AJMED

Como abrir uma clínica de acupuntura

Abrir uma clínica de acupuntura pode ser o sonho de muitos empreendedores, no entanto, empreender é algo que requer não apenas vontade, mas também planejamento.

Há muitas questões envolvidas no ato de abrir uma empresa, independente do seu ramo de atuação. Quando falamos de uma clínica de acupuntura, ainda há particularidades.

Com isso em mente, hoje a AJMED decidiu escrever esse guia explicando tudo que é preciso saber para abrir uma clínica de acupuntura e ter sucesso. Vamos começar?

Definição de acupuntura

Antes de pensar em abrir uma clínica de acupuntura, é importante ter em mente com clareza o que é essa técnica para poder começar a operar corretamente.

Os pontos de acupuntura estão por todo o corpo e, quando as agulhas são aplicadas em determinadas áreas, pode parecer um pouco assustador. Mas faz parte do processo.

Até porque, a acupuntura é uma técnica da medicina chinesa, que consiste em fazer pequenos furos com agulhas no paciente que deve estar deitado em uma maca.

Há muitos benefícios para a saúde da mente e do corpo que essa técnica pode proporcionar, sendo que ela pode ser realizada com os dedos ou por acupressão.

Vale ressaltar que a acupuntura é reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma especialidade médica, podendo ser realizada por diversos profissionais.

O local ideal para uma clínica de acupuntura

Quando pensamos em abrir uma clínica de acupuntura, a primeira coisa que devemos pensar é o local no qual ela estará instalada, que deve no mínimo ser movimentado.

Por outro lado, apesar da localização requerer um bom tráfego de pessoas, é ideal que o ambiente em si seja tranquilo e transmita paz para os clientes serem bem atendidos.

Uma ideia é procurar locais na cidade onde já existem outras empresas relacionadas à área da saúde, o que pode ajudar a dividir e captar um público já à procura dos serviços.

Também se atente para o fato de que as clínicas não devem ser localizadas em locais com problemas de inundação, pois as longas sessões podem preocupar os pacientes com carros.

A sala de acupuntura

Para abrir uma clínica de acupuntura, alguns cuidados precisam ser tomados em relação ao ambiente. Alguns exemplos:

Leve em conta ainda que a prefeitura deve ser informada a respeito da instalação do negócio, e a depender do porte do negócio, o Corpo de Bombeiros também.

Outras necessidades para a empresa são uma área de recepção ampla e limpa com banheiro, armazenamento e escritórios também. Uma dica é investir em uma boa decoração e iluminação.

Quais são os equipamentos para uma sala de acupuntura?

Leve em consideração que para abrir uma clínica de acupuntura também é preciso pesquisar as melhores marcas de equipamentos e os melhores fornecedores.

Claro que isso deve ser avaliado dentro do orçamento disponível, feito de acordo com um planejamento realista e correto das finanças da empresa.

Quanto a lista de equipamentos, veja abaixo:

Fique atento que, apesar do investimento ter de ser feito com o orçamento disponível, materiais de baixa qualidade podem afetar o resultado final e causar uma experiência ruim.

Contrate funcionários capacitados

Se você pretende fazer com que a sua clínica de acupuntura prospere, então algo que você não pode fazer é achar que pode dar conta de todo o trabalho sozinho.

Ao abrir uma clínica de acupuntura, é preciso considerar a contratação de pessoas qualificadas para lhe ajudar a dar conta da demanda, de preferência com experiência.

Isso, é claro, sem contar as outras funções que precisarão ser exercidas para manter a estrutura da empresa funcionando, o que inclui pessoal de limpeza e administrativo.

Tudo isso, é claro para garantir o melhor atendimento possível aos seus clientes. Até porque, a maioria das pessoas que virão à sua clínica estão com dores ou desconfortáveis.

Divulgação da clínica de acupuntura

Para fazer a divulgação de uma clínica de acupuntura é possível fazer o uso de estratégias de marketing tradicional e digital. Ambas estratégias complementam a outra.

No caso do marketing tradicional, é possível investir em:

Uma ideia de divulgação é fazer parcerias com shoppings ou supermercados próximos a clínica, para oferecer sessões menores e experimentais nesses locais.

Já quanto ao marketing digital, para quem quer abrir uma clínica de acupuntura a um baixo custo, fazer o seu uso é uma das formas mais eficazes de divulgação.

Isso porque, além de não ser necessário um grande investimento, ele pode gerar um resultado muito bom, por ser personalizado e atingir o público-alvo correto.

No caso, as duas formas mais eficazes de fazer uso do marketing digital é:

Qual o faturamento médio de uma clínica de acupuntura?

Um dos principais objetivos de quem quer abrir uma clínica de acupuntura, além de ajudar as pessoas, é ganhar dinheiro. Algo que é perfeitamente possível com a atividade.

Para se ter uma ideia, muitas clínicas conseguem ter todos os seus horários ocupados, cobrando uma média de R$ 160 até mesmo R$ 250 por sessão.

Considere que, geralmente, são oferecidos pacotes com 10 sessões de 1 hora de duração. Agora imagine uma agenda lotada com sessões ao longo de todo o dia.

Recomendações finais para abrir uma clínica de acupuntura

Veja algumas recomendações para abrir uma clínica de acupuntura de sucesso:

Por fim, não se esqueça que é preciso ter espírito empreendedor e saber aceitar que pode haver algo errado com o negócio que precisará ser modificado.

Para saber mais e abrir a sua clínica de acupuntura, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!

 

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile