Como abrir uma clínica de dermatologia

Como abrir uma clínica de medicina do trabalho
Como abrir uma clínica de medicina do trabalho
6 de dezembro de 2022
Como abrir um consultório de endocrinologia
Como abrir um consultório de endocrinologia
13 de dezembro de 2022
Como abrir uma clínica de dermatologia

Abrir uma clínica de dermatologia pode ser um excelente negócio, ainda mais se o médico especialista contar com conhecimentos em gestão.

Na prática, a maioria dos profissionais que desejam abrir uma empresa não possuem a expertise administradora ou sequer sabem como iniciar um negócio corretamente.

Com isso em mente, a AJMED decidiu escrever este conteúdo explicando tudo que é preciso para abrir uma clínica de dermatologia da forma correta. Acompanhe!

 

O mercado de dermatologia

Antes de falarmos sobre como abrir uma clínica de dermatologia, é importante conhecer como funciona esse mercado e qual é o seu tamanho real hoje.

Primeiramente, os dermatologistas são médicos especialistas em diagnosticar doenças de pele, unhas, cabelo, tratá-las e então recuperar a saúde e autoestima dos pacientes.

Dermatologistas são médicos que têm a função de diagnosticar doenças da pele, unhas, cabelo, identificando e as tratando, devolvendo a autoestima a seus pacientes.

Segundo os dados mais recentes, dermatologistas representam algo em torno de 2,2% de todos os médicos especialistas brasileiros, ou seja, é um mercado numeroso.

Em números frios, em 2022 o Brasil possuía mais de 9 mil e seiscentos especialistas em dermatologia, o que dá uma média de 4,61 dermatologistas por 100 mil habitantes.

Apesar de existirem muitos profissionais e ser um mercado ainda em desenvolvimento, a concorrência não chega a ser tão grande assim. O profissional dedicado se destaca.

Guia para abrir uma clínica de dermatologia

Agora vamos falar sobre o que é necessário para abrir uma clínica de dermatologia.

1. Plano de negócios

Uma das coisas que a maioria dos empreendedores não fazem, mas que pode ser determinante para o sucesso de um negócio, é criar um plano de negócios.

Quem quer abrir uma clínica de dermatologia pode se beneficiar de um documento como esse para ajudar a sua empreitada a começar da forma correta e evitar problemas futuros.

A razão disso se dá pelo fato de que o plano de negócios tem como principal função servir como base para toda a estratégia financeira, administrativa e comercial.

Neste documento estão todos os detalhes sobre a empresa, o seu mercado de atuação e também os sócios e pessoal que irá atuar nela, caso ela já inicie com funcionários.

Também constam a descrição dos serviços ou dos produtos, como funciona a concorrência e outros dados importantes para ajudar a empresa a lidar com qualquer imprevisto.

Contudo, tenha em mente que para fazer esse planejamento e criar este documento, será preciso muita pesquisa e o recolhimento de informações gerais.

Ainda mais porque, uma das principais questões que o plano de negócios soluciona, é mostrar o quanto será necessário investir para a empresa funcionar e o capital de giro.

Grosso modo, o plano de negócios pode ajudar a abrir uma clínica de dermatologia porque ele é capaz de fornecer as seguintes respostas:

  • O que será o negócio e como ele funcionará?
  • Onde a empresa estará localizada?
  • Quanto é necessário de capital inicial?
  • Qual é a expectativa de faturamento mensal?
  • Qual é a previsão de retorno do investimento?
  • Quais os serviços que serão prestados?
  • Qual é o público-alvo da empresa?

2. Localização adequada

O próximo passo importante que deve ser considerado para abrir uma clínica de dermatologia, é pensar na localização mais propícia para a empresa.

Considere que uma clínica de dermatologia é um tipo de negócio que pode se adaptar bem a diferentes ambientes, pois se trata de um tipo de negócio com alta procura pelas pessoas.

Claro que algumas recomendações gerais são sempre válidas, tais como:

  • Acessibilidade para as pessoas;
  • Estrutura adequada para abrigar os equipamentos da clínica;
  • Boa localização perto de centros movimentados.

Entretanto, isso não significa que você não possa ter a sua clínica de dermatologia dentro de um prédio comercial. Nesse caso, o ideal é investir bem em marketing online.

3. Os documentos necessários

De nada adianta ter um plano de negócios descrevendo tudo que precisa ser feito na empresa ou já saber onde ela irá se situar, sem lidar com a parte jurídica.

No caso, para abrir uma clínica de dermatologia, serão necessários vários documentos, tanto alguns específicos da empresa, quanto dos sócios que farão parte da sociedade.

Veja a lista a seguir dos documentos que serão necessários para o processo:

  • IPTU do Imóvel;
  • Cópia já autenticada do RG e CPF;
  • Cópia do contrato de locação ou de Compra e Venda.
  • Registro na Junta Comercial ou Cartório;
  • Alvará de Funcionamento da Prefeitura;
  • Alvará de Funcionamento do Corpo de Bombeiros;
  • Alvará da Vigilância Sanitária;
  • CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde).

Eventualmente, com alguns destes documentos você poderá fazer a confecção do contrato social da empresa, com o auxílio de uma contabilidade, como AJMED.

Atenção: Podem existir outros documentos específicos dependendo da cidade na qual você estiver abrindo a empresa.

É melhor abrir uma clínica de dermatologia ou ser autônomo?

Por fim, uma questão muito pertinente que muitos dermatologistas fazem. É melhor abrir uma clínica de dermatologia ou atuar como um dermatologista autônomo?

Responder a essa questão não é algo tão simples assim. Isso porque, pessoa jurídica e autônomo possuem diferenças importantes, vantagens e desvantagens a considerar.

Por exemplo, uma pessoa jurídica tem acesso a muitas vantagens financeiras que um autônomo não tem, como linhas de crédito melhores e auxílio contábil especializado.

Muitos serviços oferecidos por instituições financeiras e bancos são apenas disponibilizados para quem possui um CNPJ. Sendo a forma ideal de trabalhar para quem quer crescer.

Além disso, com um CNPJ você poderá obter uma importante economia no pagamento de impostos, e com isso, aumentar de forma muito significativa os seus rendimentos mensais.

Por fim, a questão é que sendo autônomo, existe muito mais dificuldade para crescer e expandir o negócio, já que haverá limitação de faturamento e a alíquota de imposto será maior.

Em todo caso, se você quer abrir uma clínica de dermatologia ou atuar como dermatologista autônomo, conte com os serviços e auxílio da AJMED. Entre em contato!

 

 

Classifique nosso post [type]

Os comentários estão encerrados.

ASSINE
Recomendado só para você
Você tem interesse em abrir uma clínica de medicina do…
Cresta Posts Box by CP
Fale Conosco
1
Olá, tudo bem?
WhatsApp
Olá, tudo bem? ​👋​​👋​
Fique a vontade para tirar suas dúvidas.
Responderei o mais rápido possível! 😃​😃​