicos, mas uma gama completa de serviços e benefícios para contribuir com o crescimento do seu negócio.

Servir com qualidade e honestidade, garantindo a completa satisfação dos nossos clientes, é o nosso maior objetivo.

Portanto, se você está procurando por um serviço de contabilidade para médicos e clínicas médicas, conte conosco. 

A AJMED é um dos maiores escritórios de contabilidade para médicos e clínicas médicas do Brasil. São mais de 136 clientes e 76 médicos que confiam no nosso trabalho.

Para saber mais sobre os nossos serviços, abrir ou regularizar um CNPJ médico ou a sua clínica médica, clique no botão abaixo e entre em contato conosco!

 

Os comentários estão encerrados.

ASSINE