Como ter um bom controle financeiro de Clínica Médica

Saiba o passo a passo para abrir uma empresa para médicos
Passo a passo para abrir uma empresa para médicos
26 de novembro de 2019
Abertura de empresa para médico plantonista, vale a pena
Abertura de empresa para médico plantonista, vale a pena?
3 de dezembro de 2019
controle financeiro de Clínica Médica

controle financeiro de Clínica Médica

Um dos segredos do sucesso de qualquer empresa, passa pelo seu planejamento e controle financeiro de Clínica Médica.

Conhecer com exatidão todos os recursos que entram e saem de uma empresa, fazem uma grande diferença para que seja possível alcançar os resultados e objetivos esperados.

O Brasil é um dos países com maior número de empresas fechando diariamente. Muitos atribuem este fato a alta carga tributária, ao baixo número de vendas e aos custos operacionais do negócio. Por outro lado existem empresas que mesmo neste cenário, continuam crescendo e expandindo seus negócios. Qual o segredo destas empresas, será apenas sorte?

Temos certeza que não, por isso decidimos trazer algumas dicas importantes de gestão financeira para o sucesso do seu negócio.

Finanças Pessoais x Finanças Empresariais

Um dos erros clássicos, cometido por boa parte dos empresários é a não divisão das finanças pessoais e empresariais.

É preciso que o empresário determine com base no porte da empresa e na sua capacidade financeira, uma retirada mensal determinada pró-labore. Este valor é uma espécie de salário e será depositado em conta Pessoa Física do proprietário. Em hipótese alguma deve-se utilizar recursos da empresa para fins pessoais, pois assim torna-se praticamente impossível mensurar quais são os custos reais da empresa, sua margem de lucro ou até mesmo determinar possíveis prejuízos.

Separando o pessoal do empresarial, e utilizando as ferramentas corretas de gestão será possível conhecer melhor a saúde financeira de sua clínica.

Demonstrativo de Resultado do Exercício – DRE

 

O Demonstrativo de Resultado do Exercício apresenta de forma vertical e resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas em um determinado período.

Através do DRE será possível identificar o resultado líquido da clínica, conhecer as suas despesas e receitas, margem de lucro, entre outros parâmetros que servirão de base para tomada de decisões importantes para a saúde financeira da empresa. Como por exemplo identificar e reverter cenários de prejuízo ou certificar-se de estratégias positivas da empresa para utilizá-las ainda mais.

Como montar um DRE?

Um DRE precisa obrigatoriamente conter todas as entradas e saídas de recursos de uma empresa, sendo assim em geral é formado por:

Receitas

Na parte de receitas são registradas as entradas de recursos para a empresa. Nesta parte do DRE serão inseridas a título de exemplo:

  • Os valores recebidos relativos à venda de mercadorias
  • Os valores recebidos relativos à prestação de serviços
  • Recebimentos de aluguel de imóveis da empresa
  • Recebimento de juros e dividendos de investimentos

Em resumo a receita precisa ser entendida como tudo aquilo que gera valor e recursos financeiros para a empresa.

Despesas

Na parte de despesas são registradas as saídas de recursos da empresa. Nesta parte do DRE serão inseridas a título de exemplo:

  • Despesas com a folha salarial
  • Impostos
  • Água,luz, telefone e internet
  • Aluguel de imóveis de terceiros
  • Material de escritório

Contabilidade para Clínicas de Ortopedia

Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa é um demonstrativo em ordem cronológica de todas as entradas e saídas de recursos financeiros de uma empresa, sendo um item importante para se ter Controle financeiro de Clínica Médica perfeito.

Com o fluxo de caixa a empresa consegue programar pagamentos de forma que as entradas de receita em caixa sejam sempre suficientes para cobrir as despesas e no momento correto.

Veja neste artigo como administrar uma clínica estética.

