Descubra tudo o que é necessário para você abrir uma clínica de ortopedia

Descubra tudo o que é necessário para você abrir uma clínica de psicologia
Descubra tudo o que é necessário para você abrir uma clínica de psicologia
2 de dezembro de 2020
Como abrir uma Clínica de Fisioterapia? Passo a passo
Como abrir uma Clínica de Fisioterapia? Passo a passo
16 de dezembro de 2020
Descubra tudo o que é necessário para você abrir uma clínica de ortopedia

Abrir uma clínica de ortopedia pode ser um dos grandes sonhos dos estudantes dessa área da medicina. Mas o que é preciso para tornar isso uma realidade? Confira nesse artigo alguns passos importantes para alcançar esse objetivo.

Um ortopedista é aquele profissional que cuida do nosso aparelho músculo esquelético. Ele atua no atendimento a lesões na coluna, tendões, ossos, membros superiores e inferiores.  Além disso, essa especialidade médica é a que trata das deformidades do aparelho locomotor.

Geralmente esse profissional trata as fraturas, realiza cirurgias e orienta os pacientes em relação à postura e má formação da coluna ou dos ossos. Aliás, pessoas de todas as idades podem frequentar um consultório de um ortopedista, basta precisar dos serviços. Porém, o público com maior destaque são os idosos e esportistas.

Então, para conseguir atender bem aos pacientes, é necessário contratar funcionários qualificados para prestar um bom atendimento. Além disso, ofereça um espaço físico seguro e confortável para receber os seus clientes. E por fim, disponibilize serviços diversos e se diferencie da concorrência.

Se você deseja saber como abrir uma clínica de ortopedia, descubra aqui algumas dicas incríveis. Cada etapa é fundamental para que o profissional tenha sucesso no seu empreendimento.

Dicas para abrir uma clínica de ortopedia com segurança

Inicialmente, é muito importante ter um plano de negócios ao abrir uma clínica de ortopedia. Esse documento servirá de base para desenvolver as ações futuras e utilizar como base para rever estratégias.

Além disso, conte com o apoio de empresas terceirizadas. Você vai precisar de administradores, contadores e de um profissional de marketing para ajudar na divulgação do seu negócio. Agora é só seguir esses passos que listamos a seguir. Certamente todos eles serão importantes para você ter uma clínica de sucesso.

Escolha bem a localização

Certamente quem busca por um ortopedista tem alguma dificuldade de locomoção. Por isso, escolher bem a localização da clínica permite ao paciente encontrá-la com mais facilidade.

Então, decida bem qual o bairro você irá instalar sua clínica. O local é de fácil acesso, possui pontos de ônibus, estação de metrô e estacionamento próximo? Além disso, construa rampas de acesso à parte interna, para facilitar a locomoção do paciente e aumentar o seu conforto.

Planeje toda a estrutura física da clínica

E por falar em estrutura, antes de abrir uma clínica de ortopedia, verifique se o local escolhido possui condições mínimas para receber pessoas. Então planeje bem como serão os corredores, maçanetas, portas, banheiros e salas.

Como falamos anteriormente, as rampas são muito importantes nesse tipo de estabelecimento, pois elas ajudam na locomoção de quem anda de cadeira de rodas, por exemplo. Além disso, lembre-se daquele paciente que utiliza muletas e instale barras nos corredores.

Embora muitos acreditem que esses itens são meros detalhes, eles certamente farão diferença para pessoas que possuem limitações. Então verifique tudo, faça uma inspeção para descobrir os lugares mais vulneráveis e invista numa clínica com uma atmosfera acolhedora.

Futuramente, você ainda poderá deixar uma caixa de sugestões para os seus pacientes. Eles poderão indicar o que pode melhorar no local, se existe algo em relação ao espaço físico que eles gostariam de ver, entre outros comentários.

 

Invista em uma decoração aconchegante

Uma das primeiras coisas que você deve se preocupar ao abrir uma clínica de ortopedia é com a decoração do ambiente. Essa é a melhor forma de deixar seu cliente acolhido e fazer com que ele se sinta confortável.

Além da questão da estrutura, estar num local bem decorado e confortável faz toda a diferença. Então invista nas poltronas, sofás e outros móveis. Além disso, disponibilize internet, TV com uma programação bacana para reduzir o estresse e a ansiedade antes de algum exame.

Uma experiência positiva pode contribuir para que aquele paciente seja fidelizado. Certamente ele voltará para a sua clínica após ser tratado bem.

 

Crie um planejamento estratégico

Agora que você já pensou na parte física, vamos a um dos documentos mais importantes ao abrir uma clínica de ortopedia. É muito importante que você pense num planejamento estratégico que contemple as ações de marketing e o plano de finanças da empresa.

Sabemos que a fase inicial de qualquer empreendimento é apenas a reposição do investimento inicial. Portanto, não espere ter lucro nesse momento. Faça o planejamento dos custos necessários durante um tempo de funcionamento, com as despesas fixas e variáveis.

Insira os valores das contas de energia, aluguel, água, pagamento dos funcionários e compra de equipamentos. Assim você terá uma visão holística do seu negócio e suas despesas futuras.

Regularize o seu negócio

Vamos agora à parte mais burocrática, que são os documentos exigidos para abrir uma clínica. Existem alguns documentos obrigatórios, expedidos por órgãos reguladores.

Então, atente-se às licenças, cadastros nacionais, alvará de funcionamento da prefeitura e da vigilância sanitária. Por isso, contar com a ajuda de contadores e advogados pode te ajudar nesse processo de regularização do seu consultório.

Faça a divulgação do local

A divulgação da clínica deve ser feita mesmo antes dela começar a funcionar. Você pode contratar uma empresa de publicidade para cuidar do marketing digital e promover ações de lançamento.

É muito comum a realização de eventos no local e promoções no dia da inauguração. As possibilidades são muito diversas, então conte a criatividade para fazer seus serviços chegarem ao seu público.

Conte com um software voltado para a área médica

Toda clínica precisa de um sistema para facilitar os processos e melhorar a qualidade do serviço. Além disso, o software irá reunir as principais informações acerca do seu negócio, como dados do cliente, atendimentos e fluxo de caixa.

Invista em telemedicina

Enfim, outra novidade que veio beneficiar não só as clínicas como pacientes, é o desenvolvimento da telemedicina. Nesse sistema, pacientes podem ser atendidos de qualquer lugar, via online, pelo seu médico.

Muitas clínicas já estão implementando a telemedicina nos seus consultórios. Então, porque não pesquisar mais sobre esse avanço da tecnologia?

Coloque em prática todos esses passos para abrir uma clínica de ortopedia. Sem dúvidas, você terá um negócio de sucesso.

Deseja abrir uma clínica de ortopedia? Entre em contato conosco! A AJMED é especialista na abertura de clínicas e empresas na área de saúde!

 

Os comentários estão encerrados.

ASSINE