10 dicas de como administrar uma clínica estética!

feegow software de gestao medica
Como um Software de Gestão Médica pode ajudar a saúde financeira da sua clínica!
25 de setembro de 2019
Carnê Leão e Livro Caixa para Dentistas
Carnê Leão e Livro Caixa para Dentistas!
31 de outubro de 2019
como administrar uma clínica estética

como administrar uma clínica estética

Se você quer entender como administrar uma clínica estética de forma eficiente e mantê-la em pleno funcionamento, saudável  financeiramente e até em crescimento não é uma tarefa simples e requer do administrador conhecimento e boas técnicas administrativas. Utilizando os caminhos que serão mostrados aqui, a sua clínica alcançará uma gestão mais eficiente.

Acompanhe abaixo, as dicas que separamos para você!

1. Desenvolva um planejamento estratégico e tenha metas

Toda a empresa que pensa em crescimento, independente do ramo de atividade precisa estabelecer metas e objetivos de curto, médio e longo prazo. As metas nos ajudam a entender se estamos caminhando no caminho certo e utilizando as formas corretas para chegar até ele.

Contabilidade para Clínica de Cirurgia Plástica

A partir das metas conseguimos visualizar o local em que estamos e onde precisamos chegar.

Um bom planejamento estratégico avalia os mais diversos aspectos do negócio, desde formas de redução de custos e otimização de recursos, até a escolha dos melhores pontos comerciais e estratégias para atrair clientes e alavancar as receitas da empresa.

2. Invista em Marketing e Propaganda

 

Vivemos em um mundo em que as pessoas estão conectadas praticamente em todos os momentos. Desta forma, é preciso saber utilizar a tecnologia em favor da empresa para alavancar os resultados.

Uma boa estratégia é investir em marketing digital, como exemplo de como administrar uma clínica estética indico o grande Rafael Rez da Nova Escola de Marketing, principalmente através de redes sociais como Instagram, Facebook e Whatsapp. É possível utilizar estes mecanismos para fazer propaganda gratuita de sua clínica e dos serviços oferecidos por elas, veja o exemplo do Sócio da AJMED, o Bruno Nascimento, utiliza do Instagram Bruno Nascimento para divulgar seus serviços.

Além do mais, o Facebook e o Instagram oferecem serviços pagos que aumentam o alcance do seu negócio nas redes sociais.

Porém para investir em mídias sociais e obter sucesso é preciso criar posts com qualidade profissional e que realmente chamam e prendem a atenção de possíveis clientes, despertando neles o desejo de conhecer a sua clínica.

Neste vídeo comentei um pouco sobre uma dúvida muito comum dos médicos que atuam com Dermatologia.

3. Organize e crie processos

Outra dica extremamente valiosa para o sucesso de uma clínica de estética ou qualquer outra empresa está ligada à organização e o desenvolvimento de processos internos.

Uma clínica bem organizada e com processos definidos e conhecidos por toda a equipe, tem maiores chances de conquistar maiores fatias do mercado.

Neste conteúdo por exemplo, demonstramos os 7 Passos para abrir Clínica Estética.

A organização chama a atenção de clientes que recomendam a empresa para futuros clientes.

  • Preocupe-se com todos os detalhes, inclusive com o ambiente, desde a pintura das paredes até a decoração e mobília. O ambiente deve ser oferecer prazer e conforto aos clientes, portanto tenha cuidado com a limpeza.
  • Se possível mantenha uma recepcionista para receber e acomodar os clientes que aguardam por sua vez.
  • Tenha cuidado ainda com os produtos utilizados, fuja de produtos com qualidade duvidosa, mesmo que o seu preço seja mais baixo. Observe também e controle a validade dos produtos para não correr o risco de utilizar produtos fora da validade e gerar complicações com clientes e com a vigilância sanitária.
  • Defina processos para cada setor da empresa, desde a atividade fim de prestação de serviços estéticos, até as atividades administrativas e comerciais. Cada funcionário deve está treinado e capacitado para realizar as suas tarefas de maneira uniforme e eficiente.