Conciliação Bancária

Outra ferramenta muito importante em uma boa gestão financeira, é a conciliação bancária, como por exemplo o Conta Azul ou a Feegow. Através desta ferramenta é possível confrontar os lançamentos de contas a pagar e contas a receber da empresa, identificando assim possíveis receitas e despesas não lançadas em seu fluxo de caixa.

Evitando assim, despesas não autorizadas, garantindo ainda a fidelidade das informações prestadas. Desta forma, o empresário pode conhecer em detalhes e com segurança a destinação de recursos de sua clínica.

Um sistema de controle financeiro de Clínica Médica que indico seria o Feegow, veja esta matéria.

Capital de Giro e Reserva de Emergência, essenciais para um controle financeiro de Clínica Médica

Outro ponto muito importante para a saúde financeira de uma clínica é a manutenção de um capital de giro e também reserva para emergências.

O capital de giro é basicamente o dinheiro que a empresa precisa para manter a sua estrutura em operação enquanto aguarda o recebimento de suas receitas.

Por exemplo, temos a indústria automobilística que precisa de capital para produzir os veículos, recebendo apenas posteriormente a receita por suas vendas. O capital de giro é o recurso que mantém a fábrica em operação até que se realize o ciclo de venda do produto.

A importância de uma assessoria contábil para o controle financeiro de sua clínica

Uma boa gestão financeira deve organizar e confrontar receitas e despesas, possuir capital de giro, controle de estoques, transformar números em gráficos e realizar análises.

Pensando no sucesso e crescimento de seus clientes a AJMED oferece serviços de terceirização do financeiro de clínicas através de um BPO Financeiro, desta forma você alcançará o controle financeiro de Clínica Médica.

A AJMED sabe das responsabilidades que um empresário possui para manter as atividades de sua clínica em dia, prestando um atendimento de excelência e qualidade aos seus clientes. Devido a isso, muitas vezes não sobra tempo para gerir adequadamente a parte financeira de sua clínica.

Um bom contador precisa oferecer serviços diferenciados, deixando de ser um simples emissor de guias tributárias e folhas de pagamento e tornando-se um verdadeiro consultor empresarial.

Uma assessoria contábil deve ir além das obrigações fiscais, pensando e trazendo soluções para o crescimento das empresas de seus clientes.

Antenada ao desenvolvimento tecnológico e visando oferecer sempre os melhores serviços, a AJMED possibilita aos seus clientes a terceirização da gestão financeira de suas clínicas, desta forma o controle financeiro de Clínica Médica fica à nosso cargo.

Desta forma, o empresário pode dedicar uma maior parte do seu tempo para atividade fim do seu negócio, deixando nas mãos de uma equipe altamente qualificada a gestão financeira de seu negócio.

Os resultados de sua clínica podem ser alavancados através de uma gestão financeira eficiente, possibilitando assim o crescimento de sua marca.

Com os nossos serviços, você contará com  gestão de contas a pagar e a receber, conciliação de extratos e informações bancárias, fluxo de caixa, demonstrativo de resultados, análises e indicadores de performance.

Não perca mais tempo, coloque a gestão contábil e financeira de sua empresa nas mãos de quem entende do assunto e tem experiência no mercado. Entre em contato com a nossa equipe e conheça um pouco mais dos nosso serviços.

A AJMED possui 40 anos de experiência no mercado, sendo especialista nos serviços de contabilidade e gestão para a área de saúde.

Conte com todo o expertise de nossa equipe de profissionais e tenha a certeza de que a sua empresa está em boas mãos.

Manter todas as obrigações fiscais em dia é muito mais do que uma obrigação legal, mas também é a segurança e a garantia de que a sua empresa não sofrerá com a aplicação de multas e demais sanções por parte dos órgãos de fiscalização.

Entre em contato conosco, retire as suas dúvidas e conheça os nossos serviços!

Os comentários estão encerrados.

ASSINE
Open chat
Estou no site da AJMED e gostaria de tirar uma dúvida!!!!