Conheça a psicologia das cores e sua influência no marketing das empresas de sucesso

Como abrir uma Clínica de Fisioterapia? Passo a passo
Como abrir uma Clínica de Fisioterapia? Passo a passo
16 de dezembro de 2020
Dicas para encontrar um contador para clínica odontológica
Dicas para encontrar um contador para clínica odontológica
30 de dezembro de 2020
Conheça a psicologia das cores e sua influência no marketing das empresas de sucesso

Você já ouviu falar na psicologia das cores? Entenda o que significa e como essa técnica é aplicada no marketing das empresas de sucesso contribuindo para a geração de excelentes resultados.

O que é a Psicologia das Cores?

A psicologia das cores é um estudo que relaciona determinados reflexos, comportamentos, sentimentos e emoções do ser humano com base nas cores.

Segundo essa teoria, as cores são capazes de influenciar nas decisões e no comportamento humano quando usadas de forma adequada, o que faz da psicologia das cores um artifício de marketing muito utilizado, principalmente pelas grandes empresas.

 

Qual o significado de cada cor, segundo a psicologia das cores?

Para auxiliar os profissionais de marketing, montamos um verdadeiro compilado sobre as emoções e sentimentos que cada cor costuma despertar nos indivíduos, veja:

Cor Vermelha

A cor vermelha tem no estímulo ao consumo o seu principal objetivo nas campanhas de marketing, prova disso é que lanchonetes e redes de fast food apostam nesse tipo de cor na decoração das suas lojas e também nos seus anúncios e propagandas.

Outro uso comum para a cor vermelha é nas sinalizações de urgência, não só por remeter ao sangue humano, mas também pela sua capacidade de se destacar em qualquer ambiente devido o seu tom vibrante.

Características: amor, guerra, força, agressão, desejo, fogo, calor, poder, excitação, raiva, velocidade, perigo, ira, fúria, violência, sangue, paixão, energia;

Cor Rosa

O rosa é a cor característica do universo feminino, indicando delicadeza, paixão e romantismo. Características que fazem dessa cor a mais utilizada em produtos voltados para o público feminino.

Características: inocência, romantismo, leveza, delicadeza, amor, charme, feminilidade, felicidade, satisfação, , brincadeira, saúde;

Cor Amarela

Assim, como o vermelho, o amarelo também é uma cor estimulante do apetite. Agora, você simplesmente entendeu o que há por trás da logomarca do McDonalds, a maior rede de fast food do mundo, que usa justamente uma combinação de vermelho e amarelo na sua logo.

No entanto, quando utilizado de forma isolada o amarelo pode gerar outros tipos de estímulo, como o despertar da atenção, o que por sinal fez do amarelo a melhor escolha para ser utilizado nas sinalizações de trânsito e também despertar sentimentos relacionados ao sol, mar e praia.

Características: perigo, otimismo, covardia, alegria, desonestidade, traição, verão, imaginação, sabedoria, esperança, cobiça, felicidade,, inveja, idealismo, relaxamento, engano, conhecimento, doença, claridade;

Cor Laranja

Segundo pesquisadores que se dedicam ao estudo da psicologia das cores e seus efeitos no comportamento humano, o laranja é na maioria das vezes interpretado como uma cor estimulante e enérgica.

Aqueles que estudam a psicologia das cores afirmam que o laranja é uma cor vibrante, alegre e agradável aos olhos humanos, fatos que se combinam e estimulam um sentimento e a necessidade de ação nas pessoas.

Em geral, os tons em laranja são utilizados por empresas que apostam e querem demonstrar um espírito jovem e atualizado!

Características: energia, humor, calor, entusiasmo, vibração, equilíbrio, , extravagância, excessivo, expansão, flamejante;

Cor Verde

Segundo a psicologia das cores o verde é referência e sempre será quando o assunto é a natureza e o meio ambiente. Afinal, os tons de verde tendem a nos fazer lembrar dos verdes das florestas.

Mas, não para simplesmente por aí, segundo os estudiosos do assunto, o verde também pode ser utilizado para despertar sentimentos de equilíbrio, harmonia e frescor aos ambientes.

Sabendo disso, muitos hospitais utilizam os tons de verde em suas decorações, móveis e paredes, tudo com o objetivo de trazer conforto aos seus pacientes.

Características: inexperiência, tenacidade, destruição, autoconsciência, ciúme, inveja, boa sorte, imutabilidade natureza, imaturidade, orgulho, generosidade, meio ambiente, fertilidade, juventude, , renovação, Primavera, vigor, saudável, perseverança, cura, calma;

Cor Azul

Por sua vez, nas estratégias de marketing, o azul é utilizado para despertar e estimular a criatividade, assim como transmitir sentimentos de sucesso e realização.

Devido ao seu potencial em transmitir um sentimento de poder e confiança, o azul torna-se uma cor muito utilizada no meio corporativo.

Características: confiança, ordem, céu, tranquilidade, tecnologia, frio, segurança, unidade, verdade, harmonia, paz, depressão, conservadorismo, fé, confiança, lealdade, calma, contentamento, água, limpeza, estabilidade, espiritualidade;

Cor Roxa ou Violeta

A cor roxa ou violeta é aquela que está ligada ao sentimento de realeza e nobreza, luxo, sabedoria, bem estar e mistério.

Semelhantemente ao laranja o violeta é capaz de estimular a criatividade e a imaginação.

Devido às suas características de nobreza e bem-estar, os tons de violetas são constantemente utilizados por SPAs e clínicas de estética.

Características:  sensibilidade, poder, transformação, erotismo, iluminação, intimidade, arrogância, espiritualidade, misterioso, luto, nobreza, cerimônia, conhecimento, sabedoria, realeza, crueldade;

Cor Marrom

Assim como o verde, o marrom está constantemente associado à percepção de natureza, sendo muito utilizado por exemplo, na embalagem de produtos orgânicos.

O marrom também costuma remeter ao clima rústico das fazendas, representando ao mesmo tempo elegância e sofisticação.

Características: confiabilidade, casa, resistência, conforto, ar livre, materialismo, estabilidade, excitação, simplicidade, terra;

Cor Preta

Por fim, temos a cor preta que é costumeiramente utilizada para gerar sentimentos de sofisticação, elegância e poder.

Características: mistério, elegância, mal, tristeza, formalidade, medo, riqueza, remorso, estilo, raiva, poder, profundidade, anonimato, não, infelicidade, sexualidade, sofisticação;

Cor Branca

O branco como já era de se imaginar é uma cor utilizada para trazer sensações de paz, harmonia, equilíbrio e pureza.

Características: clínico, juventude, proteção, casamento (culturas ocidentais), frio, pureza, sim, mesura, inocência, esterilidade, , inverno, paz, nascimento, simplicidade, morte (culturas orientais), precisão, bom, limpeza, amor, estéril, humildade, neve, respeito;

Cor Prata

O prata é uma cor tradicionalmente utilizada para remeter a tecnologia, modernidade, futurismo e  sofisticação. Por isso, costuma ser muito utilizada em tonalidades de carros e também dispositivos como notebooks e celulares.

Características: riqueza, diferença, suave, tecnológico, natural, fascínio, glamour, elegante, macio, liso;

Cor Ouro

A cor ouro por sua vez, tem o potencial de remeter a extravagância, poder e ao luxo extremo, uma vez que logo remete o nosso cérebro a ouro, um dos metais mais preciosos da natureza.

Características: prosperidade, riqueza, calor, preciosidade, grandeza, extravagância, riqueza, opulência.

Chegamos ao final desse artigo, mas agora queremos saber, você sabia que as cores poderiam ter tantos significados e influenciar tanto nos nossos comportamentos e decisões?

Já conhece a AJMED? Sua assessoria contábil especializada em saúde? Entre em contato conosco!

 

Os comentários estão encerrados.

ASSINE