Como montar um consultório médico em São Paulo

Como abrir uma clínica popular em Guarulhos
Como abrir uma clínica popular em Guarulhos
3 de fevereiro de 2021
PIX para clínicas médicas - Confira aqui como usar!
PIX para clínicas médicas – Confira aqui como usar!
2 de março de 2021
Como montar um consultório médico em São Paulo

Você quer dicas de como montar um consultório médico em São Paulo? Então, continue lendo e tire todas as suas dúvidas aqui!

O sonho de muitos estudantes de medicina, ou até mesmo de quem já é um profissional, é montar a sua própria clínica médica, seja para ter mais autonomia de horários, maior estabilidade financeira, ou ainda para se destacar em sua área de especialização escolhida.

Contudo, para abrir uma empresa e mantê-la funcionando, é necessário muito planejamento e dedicação.

De acordo com estudos realizados no ano de 2015, cerca de 50,2% dos médicos brasileiros atuam em clínicas particulares.

Sendo assim, se esse também é o desejo, leia esse post até o final, pois elaboramos e relacionamos aqui 7 passos de como montar um consultório médico em São Paulo, para que seu negócio tenha ainda mais chances de sucesso! Portanto, continue lendo para não perder nenhuma informação importante!

 

7 Passos para montar um consultório médico em São Paulo

Confira abaixo os 7 passos de como montar um consultório médico em São Paulo. E comece da melhor forma possível!

1.Defina a localização

Em primeiro lugar, você deve escolher a localização da sua empresa. Então, defina um local que seja bom, e onde a sua clínica possa permanecer por muito tempo.

Enfim, é importante considerar algumas questões importantes como, por exemplo:

  • Certifique-se que a localização é de fácil acesso. Avalie se a rua é bem localizada, com iluminação, como é o trânsito no local, a segurança, os outros comércios na mesma rua e bairro, se há espaço para um estacionamento e se há oportunidade de aumentar a clínica, caso sua empresa cresça, etc.
  • Verifique se não há nenhum consultório por perto, especialmente um que tenha a mesma especialização que a sua clínica.
  • Ainda sobre a localização, você pode escolher um local próximo a hospital ou postos de saúde, caso seja preciso encaminhar pacientes;

2 .Escolha o imóvel ideal para montar um consultório Médico em São Paulo

Escolher um bom imóvel é tão importante quanto a localização do mesmo.

Aqui você tem duas opções: alugar um local e realizar a reforma necessária, ou construir um imóvel do zero. A segunda opção é mais cara e mais demorada.

Porém, a decisão depende da necessidade de cada um, do quanto dispõe para investir, e também se está disposto a esperar tanto tempo.

Afinal de contas, a estrutura de todo prédio deve conter, sem exceção:

  • Sala de espera;
  • Recepção;
  • Banheiros;
  • As salas de exame;
  • Cozinha ou copa para os funcionários,
  • Acessibilidade para idosos e deficientes físicos, como rampas e elevadores.

Até um certo tempo atrás, as clínicas usavam um espaço especialmente reservado para armazenar documentação e exames, fichas médicas e calendários.

Porém, isso não é mais necessário hoje em dia. Pois todos os documentos ficam armazenados nos computadores.

Além disso, não ter essa sala só traz vantagens. Pois você pode usar o mesmo espaço para aumentar sua clínica futuramente. Sem contar que também não terá custo com armazenamento e coisas do tipo.

Ademais, antes de abrir uma clínica médica em São Paulo, confira se o estabelecimento está seguindo todas as regras impostas pela Prefeitura da sua cidade, dos Bombeiros e da Anvisa.

 

3.Cuide da decoração

Lembre-se que a primeira impressão é a que fica. Portanto, invista e cuide da decoração do seu negócio. Você pode fazer isso sozinho, ou contratar um profissional da área, que com certeza darão um toque muito bonito, diferenciado e profissional para sua empresa.

Pois, investir em uma boa decoração para a clínica é uma maneira de ajudar a construir seu negócio, além de transmitir uma boa mensagem para seu paciente, que se sente mais confortável no ambiente, e motivado a voltar quando for preciso.

