Como abrir uma Clínica de Fisioterapia? Passo a passo

Descubra tudo o que é necessário para você abrir uma clínica de ortopedia
Descubra tudo o que é necessário para você abrir uma clínica de ortopedia
9 de dezembro de 2020
Conheça a psicologia das cores e sua influência no marketing das empresas de sucesso
Conheça a psicologia das cores e sua influência no marketing das empresas de sucesso
23 de dezembro de 2020
Como abrir uma Clínica de Fisioterapia? Passo a passo

Você quer abrir uma clínica de fisioterapia, mas não sabe por onde começar? Fizemos aqui um passo a passo que pode contribuir nesse momento inicial e de incertezas. Por isso, leia esse artigo e tire suas principais dúvidas sobre esse assunto.

O fisioterapeuta é uma pessoa especializada em diagnosticar problemas relacionados ao movimento. Por isso, ele pode inserir na sua clínica diversos tipos de tratamentos que visam melhorar a saúde física e também psicológica do paciente.

Embora esse seja um mercado em retração, se o profissional escolher bem a sua área de atuação, certamente se dará bem. Por isso, é necessário conhecer tudo sobre gestão de negócios antes de abrir uma clínica de fisioterapia.

Então, se você quer ser dono do próprio negócio, conheça algumas informações importantes. Certamente com o investimento certo, você conseguirá se aproximar do seu sonho, aumentar os seus lucros e se tornar uma referência nesse ramo.

Quais os principais serviços de uma clínica de fisioterapia?

Você tem dúvida sobre quais serviços prestar ao abrir uma clínica de fisioterapia? Antes de tudo, saiba que existem muitas especialidades, que podem ser oferecidas ao seu cliente. E se você for um gestor, poderá desenvolver um espaço com tratamentos distintos.

Inicialmente, esse profissional deve focar em especializações para poder encontrar o seu nicho de atuação e oferecer ao seu público o melhor atendimento. Sendo assim, ele pode se especializar em acupuntura, fisioterapia esportiva, cardiovascular, do trabalho e oncologia.

Além disso, o fisioterapeuta ainda tem como opção inserir tratamentos para a saúde da mulher, intensiva, traumato-ortopédica, osteopatia e quiropraxia. Ou seja, é possível incluir num mesmo ambiente terapias distintas. Cada um desses serviços atende a um tipo de público com necessidades e perfis diferenciados.

O benefício de promover tantas atividades na sua clínica é que quanto mais opções, será melhor para o cliente. Digamos que ele seja orientado pelo seu médico a buscar um fisioterapeuta e uma terapia alternativa. Se o seu espaço possui várias especialidades, o cliente poderá escolher a sua clínica para realizar todos os tratamentos.

Por isso, se você está decidido a abrir uma clínica de fisioterapia, tenha em mente algumas etapas que são importantes. Mencionaremos cada uma delas a seguir.

Passo a Passo para abrir uma clínica de fisioterapia

Conheça aqui tudo que será importante para abrir uma clínica de fisioterapia.

1.Conheça bem o mercado de fisioterapia

Primeiramente, conheça tudo sobre esse mercado de fisioterapia. Faça uma pesquisa e descubra a quantidade de clínicas que existem na sua cidade. Depois faça um mapeamento sobre os serviços que cada uma oferece.

A partir daí, será possível descobrir novas oportunidades e ter novas ideias. Crie questionários e envie para os seus clientes e potencial para descobrir quais as suas necessidades.

Ao fim desse processo, você saberá exatamente o que está em falta no mercado e poderá inovar na sua área. Então, se esse for o seu sonho, não desista na fase inicial. Insista até como saber como se diferenciar da concorrência.

 

2.Se informe sobre os aspectos legais

Existe uma série de licenças e documentos que devem ser requeridos ao abrir uma clínica de fisioterapia. Por isso, é muito importante o contato com um escritório de contabilidade, para te auxiliar nesse processo.

De antemão, é importante que você busque regularizar o seu CNPJ. Em seguida, busque o alvará de funcionamento com a prefeitura, vigilância sanitária e corpo de bombeiros. Além disso, você deve se orientar em relação aos tributos e encargos da sua empresa.

Enfim, não esqueça também de solicitar o registro profissional, que te dará o direito de atuar como responsável técnico pela clínica.

3.Defina a localização ideal

Outra etapa bastante importante é a escolha do bairro. Ao fazer um mapeamento pela cidade, você descobrirá os melhores locais para abrir uma clínica de fisioterapia. Considere os bairros com melhor acesso e com possibilidades de transporte para o seu paciente.

Geralmente as pessoas escolhem os bairros mais bem localizados ou locais próximos de casa. Então, certamente isso fará muita diferença na busca pelo serviço. Mas para saber isso, é fundamental saber quem é o seu público-alvo.

4.Escolha o público-alvo

Determinar um público-alvo será relevante não só para escolher a localização da clínica, como também no momento de desenvolver ações de marketing. Além disso, você poderá desenvolver melhores serviços quando sabe o perfil dos pacientes.

Por exemplo, se você decidir abrir uma clínica de fisioterapia com foco em idosos, poderá direcionar os esforços para esse público. A estrutura do local também mudará e você terá que investir em rampas, elevadores, corrimões, entre outros itens essenciais para a locomoção do idoso.

5.Crie um planejamento financeiro

O planejamento financeiro será uma das bases para o sucesso do seu negócio. É nele que estarão descritos os valores estipulados para investimentos, logística e pagamento de funcionários. Outros custos como marketing, contas de água, luz e aluguel também estarão nesse documento, que também está inserido no plano de negócios.

6.Organize o ambiente

É muito importante organizar a clínica em todas as suas partes. Verifique a estrutura de cada espaço, como salas de espera, recepção, banheiros. Certifique-se de que o local é confortável e agradável para o paciente.

7.Crie um planejamento de marketing

Contrate uma empresa de publicidade para ajudar na divulgação da clínica. Além disso, ela será fundamental para descobrir quais os melhores canais de comunicação com o seu cliente.

8.Conte com uma assessoria contábil especializada

Por fim, conte com uma assessoria contábil especializada em saúde para auxiliar na gestão e também em todos os trâmites legais para abertura e regularização da sua clínica de fisioterapia.

Uma assessoria contábil especializada pode contribuir significativamente para o sucesso do seu negócio!

Sendo assim, queremos convidar você a conhecer a AJMED, uma assessoria contábil especializada em clínicas e consultórios médicos, que conta com um time de profissionais altamente capacitados para atendimento e acompanhamento contábil a esse tipo de segmento.

Conheça mais sobre os nossos serviços e diferenciais! Entre em contato conosco, converse com um dos nossos especialistas e solicite uma cotação sem compromisso.

Os comentários estão encerrados.

ASSINE