Qual o CNAE para psicólogo?

CNAE-PARA-FISIOTERAPEUTA
Qual o CNAE para fisioterapeuta
14 de julho de 2022
Split de pagamento para clínica dermatológica
Split de pagamento para clínica dermatológica
21 de julho de 2022
CNAE-PARA-PSICÓLOGO

Qual o CNAE para psicólogo? Este tipo de dúvida é muito comum entre profissionais de psicologia que desejam abrir um CNPJ para atuar como pessoa jurídica.

Sabendo disso, a AJMED, sua contabilidade especializada em profissionais, consultórios e clínicas decidiu preparar um conteúdo completo sobre o tema.

Aqui neste conteúdo, você vai conferir:

  • O que é CNAE?
  • Qual é o CNAE para psicólogos
  • Vale a pena abrir CNPJ para psicólogo?
  • Como funciona a tributação para psicólogos?
  • Psicólogo pode ser MEI?
  • Como abrir CNPJ para psicólogos?
 

O que é CNAE?

CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, uma tabela composta por mais de 1.300 códigos que são utilizados pelo fisco para classificar as pessoas jurídicas com base nas atividades que elas desenvolvem.

Cada código CNAE possui 7 dígitos numéricos e está associado a um determinado grupo de atividades e negócios.

A tabela CNAE, está disponível para consulta no site do IBGE e atualmente é organizada com base em uma estrutura composta por:

  • Seção;
  • Divisão;
  • Grupo;
  • Classe;
  • Subclasse.

Ao todo, são 21 seções, 87 divisões, 285 grupos, 672 classes e 1.318 subclasses. Por sua vez, cada código CNAE é formado por uma sequência de 7 dígitos numéricos organizados na seguinte estrutura: XXXX-X/XX.

Qual é o CNAE para psicólogos

De acordo com a legislação em vigor, o CNAE para psicólogos é o 8650-0/03 – Atividades de psicologia e psicanálise, que por sua vez compreende:

  • Atividades de psicanálise;
  • Clínicas de psicanálise;
  • Consultórios de psicanálise;
  • Clínicas e centros de psicologia;
  • Serviços de psicologia.

Com este CNAE, os profissionais de psicologia que decidem abrir um CNPJ podem ser optantes pelo Simples Nacional, sendo tributados com base no Anexo III ou V do referido regime.

Vale a pena abrir CNPJ para psicólogo?

Quando o assunto é qual o CNAE para psicólogo, muitos profissionais também questionam se realmente vale a pena abrir CNPJ e desempenhar suas atividades como profissional PJ, ou seja, pessoa jurídica.

Em meio a esse tipo de dúvida, precisamos esclarecer que “Sim”, vale a pena abrir CNPJ para psicólogo, pois essa decisão vem acompanhada de uma série de benefícios importantes, incluindo:

  • Redução da carga tributária e economia de impostos;
  • Permissão para faturar e emitir notas fiscais;
  • Mais oportunidades de trabalho em clínicas e hospitais;
  • Possibilidade de negociar melhores remunerações e jornadas de trabalho.

Por sinal, vale destacar que estes são os principais benefícios que chamam a atenção dos psicólogos, fazendo com que um número cada vez maior de profissionais decida pela abertura do CNPJ.

CNAE para psicólogo: como funciona a tributação para psicólogos?

A tributação para psicólogos depende de uma série de fatores, mas normalmente é bem menor para profissionais que possuem CNPJ.

De acordo com a legislação em vigor, psicólogos e outros profissionais liberais que desenvolvem suas atividades como pessoa física, são tributados com base na tabela do IRPF – Imposto de Renda, cuja alíquota pode chegar a 27,50% sobre os rendimentos mensais.

Por sua vez, os profissionais que decidem pela abertura de um CNPJ, podem ser tributados em regimes tributários como o Simples Nacional e o Lucro Presumido.

No Simples Nacional, por exemplo, a tributação para psicólogos pode iniciar em apenas 6% ao mês, a depender do seu faturamento e fator R.

Já no Lucro Presumido, a tributação para psicólogos pode variar entre 13,33% e 16,33% ao mês, a depender da sua cidade de atuação.

Sendo assim, os números não nos permitem ter dúvidas e nos levam a concluir que a tributação para psicólogos que possuem CNPJ pode ser muito mais econômica.

CNAE para psicólogo: profissionais de psicologia podem ser MEI?

Quando o assunto é qual o CNAE para psicólogo, muitos profissionais também desejam saber se podem abrir um CNPJ como MEI.

Com base neste tipo de dúvida, precisamos esclarecer que não, psicólogos não podem ser MEI, uma vez que o seu CNAE não está presente na lista de ocupações permitidas para os Microempreendedores Individuais.

Isso acontece pois quando surgiu, o MEI foi idealizado para facilitar a formalização e regularização de negócios que até então não eram regulamentados. Diferentemente do exercício da psicologia que possui legislação própria e conselho de classe profissional.

Como abrir CNPJ para psicólogos?

Por fim, agora que você já sabe qual é o CNAE para psicólogos, é hora de conferir um passo a passo para abrir o seu CNPJ e atuar como pessoa jurídica.

Ao contrário do que muitos pensam, abrir um CNPJ para psicólogos é um processo rápido e simples, principalmente se for orientado por uma contabilidade especializada em saúde.

São apenas algumas etapas, sendo boa parte delas, de responsabilidade da contabilidade contratada. Confira o passo a passo e veja como funciona:

  1. Contratação de um serviço especializado de contabilidade;
  2. Separação dos documentos exigidos na abertura do CNPJ;
  3. Elaboração e registro do contrato social na Junta Comercial;
  4. Registro da empresa na Receita Federal e emissão do CNPJ;
  5. Registro da empresa na Prefeitura para emissão da Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento;
  6. Registro do CNPJ no CRP – Conselho Regional de Psicologia.

Quais os documentos necessários para abrir um CNPJ de psicologia?

O profissional de psicologia que precisa abrir um CNPJ deve separar alguns documentos, incluindo:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do local para abertura do consultório;
  • Registro no CRP – Conselho Regional de Psicologia.

Basicamente, esta é a documentação que a contabilidade precisará dar andamento aos trâmites para emissão do CNPJ e demais documentos.

CNAE para psicólogo e serviços em contabilidade

Por fim, agora que você já sabe qual é o CNAE para psicólogos e esclareceu uma série de dúvidas relacionadas a tributação e abertura de CNPJ, convidamos você para conhecer os nossos serviços.

A AJMED é um serviço de contabilidade especializado em saúde e que está preparado para oferecer uma série de serviços, atendendo profissionais liberais, clínicas e consultórios nas mais variadas especialidades.

Para saber mais sobre os nossos serviços, regularizar sua situação com o fisco, esclarecer dúvidas ou solicitar um orçamento sem compromisso, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!

 

Classifique nosso post [type]

Os comentários estão encerrados.

ASSINE
Recomendado só para você
Você sabe qual é o CNAE para fisioterapeuta? Afinal, será…
Cresta Posts Box by CP