Pensando em abrir uma clínica médica, mas não sabe exatamente como ou por onde começar? Se este é o seu caso, saiba que você chegou ao lugar certo.
Neste conteúdo, a AJMED, sua contabilidade especializada em saúde, preparou um passo a passo com 8 etapas para abertura da sua clínica.
Aqui, você vai conferir tudo o que você precisa saber para montar a sua clínica médica, independente do porte do empreendimento ou sua segmentação de serviços.
Sendo assim, não perca mais tempo, continue conosco, acompanhe este conteúdo até o final e fique por dentro de tudo!
1.Monte um plano de negócios
Quando o objetivo do empreendedor é abrir uma clínica médica, montar um plano de negócios precisa ser o primeiro passo.
O plano de negócios é um documento fundamental para toda e qualquer empresa, pois reúne uma série de informações importantes para a gestão e estruturação dos negócios, incluindo:
- Objetivos e missão da clínica;
- Estudo de mercado e principais concorrentes;
- Definição do público-alvo a ser atendido;
- Planejamento financeiro e definição de metas;
- Lista de atividades a serem desenvolvidas;
- Planejamento de marketing e publicidade;
- Estrutura e mão de obra necessária.
Com o auxílio de um plano de negócios completo, você aumenta a assertividade das suas decisões e reduz riscos.
2.Escolha a localização da sua clínica
Dando sequência aos passos para abrir uma clínica médica, se faz necessário que você estude e escolha a localização ideal para montar o seu empreendimento.
Sem dúvida alguma, podemos afirmar que a escolha de uma boa localização é um ato estratégico e que pode fazer grande diferença no fluxo de clientes que a clínica receberá.
Normalmente, este tipo de estabelecimento fica localizado em endereços com grande fluxo e movimentação de pessoas, como salas em edifícios comerciais conhecidos por reunir outras clínicas e consultórios de diferentes profissionais de saúde.
Contudo, a localização não é o único item que você deve observar antes de fechar um contrato de locação. Dentre outros itens importantes, podemos destacar:
- Custo do aluguel, IPTU e condomínio;
- Tamanho do espaço físico;
- Necessidades de reformas e adaptações;
- Recursos de acessibilidade (como rampas e elevadores);
- Disponibilidade de estacionamento próximo;
- Facilidade de acesso via transporte público.
É preciso encontrar um local bem localizado, que ofereça facilidade aos clientes, mas também, que seja compatível com o seu orçamento.
3.Defina as atividades que serão desenvolvidas
Dando sequência ao passo a passo para abrir uma clínica médica, será preciso definir quais serão as atividades desenvolvidas.
Via de regra, uma clínica médica pode ser generalista ou especializada em alguma área, dentre as quais, podemos destacar:
- Cardiologia;
- Dermatologia;
- Ginecologia e Obstetrícia;
- Ortopedia;
- Anestesiologia;
- Pediatria;
- Oftalmologia;
- Psiquiatria;
- Urologia;
- Oncologia;
- Endocrinologia;
- Neurologia;
- Hematologia;
- Cirurgia Plástica.
4.Defina uma natureza jurídica e um regime tributário
Quando o planejamento é a abertura de uma clínica médica, você precisará contar com o apoio de uma contabilidade, e seguindo a orientação dos especialistas, definir um regime tributário e uma natureza jurídica para o seu negócio.
Regime tributário: O regime tributário determinará a forma de apuração dos impostos, incluindo suas respectivas alíquotas. Temos três alternativas:
Natureza jurídica: A natureza jurídica diz respeito ao modelo de constituição que será adotado pelo negócio, incluindo opções para empreendedores individuais e sócios. Confira as alternativas:
- EI – Empresário Individual;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Simples;
- Sociedade Anônima – S/A.
5.Invista na estrutura da clínica
Dando sequência ao passo a passo para abrir uma clínica médica, você precisará pensar na estrutura da clínica, incluindo utensílios e equipamentos de saúde para atendimento aos clientes, decoração e mobília.
Dentre os itens que não podem faltar em uma clínica, independente do seu porte e tipo de atividade, podemos destacar:
- Balcão para recepção;
- Computador com impressora;
- Telefone fixo e móvel;
- Cadeiras e poltronas para recepção;
- Cadeiras para os consultórios;
- Mesas para os consultórios;
- Maca para realização de diagnósticos;
- Armários em geral;
- Equipamentos de ar condicionado;
- Purificador de água;
- Televisão para recepção;
- Itens de decoração em geral.
Por sua vez, a depender da especialidade e dos serviços prestados pela clínica, pode ser necessário adquirir alguns itens e equipamentos específicos.
Em todo caso, recomendamos a realização de uma cotação com no mínimo três fornecedores antes de qualquer compra, visando sua economia.
6.Invista em treinamento e contratação de funcionários
Para abrir uma clínica médica, você também precisará investir na contratação de mão de obra e no treinamento dos funcionários.
Via de regra, será preciso contar com funcionários para recepção, administrativo e limpeza, além dos profissionais de saúde, que normalmente são contratados em regime PJ.
É muito importante que todos recebam treinamento e saibam exatamente quais são as suas responsabilidades e atribuições, como também conheçam as políticas internas e processos da clínica.
7.Planeje ações e estratégias de marketing
Por sua vez, para que sua clínica médica alcance o sucesso e um fluxo significativo de clientes, será preciso investir em um bom atendimento e também em ações e estratégias de marketing.
Invista no marketing da sua clínica, principalmente através das mídias sociais, como Instagram e Facebook, mas também através de folders, cartões de visita, uniformes, logomarca e outros itens que reforcem a identidade visual.
Você pode contar também, com o encaminhamento e indicações feitas por outros profissionais da área da saúde, fazer anúncios em jornais, revistas, no rádio e na televisão.
8.Obtenha o registro e documentos da clínica
Para fechar com chave de ouro o passo a passo para abrir uma clínica médica, será preciso pensar na legalização do negócio, o que inclui:
- Registro na Junta Comercial;
- Emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento;
- Liberação de licenças especiais, como da Vigilância Sanitária e Bombeiros;
- Registro no conselho de classe competente pela fiscalização das atividades desenvolvidas.
Assim que toda documentação for liberada, sua clínica médica estará apta para entrar em funcionamento e desenvolver suas atividades.
Para saber mais e abrir a sua clínica com o apoio e a orientação de contadores especialistas, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!