4. Invista em tecnologia

Utilize a tecnologia sempre ao favor de sua clínica. Atualmente existem softwares no mercado que possibilitam maior controle de vários processos, dentre eles o agendamento dos atendimentos. Se possível ofereça formas que facilitem o acesso do cliente as marcações de procedimentos como atendimento via whatsapp ou agendamento online e via app, desta forma você conseguirá de forma eficiente entender como administrar uma clínica estética.

5. O cliente é a prioridade

Tenha em mente sempre e nunca se esqueça, o cliente é a chave para o seu negócio. Preste um atendimento de excelência e tenha sempre atenção aos mínimos detalhes.

Os clientes precisam ter o máximo de satisfação em relação ao atendimento e aos serviços prestados, assim eles retornam, indicam a clínica para outras pessoas e até mesmo aceitam pagar um pouco mais, desde que recebam um serviço realmente diferenciado dos demais.

Procure manter o cliente fiel a sua clínica, uma dica interessante é criar programas de fidelidade que oferecem descontos e recompensas, desta forma você entenderá em como administrar uma clínica estética.

6. Tenha um bom controle financeiro

A saúde financeira da empresa é essencial para a sua sobrevivência. Portanto, tenha atenção a custos desnecessários, procure sempre definir processos otimizados. Indicamos bastante o pessoal do Conta Azul ou até mesmo da Feegow Clinic.

Tenha controle de todos os recursos que a empresa tem a receber e também as suas despesas, não só atual, mas também previstas. É muito importante também que a sua clínica possui um colchão financeiro, que nada mais é do que uma reserva para eventos não previstos.

7. Tenha uma equipe capacitada

Para administrar uma clínica de estética que trabalha diretamente com a prestação de serviços de saúde, é extremamente importante manter uma equipe altamente treinada e capacitada para prestar o melhor atendimento possível aos clientes.

8. Invista em novas tecnologias

O mundo estético apresenta a todo momento novas tecnologias. Portanto, um grande diferencial para sair na frente dos concorrentes é oferecer novos serviços e tendências ainda não oferecidas por seus concorrentes, por isso participe de Feiras de Inovações estéticas frequentemente para se atualizar, como por exemplo a Beauty Fair.

9. Tenha um excelente planejamento tributário

A carga tributária do Brasil é uma das maiores do mundo, sendo assim, tornou-se uma desculpa para justificar o fracasso de muitas empresas.

Porém com uma gestão tributária eficiente e organizada, é possível reduzir as despesas que a empresa possui com tributos, isso agindo completamente dentro da lei, apenas aproveitando melhor as oportunidades oferecidas por ela.

Veja tudo sobre tributação de clínica estética nesta página.

Portanto, é muito importante contar com profissionais extremamente capacitados para lhe orientar e auxiliar nesta tarefa, assim você conseguirá entender como administrar uma clínica estética.

Se precisa de ajuda para organizar e otimizar a situação fiscal e contábil de sua empresa, entre em contato conosco, pois podemos te ajudar.

10. Conte com especialistas para ajudar a sua Clínica Estética a crescer

Não podemos atingir a excelência em todas as áreas, portanto em alguns momentos é preciso delegar tarefas e responsabilidades a quem entende do assunto.

Coloque nas mãos de profissionais competentes a gestão de sua clínica e preocupe-se apenas com aquilo que você sabe fazer de melhor, atender e oferecer serviços de qualidade aos seus clientes.

A AJMED pode auxiliar você em como administrar uma clínica estética, ajudando em toda a parte burocrática que impossibilita a sua empresa de crescer e ocasiona tanta dor de cabeça.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar.

Os comentários estão encerrados.

ASSINE
Open chat
Estou no site da AJMED e gostaria de tirar uma dúvida!!!!