Conheça a psicologia das cores e sua influência no marketing das empresas de sucesso

Como abrir uma Clínica de Fisioterapia? Passo a passo
Como abrir uma Clínica de Fisioterapia? Passo a passo
16 de dezembro de 2020
Dicas para encontrar um contador para clínica odontológica
Dicas para encontrar um contador para clínica odontológica
30 de dezembro de 2020
Conheça a psicologia das cores e sua influência no marketing das empresas de sucesso

Você já ouviu falar na psicologia das cores? Entenda o que significa e como essa técnica é aplicada no marketing das empresas de sucesso contribuindo para a geração de excelentes resultados.

O que é a Psicologia das Cores?

A psicologia das cores é um estudo que relaciona determinados reflexos, comportamentos, sentimentos e emoções do ser humano com base nas cores.

Segundo essa teoria, as cores são capazes de influenciar nas decisões e no comportamento humano quando usadas de forma adequada, o que faz da psicologia das cores um artifício de marketing muito utilizado, principalmente pelas grandes empresas.

Fale Com Um Especialista.webp - AJMED
CTA WHATSAPP

Qual o significado de cada cor, segundo a psicologia das cores?

Para auxiliar os profissionais de marketing, montamos um verdadeiro compilado sobre as emoções e sentimentos que cada cor costuma despertar nos indivíduos, veja:

Cor Vermelha

A cor vermelha tem no estímulo ao consumo o seu principal objetivo nas campanhas de marketing, prova disso é que lanchonetes e redes de fast food apostam nesse tipo de cor na decoração das suas lojas e também nos seus anúncios e propagandas.

Outro uso comum para a cor vermelha é nas sinalizações de urgência, não só por remeter ao sangue humano, mas também pela sua capacidade de se destacar em qualquer ambiente devido o seu tom vibrante.

Características: amor, guerra, força, agressão, desejo, fogo, calor, poder, excitação, raiva, velocidade, perigo, ira, fúria, violência, sangue, paixão, energia;

Cor Rosa

O rosa é a cor característica do universo feminino, indicando delicadeza, paixão e romantismo. Características que fazem dessa cor a mais utilizada em produtos voltados para o público feminino.

Características: inocência, romantismo, leveza, delicadeza, amor, charme, feminilidade, felicidade, satisfação, , brincadeira, saúde;

Cor Amarela

Assim, como o vermelho, o amarelo também é uma cor estimulante do apetite. Agora, você simplesmente entendeu o que há por trás da logomarca do McDonalds, a maior rede de fast food do mundo, que usa justamente uma combinação de vermelho e amarelo na sua logo.

No entanto, quando utilizado de forma isolada o amarelo pode gerar outros tipos de estímulo, como o despertar da atenção, o que por sinal fez do amarelo a melhor escolha para ser utilizado nas sinalizações de trânsito e também despertar sentimentos relacionados ao sol, mar e praia.

Características: perigo, otimismo, covardia, alegria, desonestidade, traição, verão, imaginação, sabedoria, esperança, cobiça, felicidade,, inveja, idealismo, relaxamento, engano, conhecimento, doença, claridade;

Cor Laranja

Segundo pesquisadores que se dedicam ao estudo da psicologia das cores e seus efeitos no comportamento humano, o laranja é na maioria das vezes interpretado como uma cor estimulante e enérgica.

Aqueles que estudam a psicologia das cores afirmam que o laranja é uma cor vibrante, alegre e agradável aos olhos humanos, fatos que se combinam e estimulam um sentimento e a necessidade de ação nas pessoas.

Em geral, os tons em laranja são utilizados por empresas que apostam e querem demonstrar um espírito jovem e atualizado!

Características: energia, humor, calor, entusiasmo, vibração, equilíbrio, , extravagância, excessivo, expansão, flamejante;

Cor Verde

Segundo a psicologia das cores o verde é referência e sempre será quando o assunto é a natureza e o meio ambiente. Afinal, os tons de verde tendem a nos fazer lembrar dos verdes das florestas.

Mas, não para simplesmente por aí, segundo os estudiosos do assunto, o verde também pode ser utilizado para despertar sentimentos de equilíbrio, harmonia e frescor aos ambientes.

Sabendo disso, muitos hospitais utilizam os tons de verde em suas decorações, móveis e paredes, tudo com o objetivo de trazer conforto aos seus pacientes.

Características: inexperiência, tenacidade, destruição, autoconsciência, ciúme, inveja, boa sorte, imutabilidade natureza, imaturidade, orgulho, generosidade, meio ambiente, fertilidade, juventude, , renovação, Primavera, vigor, saudável, perseverança, cura, calma;

Cor Azul

Por sua vez, nas estratégias de marketing, o azul é utilizado para despertar e estimular a criatividade, assim como transmitir sentimentos de sucesso e realização.

Devido ao seu potencial em transmitir um sentimento de poder e confiança, o azul torna-se uma cor muito utilizada no meio corporativo.

Características: confiança, ordem, céu, tranquilidade, tecnologia, frio, segurança, unidade, verdade, harmonia, paz, depressão, conservadorismo, fé, confiança, lealdade, calma, contentamento, água, limpeza, estabilidade, espiritualidade;

Cor Roxa ou Violeta

A cor roxa ou violeta é aquela que está ligada ao sentimento de realeza e nobreza, luxo, sabedoria, bem estar e mistério.

Semelhantemente ao laranja o violeta é capaz de estimular a criatividade e a imaginação.

Devido às suas características de nobreza e bem-estar, os tons de violetas são constantemente utilizados por SPAs e clínicas de estética.

Características:  sensibilidade, poder, transformação, erotismo, iluminação, intimidade, arrogância, espiritualidade, misterioso, luto, nobreza, cerimônia, conhecimento, sabedoria, realeza, crueldade;

Cor Marrom

Assim como o verde, o marrom está constantemente associado à percepção de natureza, sendo muito utilizado por exemplo, na embalagem de produtos orgânicos.

O marrom também costuma remeter ao clima rústico das fazendas, representando ao mesmo tempo elegância e sofisticação.

Características: confiabilidade, casa, resistência, conforto, ar livre, materialismo, estabilidade, excitação, simplicidade, terra;

Cor Preta

Por fim, temos a cor preta que é costumeiramente utilizada para gerar sentimentos de sofisticação, elegância e poder.

Características: mistério, elegância, mal, tristeza, formalidade, medo, riqueza, remorso, estilo, raiva, poder, profundidade, anonimato, não, infelicidade, sexualidade, sofisticação;

Cor Branca

O branco como já era de se imaginar é uma cor utilizada para trazer sensações de paz, harmonia, equilíbrio e pureza.

Características: clínico, juventude, proteção, casamento (culturas ocidentais), frio, pureza, sim, mesura, inocência, esterilidade, , inverno, paz, nascimento, simplicidade, morte (culturas orientais), precisão, bom, limpeza, amor, estéril, humildade, neve, respeito;

Cor Prata

O prata é uma cor tradicionalmente utilizada para remeter a tecnologia, modernidade, futurismo e  sofisticação. Por isso, costuma ser muito utilizada em tonalidades de carros e também dispositivos como notebooks e celulares.

Características: riqueza, diferença, suave, tecnológico, natural, fascínio, glamour, elegante, macio, liso;

CTA WHATSAPP 2

Cor Ouro

A cor ouro por sua vez, tem o potencial de remeter a extravagância, poder e ao luxo extremo, uma vez que logo remete o nosso cérebro a ouro, um dos metais mais preciosos da natureza.

Características: prosperidade, riqueza, calor, preciosidade, grandeza, extravagância, riqueza, opulência.

Chegamos ao final desse artigo, mas agora queremos saber, você sabia que as cores poderiam ter tantos significados e influenciar tanto nos nossos comportamentos e decisões?

Já conhece a AJMED? Sua assessoria contábil especializada em saúde? Entre em contato conosco!

Classifique nosso post [type]
Foto de Bruno Nascimento

Bruno Nascimento

Fundador e CEO da AJMED – Contabilidade Médica e euContador – Contabilidade Digital, tendo mais de 20 anos de experiência no mercado contábil. Possui mais de 3500 alunos, 250 CNPJs sob gestão e mais de 200 médicos em seu escritório. Possui a formação Academia de Contabilidade Médica, que forma centenas de alunos todos os anos.

Comments are closed.

ASSINE
Recomendado só para você
Você quer abrir uma clínica de fisioterapia, mas não sabe…
Cresta Posts Box by CP