CNPJ Médico: veja como abrir

Split de pagamento para PJs médicas
Split de pagamento para PJs médicas
28 de julho de 2022
Contabilidade Para Clinicas Médicas - AJMED
Contabilidade para clínicas médicas: entenda a diferença entre porte, natureza jurídica e regime tributário
4 de agosto de 2022
CNPJ Médico: veja como abrir

Pensando em abrir um CNPJ Médico, mas não sabe exatamente por onde começar ou o que é preciso para realizar o seu sonho de atuar como médico PJ? Se a sua resposta foi “Sim”, você chegou ao lugar certo.

Neste conteúdo, a AJMED, sua contabilidade especializada em saúde, responde suas principais dúvidas e apresenta um passo a passo completo com tudo o que você precisa saber para abrir um CNPJ médico.

Confira o que você vai encontrar ao longo deste conteúdo:

  • Abrir um CNPJ médico ou atuar como pessoa física?
  • Quais são os tipos de CNPJ médico?
  • Médico pode ser MEI?
  • Quais os documentos necessários para abrir CNPJ médico
  • Como abrir um CNPJ médico [Passo a Passo]

Para ficar por dentro de tudo, esclarecer suas dúvidas e não perder nenhuma informação importante, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.

 

Abrir um CNPJ médico ou atuar como pessoa física?

Quando o assunto é CNPJ médico, uma das principais dúvidas entre os profissionais da área, diz respeito às vantagens de atuar como pessoa jurídica.

Afinal, será que realmente vale a pena abrir um CNPJ, ou é melhor atuar como médico pessoa física?

Em meio a esse tipo de dúvida, podemos afirmar que abrir um CNPJ médico é a melhor opção, basta observar os benefícios desta decisão.

Economia de impostos: Médicos que decidem abrir CNPJ, podem obter uma importante economia, recolhendo seus impostos com base no Lucro Presumido ou no Simples Nacional.

Enquanto médicos que atuam como pessoa física são tributados com alíquotas que podem chegar a 27,50% ao mês, apenas a título de Imposto de Renda, aqueles que possuem CNPJ, podem contar com alíquotas que iniciam em 6% ao mês no Simples Nacional.

Emissão de notas fiscais: Outro benefício atrelado a abertura de um CNPJ médico, diz respeito a facilidade que o profissional encontrará para emitir notas fiscais.

As notas fiscais costumam ser solicitadas por contratantes do tipo pessoa jurídica e também por pessoas físicas, quando estas precisam solicitar reembolso junto aos seus planos de saúde.

Mais oportunidades de trabalho: Por fim, precisamos destacar que médicos que possuem CNPJ encontram mais oportunidades de trabalho em clínicas e hospitais, e com isso, podem aumentar os seus rendimentos mensais.

Diante de todas as vantagens listadas, não tenha dúvidas, abrir CNPJ médico é uma excelente escolha.

Quais são os tipos de CNPJ médico?

Os médicos que decidem abrir CNPJ, possuem diferentes tipos de CNPJ, à sua disposição, dentre eles:

  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal: Opção para médicos que desejam abrir um CNPJ individual, ou seja, sem sócios.
  • Sociedade Empresária Limitada: Opção para médicos que desejam abrir um CNPJ em sociedade com profissionais de outras áreas, como por exemplo, um médico e um administrador que se unem para abrir uma clínica.
  • Sociedade Simples: Por fim, temos a Sociedade Simples, uma alternativa para médicos que desejam constituir sociedade com outros médicos, visando o exercício das suas atividades profissionais.

Conte com o apoio do time de especialistas da AJMED para definir o melhor tipo de empresa médica para os seus objetivos.

Médico pode ser MEI?

Quando o assunto é a abertura de CNPJ médico, uma dúvida que costuma surgir com certa frequência, diz respeito ao MEI. Afinal, médico pode ser MEI?

Em meio a esse tipo de dúvida, precisamos esclarecer que médicos não podem atuar como Microempreendedores Individuais, tendo em vista que este tipo de empresa não atende profissionais liberais, ou seja, aqueles cuja profissão é regulamentada por Lei e fiscalizada por conselhos de classe.

Por sinal, é exatamente por isso que as atividades médicas não são contempladas no rol de atividades permitidas para o MEI.

Quais os documentos necessários para abrir CNPJ médico

Ao contrário do que muitos profissionais pensam, a lista de documentos para abrir um CNPJ médico não é extensa e inclui apenas os seguintes itens:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do endereço de registro do CNPJ;
  • Registro no CRM – Conselho Regional de Medicina;
  • Requerimento de Empresário ou Contrato Social (a depender do caso).

Além disso, caso você possua qualquer tipo de dúvida com a documentação em questão, o time de especialistas da AJMED estará à disposição para orientar você.

Como abrir um CNPJ médico [Passo a Passo]

Após esclarecer as principais dúvidas sobre o CNPJ médico, é hora de conferir um passo a passo para abertura e regularização do seu CNPJ.

Veja neste tópico, cada detalhe do processo para abertura de um CNPJ e esclareça todas as suas dúvidas de forma objetiva.

1.Contrate uma contabilidade médica

Para abrir o seu CNPJ de forma rápida, segura e além disso, garantir economia de impostos, o primeiro passo é contratar uma contabilidade especializada em saúde.

Aqui na AJMED, oferecemos tudo que consultórios, hospitais e clínicas médicas precisam, incluindo:

  • Time especializado na área da saúde e clínicas médicas
  • 100% das obrigações fiscais, contábeis e eSocial entregues
  • Redução da carga tributária através da transformação de clínicas em hospitais
  • Terceirização do financeiro de clínicas através do nosso serviço de BPO Financeiro;
  • Suporte e treinamento para emissão de nota fiscal de serviços, dúvidas sobre ISS, glosas médicas, convênios e folha de pagamento;
  • Dentre outros serviços em contabilidade médica.

2.Separe a documentação necessária

Na sequência, após contratar a contabilidade, você precisará separar a documentação necessária para abertura do seu CNPJ, conforme destacamos anteriormente.

Com a documentação em mãos, o nosso time de contadores poderá providenciar toda documentação da sua PJ médica.

3.Emissão do CNPJ e demais documentos

Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto a contabilidade cuida de todos os trâmites para abertura e registro da sua PJ médica, incluindo:

  • Emissão do CNPJ;
  • Emissão da Inscrição Estadual;
  • Emissão do Alvará de Localização e Funcionamento;
  • Liberação da Licença da Vigilância Sanitária;
  • Registro do CNPJ no CRM.

Com o apoio de uma contabilidade especializada em saúde, tudo será resolvido dentro de poucos dias, sem qualquer tipo de dificuldade ou complicação.

Para saber mais, esclarecer dúvidas ou obter um orçamento sem compromisso para abertura do seu CNPJ médico, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!

 

Classifique nosso post [type]

Os comentários estão encerrados.

ASSINE
Recomendado só para você
Você sabe o que é split de pagamento para PJs…
Cresta Posts Box by CP