Passo a passo para abrir uma empresa para médicos

Todos os equipamentos para montar um consultório médico!!
Todos os equipamentos para montar um consultório médico!!
21 de novembro de 2019
controle financeiro de Clínica Médica
Como ter um bom controle financeiro de Clínica Médica
28 de novembro de 2019
Saiba o passo a passo para abrir uma empresa para médicos

Saiba o passo a passo para abrir uma empresa para médicos

Neste artigo vamos ajudar você, explicando o passo a passo para abrir uma empresa para médicos. Elaboramos uma passo a passo detalhado para que você elimine de uma vez por todas as suas dúvidas a respeito do assunto. Portanto, não deixe de acompanhar este artigo até o final.

Escolha a categoria da empresa para médicos

O primeiro passo para quem pretende abrir uma empresa para a prestação de serviços médicos, é a escolha do tipo de empresa. Existem algumas opções, falaremos sobre cada uma delas, para que você possa escolher a que melhor se encaixa ao seu perfil.

Sociedade Empresária Limitada (LTDA): Em uma sociedade empresarial limitada, o patrimônio dos sócios não está ligado ao patrimônio da empresa.

Uma das vantagens deste tipo de empresa, é a possibilidade do médico abrir a empresa em sociedade com profissionais de outras profissões.

Sociedade Simples Limitada (LTDA): Na sociedade simples limitada, os sócios exercem a mesma atividade e são responsáveis de forma proporcional, ou seja limitada de acordo com suas respectivas cotas do capital social.

Sociedade Simples Pura: A sociedade simples pura deve ser realizada entre médicos, com registro no cartório de pessoas jurídicas. A principal vantagem em optar por este tipo de sociedade está no benefício fiscal de redução da alíquota de ISS – Imposto Sobre Serviços, cobrado pelo município de prestação dos respectivos serviços.

Empresa Eireli: Empresa Individual de Responsabilidade Limitada: Para abrir uma empresa EIRELI você não precisará de sócios, sendo essa a sua principal vantagem, por outro lado é preciso integralizar um capital social de no mínimo 100 salários mínimos para abrir a empresa.

Veja também este artigo Passo a Passo:

6 dicas para montar um Consultório Odontológico!

Escolha do Regime Tributário para médicos

Após escolher o tipo de empresa, você precisará escolher o regime tributário ideal para a sua empresa, ou seja, aquele no qual você pagará as menores alíquotas de tributos. Uma empresa médica pode optar por 3 tipos de regimes tributários: O Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real. Vamos falar agora, sobre cada uma das opções.

Simples Nacional

O regime do Simples Nacional, foi criado pelo Governo Federal, com o intuito de beneficiar e fomentar o desenvolvimento de pequenas empresas.

Para se enquadrar nesse regime tributário, a empresa não pode obter um faturamento anual superior a 4,8 milhões.

No Simples Nacional, a empresa efetua o pagamento dos tributos através da guia DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional. 

O valor do tributo é calculado com base no faturamento da empresa. Sendo possível escolher entre os anexos III e V para atividade médica. O anexo V é indicado para empresas médicas que possuam folha de pagamento, uma vez que o valor da folha é um dos parâmetros utilizados para o cálculo do imposto a ser pago neste anexo em específico.

A alíquota do Simples irá variar com base em alguns parâmetros, sendo o principal deles o faturamento, que é dividido em faixas, conforme abaixo:

  • Até 180.000,00
  • De 180.000,01 a 360.000,00
  • De 360.000,01 a 720.000,00
  • De 720.000,01 a 1.800.000,00
  • De 1.800.000,01 a 3.600.000,00
  • De 3.600.000,01 a 4.800.000,00

Na hora de escolher o regime tributário é muito importante contar com o auxílio de uma assessoria contábil especializada, pois só assim você terá a certeza de que está fazendo a melhor escolha.

Contabilidade para Clínicas de Psiquiatria

Lucro Presumido

Ao optar pelo Lucro Presumido a empresa para médicos pagará os seus tributos em guia separadas. Ao final das contas, o valor pago em tributos costuma ser maior se comparado ao Simples Nacional.

Veja as alíquotas finais de cada imposto sobre o faturamento para empresas optantes pelo Lucro Presumido na prestação de serviços médicos:

  • IRPJ: 4,8%
  • CSLL: 2,88%
  • PIS: 0,65%
  • COFINS: 3%
  • ISS: 2% 

Lucro Real

No Lucro Real a tributação deixa de ser realizada com base no faturamento da empresa e passa a ser realizada com base no lucro apurado em cada exercício, seguindo as seguintes alíquotas:

  • IRPJ: 4,8%
  • CSLL: 2,88%
  • PIS: 1,65%
  • COFINS: 7,6
  • ISS: 2%

Saiba também que existe a modalidade de Livro Caixa ou também conhecido como Carnê Leão para maiores detalhes veja este artigo.

Registro da empresa médica

Após a escolha do tipo da empresa e de seu respectivo regime tributário, você precisará reunir a documentação necessária para o registro de sua empresa na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas, de acordo com o tipo da empresa.

Para esta etapa, recomendamos que você conte com o auxílio de uma assessoria contábil.

Registro da empresa na Receita Federal

Agora, você precisará registrar a sua empresa junto a Receita  Federal, recebendo portanto o CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas de sua empresa para médicos.

Inscrição Municipal

Após o registro de sua empresa para médicos na Receita Federal, você deverá solicitar a inscrição municipal da empresa, junto a secretaria de fazenda do seu município.

Além da inscrição municipal, você precisará do Alvará de Funcionamento e da licença da Vigilância Sanitária, documentos estes também de responsabilidade do município.

Aquisição do certificado digital

Após todos os trâmites para formalização e regularização de sua empresa, você precisará adquirir um certificado digital da Certisign por exemplo.

O certificado digital, é uma espécie de assinatura da empresa, necessária para a emissão de notas fiscais e entrega de algumas obrigações aos órgãos de fiscalização, item importante neste passo a passo para abrir empresa para médicos.

A importância de uma assessoria contábil para uma empresa de serviços médicos

O serviço de assessoria contábil é fundamental para qualquer empresa, desde a orientação quanto aos trâmites de abertura e a escolha do melhor regime tributário, até a entrega das obrigações acessórias e fiscais do dia a dia.

A AJMED possui 40 anos de experiência no mercado, sendo especialista nos serviços de contabilidade e gestão para a área de saúde.

Conte com todo o expertise de nossa equipe de profissionais e tenha a certeza de que a sua empresa está em boas mãos.

Manter todas as obrigações fiscais em dia é muito mais do que uma obrigação legal, mas também é a segurança e a garantia de que a sua empresa não sofrerá com a aplicação de multas e demais sanções por parte dos órgãos de fiscalização.

Entre em contato conosco, retire as suas dúvidas e conheça os nossos serviços!

Os comentários estão encerrados.

ASSINE
Open chat
Estou no site da AJMED e gostaria de tirar uma dúvida!!!!