Além disso, ao abrir um consultório pediátrico, investir em uma decoração voltada para as crianças é uma ótima ideia, com muitas cores e brinquedos. Pois isso ajuda a acalmar as crianças, e entretê-las.

Ao entrar em um consultório com aparência velha e bagunçada, mal pintado e sem mobília confortável, o paciente terá uma péssima impressão.

Assim, ele não voltará ao local quando precisar. Bem como também não irá indicar o estabelecimento para ninguém.

4. Defina uma categoria de atendimento

As três categorias mais comuns existentes para os consultórios e as clínicas são:

  • Clínica Médica Popular: oferece atendimento médico voltado para a população mais carente, e que não consegue pagar por convênios médicos. Uma das vantagens é que o público cresce com mais facilidade.
  • Consultório com até duas especialidades: funciona para quem trabalha com um sócio, onde cada um atende uma especialidade diferente do outro. Esse caso é muito comum com fisioterapeutas, que geralmente dividem o consultório com um acupunturista, por exemplo.
  • Clínica geral com procedimentos simples: categoria voltada para os estabelecimentos que possuem grandes quantidades de medicamentos, materiais e insumos médicos, além de vários profissionais para realizar o atendimento.

Faça uma pesquisa sobre a classificação da sua clínica na ANS (Agência Nacional de Saúde) e no âmbito tributário. Dessa forma, você saberá quais os impostos terá que pagar para se planejar melhor.

5.Consultório médico em São Paulo – Atente-se para as exigências sanitárias e legais

Conforme já mencionado anteriormente, você precisa legalizar seu negócio em diferentes áreas. Aqui, vão algumas das exigências que são necessárias para abrir sua clínica:

  • Autorização do Corpo de Bombeiros;
  • Da Vigilância Sanitária;
  • Autorização da Prefeitura da sua cidade, que varia de uma localização para outra;
  • CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);
  • Cadastro no CNES (Classificação Nacional de Atividades Econômicas);
  • Laudo Técnico de Avaliação do Imóvel,
  • Licença de Funcionamento.

6.A Importância da gestão de custos em um consultório médico em São Paulo

Ao montar uma clínica em São Paulo, é essencial um bom planejamento e gestão dos custos, para garantir a sobrevivência e crescimento do seu negócio.

Por isso, adotar um bom software médico é uma recomendação importante para agilizar os processos. Além de trazer mais segurança, economizar com papel e armazenamento de documentos.

Além disso, eles também são responsáveis pelo calendário e cadastro dos pacientes. E podem, até mesmo, conter informações administrativas como o fluxo de caixa, por exemplo.

Outro gasto que você terá ao abrir uma empresa é com os funcionários. Uma boa secretária, enfermeiros (caso haja necessidade) e a equipe de limpeza são alguns dos exemplos de pessoas que devem ser contratadas para a clínica.

Contudo, alguns serviços também podem ser terceirizados, como limpeza e segurança, por exemplo.

7.Marketing e divulgação ao montar consultório médico em São Paulo

Por último, mas não menos importante, você precisa divulgar sua clínica, para que, assim, seu fluxo de pacientes aumente.

Hoje em dia, com toda a certeza, as redes sociais são uma das grandes ferramentas do marketing. Portanto, use a abuse dessa ferramenta na divulgação do seu negócio, Facebook e Instagram são as mais comuns.

Outra dica importante é adicionar seu negócio no Google Meu Negócio. Nele, você pode cadastrar telefone, e-mail, endereço, horário de funcionamento, fotos da fachada para melhorar a localização, o site, entre outros. E tudo isso é feito de forma gratuita.

Enfim, faça uma identidade visual da clínica também. Para isso, invista em um logo bonito, para que possa colocá-lo nos cartões de atendimento, no receituário dos pacientes, no uniforme dos funcionários, entre outros.

Então, ao montar um consultório médico em São Paulo, coloque essas dicas em prática, e garanta o sucesso do seu negócio.

 Pensando em abrir um consultório médico em São Paulo? Conte com a AJMED, sua contabilidade especializada em clínicas médicas!

Telefone: (11) 2041-0672

 

Os comentários estão encerrados.

ASSINE